Heliar Blog

Close-up da parte traseira de um carro mostrando pneu e um dos tipos de amortecedores.

Tipos de amortecedores: saiba qual é o ideal para o seu carro

A suspensão de um automóvel é um dos sistemas mais essenciais para garantir segurança, conforto e estabilidade. Ela é composta, principalmente, pelos amortecedores, molas e braços. Pensando na importância desse conjunto, trouxemos informações e dicas sobre os principais tipos de amortecedores.


Eles são os responsáveis em assegurar uma direção mais suave quando o motorista passa por estradas mais esburacadas, lombadas ou trechos acidentados. Os amortecedores intermediam a transmissão de movimento oscilatório, ou seja, firmam o controle do carro e evitam movimentos bruscos durante as viagens.


Para que compreenda melhor sobre sua importância, separamos informações sobre como um sistema de suspensão funciona com a ajuda dos amortecedores, dicas de como escolher o amortecedor ideal para seu veículo e muito mais. Continue acompanhando!

Para que servem os amortecedores do carro?

Close-up do pneu de um carro mostrando um dos tipos de amortecedores e oficina mecânica ao fundo

O comportamento do carro diante de buracos ou pistas irregulares depende, principalmente, dos tipos de amortecedores.

 

Antes de explicarmos sobre os amortecedores, é importante compreender qual é o papel do sistema de suspensão de um carro. Ele garante melhor estabilidade, suavizando e reduzindo os desgastes de outros componentes relevantes de um automóvel.


Isso ocorre porque a suspensão ameniza movimentos bruscos como irregularidades, buracos, lombadas e outros desníveis, ao certificar que os pneus do carro se mantenham constantemente em contato com o chão, ligando as rodas com o chassi. 


Nesse processo, há uma dissipação da energia mecânica nos óleos hidráulicos, auxiliando na homogeneização e na distribuição do peso para as rodas. Um papel muito importante para aumentar a durabilidade das peças.


O sistema de suspensão é composto, principalmente, por três partes: as molas, os amortecedores e os braços. As molas são responsáveis pela absorção direta dos impactos causados durante uma locomoção. 


Os amortecedores recebem e dissipam essa energia de movimento fazendo com que as oscilações se tornem menores, estabilizando mais o carro.

Os principais tipos de amortecedores 

Amortecedor hidráulico

O amortecedor hidráulico é o convencional e é muito utilizado em caminhões, ônibus e carros mais populares, sendo muito presente no mercado automobilístico. Ele foi adotado como um dos primeiros amortecedores e é composto por um conjunto de dois tubos distintos.


O sistema do modelo hidráulico é formado por óleo lubrificante e ar. Esses elementos ficam separados em um reservatório específico dentro do pistão. O óleo é resistente a altas temperaturas e pressões, proporcionando uma capacidade efetiva de amortecimento.  


Mas, alguns cuidados são necessários em veículos que possuem esses amortecedores - o óleo fluido encontra-se em um reservatório, enquanto o gás oxigênio fica na câmara de trabalho do pistão. No entanto, se o sistema ficar muito sobrecarregado devido ao uso intenso, pode acarretar um problema chamado de aeração


Quando esse sistema trabalha de maneira exagerada ou em alta velocidade, os movimentos de abertura e fechamento tornam-se acelerados, fazendo com que o óleo se misture com o ar, criando bolhas e diminuindo a eficácia dos amortecedores hidráulicos.


Essa composição explica porque o modelo é o mais acessível e comum, é preciso estudá-lo e usá-lo com precaução.

Amortecedor pressurizado

O amortecedor pressurizado pode ser entendido como uma evolução do convencional, mas ainda funciona com dois tubos distintos, da mesma forma. Em um deles, assim como o hidráulico, fica o óleo, mas, no outro compartimento, ao invés de oxigênio, vai o gás nitrogênio pressurizado. 


Diferente do amortecedor anterior, com este aqui, é possível viajar em alta velocidade ou utilizar o sistema de maneira mais intensa, sem se preocupar com a mistura de ambos os elementos. O nitrogênio força o óleo para a câmara de amortecimento, assegurando um desempenho eficiente.


