Heliar Blog

Imagem de um ônibus andando com bateria EFB Heliar.

Entenda por que ônibus precisam da tecnologia de bateria EFB da Heliar

 

Com o avanço da tecnologia dos veículos, as baterias também precisam avançar, por isso a demanda de baterias avançadas EFB (Enhanced Flooded Battery) e até AGM (Absorbent Glass Mat) cresce rapidamente no segmento de ônibus.

A Clarios, líder global em soluções de armazenamento de energia e detentora da marca de baterias Heliar, entre outras marcas, foi a primeira a desenvolver baterias EFB para veículos pesados no Brasil. No mercado brasileiro, a expectativa é de aumento na demanda por baterias avançadas nos próximos anos.

 

Benefícios da tecnologia EFB

No Brasil, a marca equipa 8 em cada 10 veículos pesados, incluindo ônibus, caminhões e máquinas agrícolas fabricados no país. Em veículos comerciais pesados como ônibus e caminhões, o uso da bateria é mais severo quando comparado a carros de passeio (de uso não profissional) e, por serem mais robustas, as baterias EFB permitem uma maior vida útil.

 

As baterias EFB proporcionam a utilização de diversas tecnologias como start-stop, alternadores inteligentes e outras, que reduzem a emissão de gases causada pela queima dos combustíveis. Dessa forma, tornam-se aliadas no cumprimento de regras de controle de emissões de poluentes.

 

Heliar, a mais usada pelas montadoras

Hoje, a Heliar é a  bateria mais usada pelas montadoras, equipando 2 em cada 3 veículos produzidos no Brasil, incluindo os segmentos comerciais, leves e motocicletas. Globalmente, os produtos da Clarios equipam 1 em cada 3 carros em circulação no mundo.