Heliar Blog

Close-up da mão de um mecânico retirando e fazendo o descarte de bateria corretamente.

Aprenda como fazer o descarte de bateria corretamente

Você sabia que existem formas corretas de realizar o descarte de bateria? Muitos modelos de pilhas e baterias possuem um passo a passo específico para serem descartadas quando param de funcionar, e não seria diferente com a bateria automotiva


O procedimento é tão importante que o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) editou a Resolução 257/99, que estabelece a obrigação de reutilizar, reciclar, tratar ou descartar de maneira adequada as pilhas e baterias.


Nestes casos, os responsáveis por realizar a disposição ou tratamento dos itens são as próprias fabricantes, enquanto os consumidores finais devem somente retornar as baterias nos locais corretos. 


Neste texto, explicaremos melhor sobre como a bateria automotiva é composta e como fazer o descarte de maneira apropriada para colaborar com a sustentabilidade. Confira tudo a seguir!


Qual é a composição da bateria de um carro?

Antes de tudo, vamos entender melhor como funciona a composição de uma bateria de carro. Ela é do tipo chumbo-ácido, e recebe esse nome por ser constituída de diversas placas de chumbo e de óxido de chumbo, que são mergulhadas no ácido sulfúrico diluído em água. 


A bateria automotiva possui dois pólos, o positivo e o negativo: 


  • Pólos positivos: Chamados de cátodos, essas placas são revestidas por dióxido de chumbo;


  • Pólos negativos: Chamados de ânodos, essas placas são formadas somente pelo chumbo metálico, também conhecido como chumbo poroso.


O ácido sulfúrico diluído em água flui de um lado para o outro, potencializando a condutividade elétrica.


E, por fim, a parte externa da bateria é feita de plástico resistente, impedindo possíveis vazamentos.


Por que a bateria automotiva precisa ser descartada corretamente?

Homem fazendo o descarte de bateria corretamente em um depósito.

O descarte de bateria envolve uma atenção especial para continuarmos cuidando da nossa saúde e da natureza!

As baterias automotivas, quando descartadas corretamente e recolhidas por nós fabricantes, podem ter 99% de suas peças recicladas. Além disso, ela também possui alguns componentes que necessitam de uma atenção especial para seguir com procedimento de descarte.


Ao serem descartadas em lixos comuns e sem o auxílio de profissionais que cuidam do recolhimento, as baterias podem acabar amassadas, aumentando as chances de substâncias nocivas vazarem. Por isso, o descarte de bateria feito de maneira apropriada assegura que os componentes tóxicos das baterias, tais como metais e ácido, se mantenham longe dos solos, rios e afluentes. 


Dessa forma, o primeiro passo para manter um compromisso com o meio ambiente é optar por baterias de qualidade que se preocupam em minimizar os impactos ambientais. A Clarios, fabricante da Heliar, opera globalmente no modelo de economia circular mais bem sucedido do mundo. Para cada nova bateria produzida, uma unidade é reciclada, gerando matéria prima para um novo ciclo.


Quais podem ser os possíveis danos de um descarte de bateria incorreto?

Pilha de descarte de baterias em um depósito.

É importante separar as baterias de carro e mantê-las distantes de outros materiais.

Para entender melhor, listamos alguns dos principais danos que evitamos ao realizar o tratamento e recolhimento responsável de sua bateria. 


Contaminação de solos e águas

Quando descartadas de forma irregular, como em lixos convencionais, as baterias acabam sendo enviadas para depósitos comuns, aumentando as chances de sofrerem algum tipo de dano. Com isso, suas substâncias podem contaminar o solo, sendo prejudicial para o meio ambiente e também às pessoas. 


Além disso, o descarte realizado em locais próximos a mares, lagos e rios pode colaborar para a contaminação da água em lençóis freáticos.


Poluição do ar

O descarte incorreto das baterias pode resultar na liberação de gases como o dióxido de enxofre, que têm alto nível de evaporação. Com isso, animais e pessoas da região correm o risco de inalar essa substância, trazendo riscos para a saúde.


Como fazer o descarte de bateria corretamente?

Mecânico trabalhando em uma oficina em um carro com o capô aberto prestes a fazer o descarte de bateria.

O processo de descarte de bateria pode ser feito de forma simples!

A Heliar se preocupa desde o recolhimento até o transporte adequado, e para isso, o descarte de bateria deve ser feito da seguinte forma:


  1. Quando você precisar descartar uma bateria automotiva, coloque-a em uma embalagem reforçada e bem fechada, e mantenha em um local isolado até o momento de levá-la para o posto de coleta;


  1. Busque por um ponto de vendas Heliar e faça a entrega da bateria esgotada.

  2. O envio dos materiais descartados será feito para as fábricas e importadoras;


  1. As baterias esgotadas serão destinadas para a reciclagem segura e materiais como plástico e chumbo, serão utilizados para a fabricação de novas peças. 


Comprar peças e baterias de qualidade garantem o compromisso com o meio ambiente e com a sociedade com o destino adequado das peças esgotadas. No entanto, é importante já ficar por dentro do passo a passo para garantir nossa segurança e ainda cuidar do meio ambiente


As consequências do descarte feito da forma incorreta são danosas para as pessoas e para o planeta e as boas práticas citadas ao longo do texto são importantes para selar um compromisso com o bem-estar de todos!


Gostou do conteúdo? Se quiser ficar por dentro de mais informações essenciais do mundo automotivo, acesse o nosso blog Heliar e não perca nenhuma dica!