Heliar Blog

Close-up de uma mulher em um posto de gasolina escolhendo uma bomba de combustível para abastecer.

9 dicas de como economizar combustível

Apesar da praticidade de ter um automóvel, muitas reclamações podem acompanhar o prazer e a praticidade que é ter um carro. Dentre elas, uma das mais comuns é quanto aos valores da gasolina e do álcool


A alta no preço desses combustíveis tem assustado grande parte dos condutores, fazendo com que um dos maiores questionamentos dos motoristas seja sobre como economizar combustível.


Para ajudar na economia de consumo e no seu bolso, existem muitas dicas além de só escolher o posto com o preço mais baixo. Seguindo algumas formas de uso, de condução e manutenção, é possível diminuir os gastos do mês. 


Pensando nisso, separamos uma lista com as melhores dicas práticas de como economizar combustível. Acompanhe a seguir!


Como economizar combustível?

Fique atento a essas 9 dicas para adiar sua ida ao posto de combustível!

  1. Faça a troca correta de marcha 

Close-up de um homem dirigindo um carro e trocando de marcha corretamente para economizar combustível.

Para economizar combustível e evitar problemas no motor, a troca de marcha deve ser feita de forma correta.


Acompanhar as rotações corretas do motor para realizar a troca de marcha no momento certo é essencial para uma economia de combustível. 


Isso acontece porque caso o motor não mantenha o giro compatível à marcha, ele terá que se esforçar mais enquanto trabalha fora das rotações projetadas pelo fabricante. 


A troca de marcha é ensinada durante a autoescola, e com a prática constante, o motorista vai pegando o jeito. Entretanto, caso queira ter mais conhecimento sobre o assunto, é recomendado ler o manual do veículo para verificar as trocas de marcha recomendadas por ele.


  1. Aplique uma aceleração suave

Acelerações bruscas injetam uma quantidade considerável de combustível no motor, necessitando um consumo de grande volume. 


Por isso, evite acelerar muito forte ao sair de semáforos e lombadas - essa dica é válida para carros manuais e automáticos


  1. Mantenha a velocidade constante 

É compreensível que em algumas situações é mais difícil manter uma velocidade constante, principalmente quando o motorista encontra-se em um engarrafamento na cidade. 


Entretanto, sempre que possível, evite acelerar e frear de forma aleatória, pois essas ações exigem um esforço maior do motor e, consequentemente, consomem mais combustível. 


  1. Calibre os pneus

Homem abaixado e calibrando o pneu de um carro para economizar combustível.

Todo posto possui um ponto para calibrar pneus de forma gratuita, basta perguntar aos frentistas onde estacionar o carro.


Especialistas recomendam que a calibragem dos pneus seja feita a cada quinze dias, por questões de segurança.

 

Manter os pneus cheios também ajuda na economia de combustível, pois faz com que o carro fique mais leve e tenha um esforço menor durante o uso.


Para se informar da pressão correta do automóvel, basta ler o manual de instruções ou verificar a informação localizada no adesivo interno da tampa do combustível. 

 

  1. Preste atenção no peso do veículo

Quanto mais pesado o automóvel ficar, maior será a demanda do motor, por isso, evite carregar pesos desnecessários.


Sempre verifique se o seu porta malas não está carregando coisas que não estão sendo utilizadas no momento, como malas, bicicletas, carrinhos de bebês e etc. 


É importante lembrar que devem ser retirados do veículo somente os utensílios que não fazem parte do carro em si. Ferramentas de segurança, como extintor e estepe, devem ser mantidas durante todo o tempo. 


  1. Evite o uso de ar-condicionado

O ar-condicionado é operado pelo motor do carro, afetando diretamente no consumo de combustível. 


Além disso, a potência também diminui durante o seu uso e, apesar dessa diferença não ser sentida por carros com motores mais potentes, o equipamento ainda exige um maior esforço do veículo


  1. Exija combustível de qualidade 

Uma gasolina, etanol ou diesel de boa qualidade é essencial para que o motor funcione em sua plenitude, economizando no combustível. 


