Heliar Blog

Homem vestindo roupa social dentro de um carro autônomo enquanto mexe em um tablet.

Carros autônomos: entenda o futuro da mobilidade!

As montadoras estão criando seus próprios departamentos ou se juntando com grandes empresas de tecnologia para criarem veículos mais seguros, práticos e confortáveis. 


Dentre as questões a serem resolvidas, encontram-se o aumento nas taxas de acidentes, a falta de mobilidade eficiente e o excesso de poluição emitidos por automóveis.


O chamado automóvel autônomo tem a proposta de resolver muitos desses problemas, mas somente ganhou espaço nas estradas nos últimos anos, com grandes chances de se popularizar ainda mais nas próximas décadas.


Então, para você também se atualizar, criamos um guia completo do que é preciso saber sobre eles. Neste texto, descubra o que são os carros autônomos, quais suas vantagens, como eles funcionam e quais são as tecnologias presentes para um veículo ser considerado autônomo. Boa leitura!

O que são carros autônomos?

Carro autônomo azul em movimento em uma estrada à luz do dia.

O carro autônomo é uma solução tecnológica de mobilidade urbana.

Os carros autônomos são aqueles que possuem novas tecnologias automotivas que possibilitam uma assistência menor - ou até nula - de uma figura humana sob seu controle. São veículos capazes de se auto dirigirem com o auxílio de integrações de placas de computador, inteligência artificial e qualquer outro avanço digital. 


Eles estão sendo desenvolvidos através de dois principais campos de pesquisa: a robótica móvel e os sistemas inteligentes de transportes. Por enquanto, alguns deles são capazes de mapear as suas imediações, controlar velocidade, identificar objetos, interpretar roteiros e tomar decisões rápidas de acordo com sinalizações e imprevistos envolvendo pedestres.


Ainda que já existam alguns testes de carros 100% autônomos, os modelos ainda não podem circular pelas ruas. Vejamos os níveis e os tipos de veículos autônomos, de acordo com a SAE International, organização responsável pelos estudos em engenharia automobilística e indústrias montadoras de automóveis.

Níveis de autonomia

Nível 0 - Sem autonomia 

O automóvel não é autônomo e exige total controle do motorista. Em poucos modelos desse nível, podem existir alguns sinalizadores que emitem avisos e podem intervir de forma momentânea. A maioria dos veículos encontrados nas estradas se encaixam no nível 0, atualmente.

Nível 1 - Assistência à direção 

O veículo possui algumas tecnologias de automação, como os freios automáticos, controle de velocidade e aceleração e o controle da potência do motor. No entanto, o condutor ainda precisa estar atento o tempo todo, com as mãos no volante, e pronto para retomar a direção completa a qualquer momento. 

Nível 2 - Automação parcial

O sistema dos veículos do nível 2 de automação possibilita o controle do motor e do volante. O motorista, inclusive, pode ficar até sem intervir na direção por alguns segundos em vias bem demarcadas, mas sempre supervisionando o automóvel.

Nível 3 - Semi Autônomos

Nesses modelos, o motorista pode desviar sua atenção para outras tarefas enquanto o veículo está em movimento de uma maneira mais segura. Os carros autônomos nível 3 conseguem identificar e reagir às situações mais imediatas. Entretanto, ainda é necessária uma atenção do condutor para assumir o controle. 

Nível 4 - Alto nível de automação

Carros neste nível são capazes de dirigir por rotas completas sem interferência frequente dos motoristas. O condutor pode, inclusive, dormir ou focar em atividades mais longas, como ver um filme, por exemplo. Porém, eles funcionam com segurança em trajetos e vias limitadas e com tráfego controlado

Nível 5 - Autonomia completa

Aqui, o volante torna-se opcional e não é necessária uma intervenção humana durante a condução do carro, e em qualquer ambiente. Os comandos podem, inclusive, ser transmitidos por sinais ou comandos de voz. 


Veículos 100% autônomos ainda não são realidade para compras comerciais devido às regulamentações e segurança de outros motoristas e pedestres.

Mas, quais são as tecnologias que possibilitam um carro ser autônomo?

Close-up de sistema de GPS de carro autônomo indicando localização.

Atualmente, existem cinco níveis de automação dos carros autônomos!

Automóveis independentes são construídos através da integração de inúmeras tecnologias automotivas. Nós, da Heliar, listamos os principais componentes que possibilitam um carro a ser considerado autônomo, acompanhe a seguir.

