Heliar Blog

Homem agachado e com luvas calibrando pneu de um carro.

Passo a passo de como calibrar pneu de carro

A calibragem dos pneus precisa ser feita com atenção e na frequência correta para garantir mais segurança e eficiência. Os benefícios são muitos e o processo é importante para o uso diário do carro. 


Com os pneus corretamente calibrados, existe uma economia de combustível devido ao funcionamento em seu desempenho total, além de garantir um tempo de vida útil maior.


No entanto, nem todos os motoristas sabem como calibrar o pneu de forma correta. Pensando nisso, a Heliar trouxe um passo a passo com tudo o que você precisa saber sobre essa prática. Veja a seguir!

Quando calibrar o pneu do carro? 

A recomendação de frequência para verificar e calibrar o pneu é uma vez por semana ou, no máximo, a cada duas semanas. Caso precise pegar a estrada, é muito importante averiguar a pressão com antecedência para uma viagem tranquila.


Outra dica é sempre calibrar os pneus quando eles estiverem frios. Para isso, o indicado é levar seu automóvel ao local mais próximo do ponto de partida - em média três quilômetros. Assim, é possível garantir partículas de ar mais estáveis dentro dos pneus, tendo um procedimento mais eficaz.

Qual é a pressão correta para calibrar o pneu?

Diferentes tipos de carros, necessitam de diferentes tipos de pneu. Além disso, cada um deles possui uma calibragem própria, por isso é importante verificar qual é a pressão correta para realizar o procedimento do seu modelo. 


Podemos encontrar essa informação em três lugares: no manual do proprietário (na parte que fala sobre pneus), no lado interno da tampa do bocal de combustível ou na parte interna da carroceria.


A pressão indicada varia conforme o peso do veículo, então confira corretamente os valores referentes ao automóvel vazio e cheio. 


É interessante saber que, em muitos casos, a pressão para calibragem dos pneus traseiros difere dos dianteiros. Ela costuma ser mais elevada, pois geralmente carrega uma carga maior.

Onde calibrar o pneu do carro

Posto de combustível azul a luz do dia com funcionários.

Está passando por um posto de combustível? Aproveite para calibrar os pneus!

 

O local mais conhecido e utilizado para calibragem de pneus é o posto de combustível. Lá, é possível encontrar o maquinário que realiza o processo de forma gratuita.


No entanto, existem outros lugares que também dispõe do aparelho, como algumas oficinas, lojas de pneus e outros ambientes com serviços automotivos especializados.


Como esses aparelhos precisam estar sempre regulados, certifique-se que o local que costuma levar seu automóvel seja de confiança, com os procedimentos ajustados. 


Em caso de dúvidas, experimente fazer uma rotação de lugares para calibrar pneu, mudando de posto ou de oficina sempre que possível.

Passo a passo de como calibrar pneu do carro

Agora que você já tem algumas das informações básicas sobre a calibragem do pneu, fizemos um passo a passo prático para auxiliá-lo no procedimento. Olha só! 


  1. Descubra a pressão ideal para o veículo, considerando os pesos;

  2. Vá até algum local que esteja, no máximo, a três quilômetros de distância para manter os pneus frios;

  3. No visor do calibrador, digite o número correto da pressão e acione a máquina;

  4. Retire a tampa da válvula do pneu. Em alguns carros há uma trava na ponta do calibrador, se for este o caso, lembre-se de apertá-la;

  5. Encaixe a mangueirinha na válvula;

  6. Aguarde o barulho do equipamento que indica a pressão ideal;

  7. Encaixe a tampa na válvula novamente.


São passos simples, mas que podem ajudar muito no dia a dia, principalmente, do motorista de primeira viagem.


Lembre-se também de sempre realizar a manutenção e a calibragem do estepe. A pressão considerada para esse pneu é de até 5 psi acima dos de uso contínuo. 

A importância de calibrar os pneus corretamente

 

Mãos de um homem empurrando um pneu no chão.

A segurança vem sempre em primeiro lugar, calibre os pneus a cada uma semana.

 

Quando se fala de calibrar os pneus, não se trata somente de evitar pneus murchos, mas também de uma calibragem acima do recomendado, que também pode ocasionar danos e riscos. 


Um pneu mal calibrado pode aumentar o consumo em até 25%, seja gasolina ou álcool. Com o alto valor do combustível, é fundamental evitar esses gastos, certo?


Além desse prejuízo, não calibrar corretamente o pneu também pode trazer impactos maiores para outras peças do veículo, como a suspensão, pastilhas e discos de freio. Eles podem ser danificados, o que exige manutenção ou troca.


A carcaça do pneu é outro ponto que pode ser afetado com o desgaste excessivo, não só diminuindo a vida útil, como também deixando sua mobilidade mais perigosa em estradas e rodovias. 


Em dias de chuva, por exemplo, há aumento de chance de um carro com pneus “carecas” passar por uma aquaplanagem, colocando assim a vida de todos em risco. 


Quando o pneu está com sua calibragem incorreta, ele atrapalha na frenagem, dificultando que o automóvel freie de maneira eficaz. Isso pode ocorrer pela falta de libras ou excesso das mesmas.


Tais erros podem comprometer a segurança do condutor, passageiros e dos pedestres, aumentando os riscos de acidentes. Então, cuide dos pneus!

Outras perguntas frequentes sobre calibragem de pneus 

Muda muito se calibrar os pneus com nitrogênio?

Calibrar os pneus com nitrogênio é uma boa alternativa, apesar de ter um custo maior do que o ar comum - que na maioria das vezes não é cobrado. 


O nitrogênio mantém a pressão dos pneus mais correta por um maior tempo. Além disso, caso haja uma mudança de pressão, ela será mínima. 


Dessa forma, o acessório sofrerá menos desgaste e se manterá estável por mais tempo. Ainda assim, é importante fazer verificações constantes da pressão das rodas do veículo. 


Os pneus estão murchando muito rápido, o que pode ter acontecido? 

Mão suja de graxa de um homem calibrando um pneu murcho.

Se este é seu caso, não hesite em procurar um profissional que possa te ajudar.

 

Provavelmente o carro terá que ser levado para algum especialista para verificação do pneu. Pode ser que haja algum furo ou algum problema com a válvula, diminuindo o tempo que a pressão se mantém no pneu.


Aprender como calibrar pneu é um conhecimento extremamente necessário para todos que possuem ou dirigem um carro. Estando em perfeitas condições, é possível evitar acidentes, aumentar a durabilidade das peças e diminuir os gastos com manutenção!


Se você quiser ter acesso a mais informações sobre o seu veículo, continue em nosso blog! Aqui, sempre selecionamos dicas sobre pneus, motores, baterias e muitos mais para o seu carro!