Heliar Blog

Mecânico automotivo trocando a bateria de um veículo durante um procedimento de manutenção.

Quanto tempo dura uma bateria de carro e como cuidar

Saber quanto tempo pode durar uma bateria de carro é fundamental para quem utiliza um veículo frequentemente, apesar de ser difícil saber com exatidão. Entretanto, conhecer as especificidades das composições do automóvel evita alguns incômodos, como ficar na mão quando o veículo não dá partida.


Os diferentes tipos de baterias automotivas são responsáveis por fazer o carro ligar. Elas convertem a energia química em energia elétrica, fornecendo voltagem para a partida. Além disso, também proporcionam energia para todos os sistemas elétricos, como iluminação, rádio, janelas automáticas e outros mais. 


Com a inserção de diversas tecnologias no carro, a bateria vem se aprimorando e se tornando cada vez mais importante no ecossistema das peças. Afinal, a demanda elétrica é muito maior


Para te ajudar nos cuidados do seu automóvel, separamos algumas informações essenciais, como quanto tempo dura uma bateria de carro e quais são as principais práticas para que sua vida útil aumente. Acompanhe a seguir!

Quanto tempo pode durar uma bateria de carro?

Homem testando e vendo quanto tempo dura uma bateria de carro.


As baterias automotivas possuem durabilidade variável, dependendo de fatores como  qualidade, forma de uso e dos diferentes modelos de carro.


De acordo com especialistas, em um automóvel que possui poucos sistemas elétricos e é mais simples, com janelas manuais, por exemplo, a bateria pode durar de 2 a 4 anos.


Caso o condutor dirija um carro em que há mais faróis ou conjuntos multimídias completos, pode ser que a bateria tenha uma vida útil menor. A média é de 3 anos, se bem cuidada ou composta por tecnologias que aumentem sua durabilidade. 


As baterias automotivas Heliar, por exemplo, além de serem produzidas com matérias de alta qualidade, possuem grades com a tecnologia PowerFrame. Projetadas para oferecer mais resistência quanto a corrosão, elas foram desenvolvidas para permitir uma condução de energia perfeita.


Escolher a bateria compatível com o seu carro e seguir as principais dicas para cuidar bem dela é o melhor caminho para aumentar sua vida útil. 

Como fazer a bateria do carro durar mais?

Confira o que fazer para que a bateria do seu carro dure por mais tempo!

Não deixe o carro muito tempo parado

Carro parado e coberto com uma lona cinza em um estacionamento no subsolo.


Além de prejudicar a bateria, deixar o automóvel muito tempo parado pode causar diversos problemas nos pneus, no sistema de embreagem e até no tanque de gasolina.


O pensamento mais lógico seria que se o automóvel ficar desligado, não tem nada consumindo a energia da bateria, certo? Porém, não é assim que funciona! Quando um veículo fica parado por muito tempo, existe um consumo passivo através da estrutura do carro, desgastando ainda mais as células da peça


Para manter a longevidade da bateria mesmo quando não for usar o carro por longos períodos devido a alguma viagem, por exemplo, peça para alguém ligar seu carro por 5 minutos periodicamente. O recomendado é fazer isso de dez a quinze dias.

Entenda o funcionamento da bateria 

Compreender como uma bateria automotiva funciona, ajuda o condutor a ter mais noção do que prejudica todo o sistema. Ela é a responsável pelo armazenamento de energia do seu carro, e ao saber disso é possível evitar alguns hábitos que pioram sua conservação. 


Conforme dito anteriormente, o processo é a conversão da energia química em elétrica sempre que necessário. Uma das principais responsabilidades da bateria automotiva é manter os sistemas elétricos em seu funcionamento pleno mesmo quando o veículo está desligado. 