Faça uma pesquisa sobre os postos para ter certeza que são conhecidos, de confiança ou procure por postos com bandeiras licenciadas. O uso de gasolina adulterada, por exemplo, com certeza levará a um consumo muito maior. 


  1. Confira o alinhamento e balanceamento

Um carro corretamente alinhado e balanceado realmente ajuda na economia de combustível. 


Rodas desalinhadas podem dificultar a locomoção do carro, forçando mais o motor. Sem contar que elas acabam se arrastando mais no asfalto, diminuindo a vida útil dos pneus e aumentando o risco de acidentes na estrada


Para verificar o desalinhamento e o desbalanceamento, observe possíveis vibrações no carro ou se ele puxa para um dos lados enquanto está em andamento. Caso algum destes aspectos esteja ocorrendo, leve o automóvel direto para um mecânico. 


  1. Faça a manutenção do veículo

Mecânico em frente a um carro com o capô aberto fazendo a manutenção do veículo.

Para evitar eventuais problemas com o seu veículo e evitar o aumento do consumo de combustível, realize revisões periódicas.


A manutenção que deve ser feita a fim de economizar combustível é a preventiva. Ou seja, revisões periódicas para garantir que o funcionamento do automóvel esteja em perfeitas condições e o mais próximo do veículo original. 


Durante uma revisão, é possível verificar se o filtro de ar está sujo, se o óleo está velho e se os itens anteriores, como o balanceamento e alinhamento estão funcionando normalmente. 


Toda e qualquer peça quebrada ou com defeito pode aumentar excessivamente o consumo de combustível, pois fazem com que o motor tenha mais dificuldades em trabalhar. 


Como calcular o consumo médio de combustível do carro

Close-up do painel de um carro mostrando o nível de combustível.

O impacto financeiro no final do mês será muito menor ao se prevenir com o uso de combustível!


Agora que você já tem algumas dicas práticas de como economizar combustível, vamos te ajudar a entender um pouco mais sobre como funciona o consumo do seu automóvel. 


Esse cálculo auxilia o condutor a entender quantos litros são necessários para ir de um ponto a outro, facilitando o entendimento de como economizar combustível. 


Para descobrir quanto o seu carro consome por litro de gasolina/etanol/diesel, o cálculo é simples e pode ser feito por qualquer motorista. 


  1. Da próxima vez que for colocar combustível, encha o tanque; 


  1. Antes de sair do posto, zere o marcador de quilometragem que fica no painel do carro. Para este passo, o condutor também tem a possibilidade de simplesmente anotar o número de quilômetros que está sendo informado; 


  1. Ande normalmente com o carro nos próximos dias. É importante que mantenha uma rotina mais próxima possível dos seus dias normais. Evite fazer esse cálculo quando for pegar estradas ou morros que não tenha costume, pois o consumo de combustível é diferente; 


  1. Na próxima vez que for abastecer, encha o tanque novamente. Não é necessário esperar o tanque esvaziar; 


  1. Observe a bomba do posto para analisar a quantidade de litros necessários para encher o tanque novamente. Anote o número para não esquecer; 


  1. Observe o painel do carro para analisar quantos quilômetros foram rodados desde a última vez que foi zerado. Caso tenha anotado a quilometragem anterior, basta subtrair o número atual pelo número anotado no outro dia


  1. Por fim, basta dividir o número de quilômetros andados desde a última vez que esteve no posto pelo número de litros que foram necessários para encher o tanque dessa última vez.


Ter este resultado em mãos ajudará o motorista a compreender o seu consumo de combustível. Fica mais fácil analisar quais atitudes estão fazendo com que ele gaste cada vez mais. 


Além dessas dicas, existem outras formas relacionadas ao seu carro que podem ajudar no seu bolso. Entender quais são os tipos de gasolina e qual a melhor para o funcionamento do seu automóvel é essencial.


O investimento em partes de boa qualidade, como as Baterias Heliar, é uma ótima forma de garantir uma vida útil maior para as manutenções do seu carro. 


Para mais informações e dicas automotivas, acesse o blog da Heliar para acompanhar as novidades e conteúdos exclusivos!