Heliar Blog

Close-up de uma pessoa pressionando o botão do sistema start stop.

O que é start stop: tudo que você precisa saber!

A evolução tecnológica está trazendo diversos benefícios para o setor automotivo e, dentre eles, temos o sistema start stop, que oferece economia, sustentabilidade, conforto e muito mais.  


Você já reparou em carros que parecem estar com os motores desligados durante um sinal vermelho, por exemplo? O responsável por isso não são os motoristas que desligam e ligam sempre que param, mas, sim, o sistema inteligente start stop.


As melhorias desenvolvidas pelas montadoras têm como objetivo veículos mais econômicos, mas que sejam eficientes, e é o que o mecanismo de start stop oferece. Para que fique por dentro, neste conteúdo reunimos tudo que você precisa saber sobre o que é start stop e como ele funciona. Boa leitura!

O que é o sistema start stop?

Mulher dirigindo carro com uma passageira e com aparência feliz por saber o que é start stop.


Ao utilizar e saber o que é start stop, você está contribuindo com o seu bolso e com o planeta.


O mecanismo de start stop é uma tecnologia automotiva que desliga automaticamente o motor após alguns segundos da parada do veículo e volta a ligá-lo quando o pedal de travão é aliviado ou quando o pedal da embreagem é pressionado. 


Ou seja, sempre que for detectado que o automóvel não está em movimento, o sistema para o motor e, assim que o motorista desejar se movimentar novamente, liga o motor instantaneamente.


Sua criação foi desenvolvida a partir de dois principais objetivos interligados: economia e sustentabilidade. O primeiro, diz respeito a um consumo menor de combustível, enquanto o segundo, é a redução na emissão de gás carbônico no meio ambiente.


Essas são metas possíveis e realistas com o sistema start stop, considerando que mantém o carro desligado em situações mais estratégicas, como em semáforos e congestionamentos. 

De onde surgiu o mecanismo start stop?

Apesar de ser considerado uma tecnologia automotiva recente, o mecanismo foi lançado em 1983 pela Fiat, com o modelo Fiat Regata ES (Energy Saving). 


O modelo também apresentou modificações em itens internos, como motor de arranque, alternador e bateria reforçada e própria para o novo sistema. No entanto, ele não se fortaleceu entre os consumidores, sendo descontinuado pela Fiat no final da década de 1990.


Em 2004, a empresa de produtos automotivos francesa, Valeo, desenvolveu uma nova implementação do start stop. Novas tecnologias contribuíram significativamente para um sistema mais completo, assim como o público também estava mais preparado para recepcionar a inovação. 

Como funciona o sistema start stop?

Imagem do reflexo de um retrovisor mostrando congestionamento de carros.

O sistema start stop proporciona mais conforto no dia a dia.


Já deu para entender um pouco melhor o que é o start stop, certo? Se ainda ficou alguma dúvida sobre como isso funciona, fique tranquilo porque falaremos de mais detalhes agora. 


O sistema start stop funciona com comandos eletrônicos do veículo e pode ser encontrado tanto em carros manuais, quanto em automáticos, mas a instalação do mecanismo não é recomendada em automóveis que não vêm com o start stop de fábrica.


Imagine que você está dirigindo para o trabalho e precisa parar o seu carro por alguns minutos devido ao semáforo. É neste momento que o sistema vai desligar o motor: 


  • Em casos de carros manuais: o motor é desligado pelo start stop quando o pedal da embreagem não está pressionado e não há nenhuma marcha engatada; 


  • Em casos de carros automáticos: o start stop desliga o motor quando o pedal do freio estiver pressionado.


Ou seja, em ambos os tipos, os automóveis necessitam estar parados e com a rotação do motor em marcha lenta.


Além disso, existem algumas outras regras para o funcionamento do sistema, como a temperatura ambiente e do motor, que precisam estar dentro dos parâmetros normais. 


Com isso, cada montadora também apresenta requisitos para melhor eficiência do mecanismo, por isso, suas regras e dicas vêm apresentadas em seus manuais.