Desligue as partes elétricas antes de dar partida 

O momento da partida do carro é um dos que mais exige da energia armazenada na bateria. Manter os recursos elétricos desligados, ajuda a garantir que ela tenha sempre uma carga extra, evitando um desgaste desnecessário


Observe se faróis, rádio, ar-condicionado ou qualquer outro item que tenha como base a energia elétrica para o seu funcionamento, estão desligados na hora de dar partida no seu carro. Esse costume diminui as chances de que haja uma sobrecarga na bateria automotiva. 

Faça revisões preventivas

Homem com gorro realizando uma revisão preventiva em um veículo com o capô aberto, dentro de uma oficina mecânica.


A manutenção preventiva é uma das melhores formas de fazer com que a bateria do seu automóvel dure mais.


Assim como qualquer outra peça automotiva, seu automóvel precisa de manutenções regulares, e a preventiva é sempre a melhor forma de mantê-lo nas melhores condições. 


As revisões periódicas, assim como manutenções, também são maneiras de reduzir os custos, pois elas são bem mais baratas quando comparadas aos consertos ou trocas de bateria por mau uso. Sem contar que uma bateria em boas condições não afeta outros componentes do carro.

Invista em baterias de alta qualidade

Pesquisar bem, entender os diferentes tipos de bateria que existem e escolher a mais compatível para o seu automóvel, são passos essenciais para garantir que ela dure mais. A linha automotiva Heliar é uma ótima opção, pois atende diversos tipos de motores, carros e necessidades. 


Se você quer comprar a bateria correta para o seu veículo, acesse o nosso site! Lá, você pode informar os dados do seu carro e visualizar qual bateria é a mais compatível. Legal, né? 

Mantenha os terminais limpos

Independente se o carro é zero, seminovo ou usado, o motor e as peças vão acabar se desgastando e ficarão sujas com o tempo. Manter os sistemas e terminais limpos é essencial para aumentar a vida útil de qualquer recurso do seu automóvel. Faça verificações rotineiras e limpe sempre que possível. 

Como saber se é preciso trocar a bateria do carro

Descobrir quanto tempo dura uma bateria de carro também ajuda a entender quando realizar a troca da mesma. Por isso, separamos algumas dicas e sinais de quando trocar a bateria automotiva. 

Painel do veículo 

Painel de carro com todas as luzes acesas, incluindo ponteiros de velocidade, barra de quilometragem, setas, RPM e a luz da bateria elétrica.


Geralmente, a luz da bateria acesa no painel é um sinal de defeito no sistema elétrico do carro.


O painel pode te ajudar a perceber que está na hora de trocar a bateria do carro. Caso as luzes não liguem com uma virada de chave - sem dar a partida - ou elas se apresentarem muito fracas, pode ser indícios da bateria chegando ao fim de sua vida útil

Recurso elétrico falhando 

É possível observar se está na hora de trocar a bateria do carro através do uso de recursos que necessitam da rede elétrica. Se janelas, alarmes, faróis ou qualquer outro item elétrico estiver falhando, ou funcionando somente “quando ele quer”, leve o seu carro para um profissional analisar as condições da bateria.

Dificuldade na hora da partida 

Veículos com baterias mais antigas tendem a ter uma dificuldade maior no momento da partida. Em dias mais frios, principalmente carros movidos a etanol, é possível sentir a diferença no momento de ligar o carro. 


No entanto, caso a situação venha a ocorrer em outros dias ou com muita frequência, vale a pena observar o estado da bateria


Por fim, as baterias de carro sempre vão ter uma durabilidade variada. Tudo vai depender do uso correto dos recursos, do automóvel e das manutenções realizadas. O investimento em baterias de alta qualidade também é um item essencial para proporcionar a economia do seu dinheiro e a segurança necessária. 


Agora que você já compreendeu quanto tempo dura uma bateria de carro e como cuidar dela, ficou mais fácil manter sua durabilidade ainda maior e também ter uma boa noção de quando realizar a sua troca!


Se gostou desse conteúdo, acesse o blog da Heliar para mais informações e dicas automotivas!