Heliar Blog

Homem abrindo o capô de seu carro em uma rodovia para ver o tipo de bateria.

Conheça os principais tipos de bateria de carro

De algumas décadas para cá, a bateria automotiva tem ganhado um papel cada vez mais importante nos carros. 


O item sempre teve um papel importante, pois sua função básica sempre foi dar a partida e manter as luzes de sinalização, como setas e freio. 


Mas devido ao aumento do número de consumidores elétricos advinda da modernização dos veículos, a bateria passou a ser ainda mais fundamental no funcionamento adequado do veículo. 


E isso, citando somente tecnologias nos carros mais populares, sem considerar automóveis mais caros que podem vir com tetos solares e aquecimento de bancos.


É compreensível a tamanha importância de conhecer bem os tipos de bateria de carro para assim escolher a melhor para o seu. Pensando nisso, listamos os tipos de bateria de carro e dicas de como escolher a melhor opção para o seu veículo. Confira!

O que é a bateria do carro e para que serve?

Mecânico mexendo em bateria de carro com o capô aberto.


A bateria é uma peça fundamental para a partida de um veículo.


A bateria de um carro tem a função de armazenar energia, para assim fornecer corrente para todo o sistema elétrico. Diferente do que muitos pensam, ela não gera a energia propriamente dita, ela somente acumula e distribui


Quem faz o trabalho é gerador é outra peça: o alternador. O alternador é essencial para o funcionamento da bateria, pois é ele quem repõe a energia retirada durante a partida e o andamento do automóvel. 


Quando o sistema está em equilíbrio quer dizer que o alternador está conseguindo suprir efetivamente o consumo pelo sistema elétrico da corrente da bateria.


As baterias dos carros possuem diversas funções, desde a partida até tarefas mais específicas, e é extremamente importante para a performance de qualquer veículo

Quais são os tipos de bateria de carro?

Close-up de um mecânico trocando a bateria de um carro.


A Heliar possui diversos tipos de bateria de carro para atender suas necessidades!


Apesar de possuírem funções semelhantes, existem diferentes tipos de bateria de carro no mercado e cada um delas funciona melhor para cada automóvel. 


Nós da Heliar produzimos baterias de alta qualidade para diversas aplicações. Vejamos algumas delas: 

Heliar Super free 

A linha Heliar Super free é ideal para veículos convencionais com demanda elétrica alta ou moderada. 


Ou seja, para carros que possuem mais ferramentas e adicionais que necessitam de carga para o seu funcionamento. Elas também possuem a tecnologia PowerFrame, que garantem até 3x mais durabilidade, e garantia de 24 meses e assistência 24 horas gratuita em caso de pane elétrica, mesmo que o problema não seja na bateria.

Baterias para sistemas Start Stop 

As baterias para sistemas Start Stop são divididas em duas categorias: EFB e AGM. Falaremos um pouco mais sobre cada um delas mais para frente. 


O sistema Start Stop é uma tecnologia agregada à alguns carros mais modernos em que o motor é desligado automaticamente depois que o carro para por poucos segundos e volta a ligá-lo quando o pé é tirado do freio ou a embreagem é acionada. 


O principal objetivo desse novo conceito é a redução de emissão de CO2. Diante disso, para suprir as necessidades de um carro que desliga e liga o motor inúmeras vezes durante um percurso, foram desenvolvidas baterias próprias, chamadas de baterias start stop. 


Geralmente, custam um pouco mais do que uma bateria convencional, mas a durabilidade é bem mais longa. Conheça as duas linhas que a Heliar tem disponível dessa bateria que é sustentável, moderna e funcional:

Heliar EFB 

A linha de bateria Heliar EFB (Enhanced Flooded Battery) é ideal para veículos com sistema Start Stop simples ou alternadores inteligentes.


Elas possuem um sistema de carga rápida, permitindo suporte necessário para o carro executar diversas partidas em um único trajeto.


Elas também oferecem garantia de até 24 meses e possuem a tecnologia PowerFrame. Além disso, possuem proteção 24 horas grátis contra panes elétricas.

Heliar AGM

A linha Heliar AGM (Absorbent Glass Mat) é desenvolvida para veículos com sistema Start Stop avançado ou altamente equipados, ou seja, carros mais complexos e de alta performance. 


Seu sistema é mais eficiente, possibilitando trocas energéticas em descargas grandes


Da mesma forma que os outros produtos da Heliar, nossa linha AGM oferece tecnologia PowerFrame e garantia de até 24 meses. Também é incluída a proteção 24 horas grátis contra panes elétricas.

Qual é o melhor tipo de bateria para o meu carro

Homem dirigindo seu carro na cidade durante o dia.


Esteja atento para saber o momento ideal de escolher uma nova bateria para seu carro!


Depois de ler algumas das principais características das linhas de baterias Heliar, o ideal é ter em mãos todas as características do seu carro para chegar na melhor opção. 


Entenda quais são as demandas elétricas, qual o sistema utilizado nas partidas e o ano de fabricação, por exemplo. Toda informação é bem vinda! 


Para te ajudar ainda mais, no site da Heliar, você pode encontrar uma régua de pesquisa rápida onde é possível colocar o tipo de veículo, marca, modelo do carro e o ano, depois é com a gente: nós recomendamos a melhor bateria para o seu carro


Com tudo, fica claro que comprar e instalar baterias de alta qualidade vai manter o seu automóvel funcionando da melhor maneira possível. No entanto, lembre-se de sempre cuidar muito bem do aparelho e seguir algumas dicas essenciais para aumentar a vida útil da sua bateria.


Quando desligar o veículo, por exemplo, sempre confira se rádio, faróis ou outros elementos não ficaram ligados. 


Faça revisões periódicas tanto no motor e na bateria, como nos alternadores, pois são peças essenciais para que o seu carro ligue. E, sempre que possível, mantenha os terminais limpos e bem conservados!


Agora que você já conhece os tipos de bateria de carro, suas características e pegou algumas dicas, ficou mais fácil cuidar do seu automóvel. E se precisar de mais alguma coisa, a Heliar está aqui para te ajudar! 


Gostou do post? Acesse nosso blog e confira mais conteúdos como esse sobre o universo automotivo!