Quais são as vantagens de escolher o sistema start stop?

Para os motoristas, o sistema start stop oferece diversas vantagens, dentre elas, a principal é a redução do gasto de combustível. A economia é bem relevante, principalmente, quando levamos em consideração centros mais urbanos, com grande congestionamento e número de semáforos. 


Dependendo da frequência de ativação e da forma de uso do start stop, o mecanismo pode fazer o condutor economizar até 10% do combustível.


Além disso, um dos focos das montadoras, que também é um ótimo benefício para todos, é a redução de emissão de CO2 (gás carbônico) no meio ambiente. Assim como em outros setores, a tecnologia está sendo utilizada em prol da sustentabilidade, oferecendo melhor qualidade de vida para toda a sociedade.


Outras vantagens também afetam diretamente os motoristas e passageiros. Por desligar parte do sistema elétrico do carro sempre que ele não for necessário, o ruído emitido pelo motor diminui consideravelmente, trazendo muito conforto. 


E, apesar de o sistema exigir algumas peças específicas para seu funcionamento, elas são leves e não apresentam pesos extras para o seu carro. 

Dicas e curiosidades sobre o sistema start stop: tudo o que você precisa saber!

O sistema start stop é inteligente

Homem olhando para trás estacionando seu carro com sistema start stop.


Sem preocupação em mudar a maneira de dirigir é o que é start stop!


O mecanismo possui uma tecnologia avançada que consegue distinguir momentos exatos para desligar o motor. 


Por exemplo, se você parar em uma ladeira, o mecanismo não vai desligar seu motor, por motivos de segurança. Assim como ele também reconhece uma baliza e mantém o carro ligado por todo o processo para não atrapalhar.

Ele desliga somente o necessário

Apesar de o sistema estar conectado com toda a parte elétrica do automóvel, quando acionado, ele desliga somente o motor. O restante dos recursos eletrônicos, como rádio, painel multimídia, janelas e ar-condicionado continuam funcionando normalmente. 


Em alguns modelos, o ar-condicionado pode parar de gelar, mas, automaticamente, entra no modo de ventilação durante a parada.

O sistema start stop auxilia na gestão de energia do veículo

Os veículos que contam com o mecanismo start stop também têm um sistema de gerenciamento de energia, tecnologia responsável por monitorar todos os equipamentos elétricos do veículo. 


O mecanismo avalia a demanda e desliga momentaneamente os recursos que não têm necessidade de uso no momento.


Por isso, é importante escolher uma bateria adequada, já que uma bateria convencional pode fazer com que o painel de instrumentos acenda luzes indicando que algo está errado, fazendo com que o sistema não funcione corretamente. 


Afinal, qual é a melhor bateria para carros start stop?

A bateria utilizada nos carros que vêm com o sistema start stop possui uma tecnologia distinta, comparada às baterias convencionais. 


Elas são desenvolvidas pensando na grande quantidade de partidas que o motor dá durante os percursos, recebendo um papel muito importante para o mecanismo.


Podemos aplicar baterias EFB (Enhanced Flooded Batteries – também conhecidas como Baterias Inundadas Aprimoradas) ou baterias AGM (Absorbent Glass Mat – ou Manta de Fibra de Vidro Absorvente). Esses são modelos projetados para suportar mais ciclos de partida em comparação com outros. 


Enquanto um veículo convencional sem start stop, em média, faz de seis a oito ciclos de partida por dia, o veículo equipado com essa tecnologia registra aproximadamente 200 ciclos. Você pode encontrar o modelo ideal de bateria para o seu veículo no site Heliar, garantindo qualidade ainda maior.


Na Heliar, você não só aprende mais sobre o que é start stop, como também recebe as melhores dicas e indicações! Com os nossos serviços, a bateria do seu carro é entregue e instalada em até 1 hora - dependendo de onde você estiver! Confira em nosso site.


Se você gostou de saber mais sobre as novidades e informações do mundo automotivo, acesse o blog Heliar e fique por dentro de todas as atualizações!