Heliar Blog

reciclagem de baterias

Comprometida com o meio ambiente, Heliar garante 100% de reciclagem de baterias no Brasil

A Clarios, produtora da marca, possui programa global de economia circular

A bateria automotiva é um dos produtos mais recicláveis do mundo, podendo ter até 99% de seus componentes reaproveitados. 

Mas, embora isso seja possível, ela só passará efetivamente por esse processo se for descartada corretamente em um ponto de coleta.

Ciente dessa importância, a Heliar se compromete com a sustentabilidade, mantendo um programa de reciclagem para suas baterias. Basta que o cliente devolva o produto esgotado ao ponto de venda, que irá repassar o material para a marca.

É o programa "Ecosteps", que ajuda a evitar que os componentes nocivos da bateria cheguem ao meio ambiente. Ele é um programa mundial da Clarios, fabricante da Heliar, e recicla mundialmente 98% do volume de baterias que produz.

No Brasil, o Ecosteps das baterias Heliar garante a reciclagem de uma bateria esgotada para cada nova bateria fabricada. A marca preocupa-se desde o recolhimento até o transporte adequado do material.

Como é a reciclagem da bateria automotiva?

  • A fabricante envia novas baterias para os revendedores, que devolvem as descartadas pelos consumidores.
  • As baterias esgotadas passam pelo processo de reciclagem e dão origem a novas baterias, enviadas novamente ao mercado, com o mesmo padrão de qualidade original.
  • No processo de reciclagem, os eletrólitos presentes podem ser transformados em detergentes. Já os plásticos e metais são usados para fazer novas baterias.

A Heliar também se compromete a melhorar continuamente seu desempenho ambiental, visando sempre a prevenção da poluição, minimizando seus impactos de poluição atmosférica e de geração de resíduos de chumbo.