Inteligência artificial

A inteligência artificial (IA) é trabalhada e implementada em diversas frentes da sociedade, e não seria diferente para o mercado automobilístico. Ela é a principal responsável por integrar grande parte das outras tecnologias do carro autônomo e entregar resultados eficientes, melhorando a segurança do veículo. 


Ela consegue observar, registrar e agir conforme análise de dados, possibilitando que um automóvel chegue de um ponto a outro, evitar objetos nas vias, captar sinais de trânsito pesado e tomar decisões rápidas em situações emergenciais.

Sensores internos e externos

Os sensores conseguem detectar características do ambiente a fim de evitar colisões, por exemplo. Eles podem ser sensores de movimento, como câmeras, ou por ondas de rádio e infravermelhos. Essa tecnologia promove maior segurança para o motorista, passageiros e pedestres


Radares, sonares e o LIDAR - um sensor que utiliza a luminosidade e lasers para identificar objetos com maior precisão - são alguns dos sensores mais trabalhados nas pesquisas de carros autônomos. 

Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC)

Essa inovação tecnológica já está presente em alguns veículos brasileiros e é responsável por analisar a velocidade nas vias, inclinações e desvios para corrigir a condução do carro a tempo. O risco de perder o controle de um automóvel com o ESC é muito menor devido aos sensores e recursos que assumem itens essenciais para a segurança como o acelerador e o freio.

Conectividade

A conectividade abrange inúmeras inovações para o mercado automotivo, principalmente com o desenvolvimento e o alcance de sinal, como o 5G. Ela proporciona uma troca de informações entre diversas pontas, criando um “

ecossistema de veículos e motoristas. 


Através da conectividade em carros autônomos, dados sobre obstáculos, estradas e arredores podem ser compartilhados entre os próprios veículos, evitando colisões ou falta de mobilidade em grandes centros urbanos, por exemplo. 


Além disso, a concentração de informação pode ser armazenada na nuvem para uso de pesquisas e melhorias dos problemas relacionados ao trânsito e à sustentabilidade.

Benefícios do carro autônomo

Homem feliz dentro de um carro autônomo se apoiando para fora da janela.

Um carro autônomo em estágio avançado de automação permite que o motorista não necessite interferir para que haja funcionalidade.

As novas tecnologias automotivas são tão pesquisadas e desenvolvidas, pois trazem diversos benefícios. Separamos algumas das principais vantagens da popularização dos carros autônomos, veja só!

Maior segurança

O uso de IA e recursos inteligentes nos veículos evitarão muitos acidentes. Afinal, hoje em dia, a maioria dos incidentes envolvendo carros e motos são causados por erros humanos. Carros autônomos tomarão decisões mais rápidas e seguras para todos os passageiros e pedestres.


Além disso, devido à sua conectividade, a integração com outros automóveis e o escaneamento completo de todo o ambiente pelo qual está circulando, amenizará qualquer imprevisto nas estradas.

Maior economia

Apesar de ainda possuírem um valor alto no mercado, principalmente, pelo custo de montagem e poucas unidades, os carros autônomos podem fazer o motorista economizar muito dinheiro. Isso porque diminuirá a necessidade de manutenção mecânica e consertos envolvendo acidentes.

Maior acessibilidade

As pesquisas de desenvolvimento dos sistemas autônomos para carros também busca aumentar o leque de possibilidades de condução. Essa inovação poderá abranger pessoas deficientes físicas, por exemplo, oferecendo uma mobilidade particular segura e acessível para todos.

Sustentabilidade urbana

Veículos mais inteligentes e independentes podem transformar a mobilidade urbana de grandes centros. Ou seja, o transporte se tornará mais eficiente e mais rápido, evitando congestionamentos e acidentes nas vias


A automação dos veículos também está sendo pesquisada para ser inserida em transportes públicos, auxiliando na diminuição dos gases poluentes na atmosfera e uma redução significativa para o volume de tráfego.


Atualmente, dirigir sem uma das mãos no volante é considerada uma infração no Brasil. No entanto, conforme vimos no texto, a busca por inovações automotivas tem objetivos claros para o nosso futuro e que podem alterar essas medidas conforme seu desenvolvimento. 


Ainda que a ideia de um veículo 100% independente esteja em criação, os pequenos avanços tecnológicos que já podem ser encontrados no mercado, fazem a diferença quanto à eficiência e segurança. 


Os carros autônomos vão mudar o conceito de direção para muitos de nós, mas as montadoras e empresas ainda têm muito chão pela frente! As marcas estão fortes na corrida pelo veículo independente mais seguro e acessível. 

Gostou de saber mais sobre carros autônomos e as novidades do mundo automotivo? Acesse o blog Heliar para ficar sempre por dentro das melhores informações!