Sua vantagens são uma vida útil maior do componente, pois não há riscos de aeração ou oxidação e maior resistência aos movimentos, melhorando ainda mais a estabilidade na direção e o contato dos pneus com as pistas de maneira constante. O amortecedor pressurizado mostra melhores resultados quanto à eficiência em pisos irregulares, lombadas e curvas acentuadas, garantindo mais conforto. 

Amortecedor eletrônico

O sistema de amortecedores eletrônicos é desenvolvido com  alta tecnologia e tem como um de seus maiores diferenciais o controle individual em cada uma das rodas. Essa característica permite que ele mantenha o contato dos pneus com o chão uniforme, independente se estiver passando por curvas ou direções mais bruscas.


Ele funciona por meio de comandos eletrônicos, como o próprio nome diz, e consegue seguir uma adaptação de acordo com as condições do veículo em questão. Por sua tecnologia, as ações conseguem regular a quantidade de amortecimento necessária para cada eixo, garantindo uma estabilidade ainda maior.


Sua manutenção é um pouco mais cara em comparação a outros modelos, mas entrega mais segurança e conforto para os motoristas e passageiros.

Quando fazer a manutenção do amortecedor?

Close-up de mecânico com ferramentas nas mãos e um carro ao fundo.


Fique atento aos sinais de cada tipo de amortecedor para realizar a manutenção.


Assim como qualquer sistema veicular, o ideal é realizar revisões e manutenções periódicas para certificar um desempenho eficaz e evitar possíveis acidentes ou imprevistos na estrada. Para identificar problemas nos amortecedores existem alguns sinais para ficar de olho. 


Caso observe um vazamento de óleo na parte de fora do amortecedor, busque descobrir se há alguma relação com o sistema de suspensão. Se o óleo hidráulico estiver vazando, o componente perde a função de dissipar a energia.


Um outro ponto de atenção para o motorista é o próprio balanço do carro - se o automóvel estiver com movimento excessivo, principalmente, ao passar por imperfeições na estrada, é importante verificar o que pode estar acontecendo com o componente.


Assim que observar qualquer um desses sintomas, é importante levar o carro a uma oficina mecânica ou serviço especializado, para evitar que o problema se agrave. 


A troca efetiva da peça é recomendada após 40 mil a 50 mil km, mas esses valores se alteram conforme forma de uso do veículo, qualidade das estradas que o carro percorre e outras variáveis que resultam em uma vida útil menor ou maior do sistema.

Como escolher o amortecedor ideal para o carro?

Homem feliz dirigindo seu carro com seu tipo de amortecedor ideal.


O tipo de amortecedor ideal depende do desempenho do seu veículo.


Para considerar e escolher a melhor opção de amortecedor para o seu veículo é preciso levar em conta aquele que oferece a melhor estabilidade e desempenho para a sua realidade. Ou seja, pode depender do modelo do seu veículo e das formas de uso dele


Geralmente, para carros mais leves e populares, utilizados mais para deslocamentos simples, como de casa para o trabalho, estudos e viagens mais curtas, o amortecedor hidráulico apresenta um bom desempenho.


Para veículos maiores e mais pesados ou que costumam trafegar por áreas mais esburacadas ou em terrenos menos estáveis, o recomendado é o amortecedor pressurizado por sua estabilidade maior. Inclusive, ele tende a ser muito usado em carros com tração 4x4, garantindo mais segurança em locais irregulares.


Para os motoristas que contam com seus automóveis já equipados com os amortecedores eletrônicos, é importante ter consciência que toda manutenção e troca precisa ser realizada com o mesmo tipo de amortecedor. Afinal, é preciso garantir a preservação das características e das funcionalidades que o próprio carro de fábrica apresenta. 


Para facilitar, normalmente, o manual do proprietário traz as informações sobre o modelo, formas de uso e peso do carro, além da recomendação do fabricante sobre o amortecedor ideal.


Agora que você já conhece mais sobre os tipos de amortecedores e outras informações importantes, ficou mais fácil cuidar do seu carro, não é mesmo? 


Lembre-se que a melhor forma de manter o seu veículo e todos os sistemas com alto desempenho é buscando produtos de alta qualidade e mantendo as revisões em dia


Gostou do conteúdo? Para conferir mais informações e dicas sobre o mundo automobilístico, acesse o Blog Heliar!