Heliar Blog

Mecânico em uma oficina realizando o alinhamento e balanceamento de um carro branco.

Alinhamento e balanceamento: o que são e para que servem?

As manutenções preventivas são fundamentais para garantir segurança para os motoristas e passageiros. Dentre elas, o alinhamento e o balanceamento são dois dos principais processos para manter um veículo seguro. Mas, você sabe a diferença entre eles e por que fazê-los? 


Realizar o alinhamento da direção e o balanceamento das rodas são recomendações feitas pelas montadoras para certificar-se de que o veículo funcionará em sua melhor condição. E, diferente do que alguns condutores pensam, ambos os processos não precisam ser feitos juntos e na mesma frequência


Inclusive, seus objetivos são bem diferentes, apesar dos dois serem muito importantes. Pensando nisso, nós da Heliar, trouxemos algumas informações fundamentais sobre alinhamento e balanceamento para ninguém mais ter dúvidas. Confira a seguir! 


O que é balanceamento e por que é importante?

Mecânico concentrado fazendo o alinhamento e balanceamento de um veículo em uma oficina.


Quando falamos de alinhamento e balanceamento, há diferenças significativas entre os dois serviços.


O balanceamento é um processo para garantir que o carro rode sem gerar vibrações excessivas durante a direção. Ele é um dos pontos a serem analisados durante as manutenções preventivas, certificando um ajustamento que previna qualquer acidente ou desgaste desnecessário. 


O objetivo ao balancear os pneus é fazer com que o peso seja distribuído igualmente por toda sua circunferência. O desnivelamento ocorre devido ao uso da borracha como principal material dos pneus. O desgaste natural faz com que os diâmetros das rodas comecem a apresentar variações com o tempo.


Essas variações causam trepidações e uma deterioração mais rápida, diminuindo a vida útil dos pneus. Além disso, é importante ter em mente que o balanceamento das rodas inclui a verificação não somente dos próprios pneus, como das válvulas e dos contrapesos também. 


As vibrações causadas pela falta desse processo da manutenção podem gerar problemas futuros para outros componentes do automóvel, como a direção e a suspensão, tornando a condução muito mais desconfortável.


Quando fazer o balanceamento das rodas?

Além da recomendação de balancear as rodas após 10 mil quilômetros rodados, existem alguns outros sinais para ficar de olho. Saber quando fazer o balanceamento do automóvel é essencial para manter a segurança dos passageiros e garantir uma direção mais confortável


O momento correto para balancear o carro depende das situações em que ele foi envolvido. Se, recentemente, houve troca de pneus ou o rodízio deles, é necessário um balanceamento para comprovar que não há nenhum problema. 


Outros indicadores são visíveis durante a condução, como volantes ou até mesmo, bancos e chão com vibrações fora do normal. Se o veículo começar a emitir sons estranhos, principalmente após uma aceleração, pode ser que a causa seja o desnivelamento dos pneus. 


Então, caso o veículo:


  • Esteja vibrando muito, especialmente ao atingir certa velocidade;


  • Atingiu a quilometragem informada pelo fabricante no manual, para realização da revisão;


  • Faça barulhos desconhecidos;


  • Tenha passado de forma muito bruta em algum buraco ou desnível na estrada;


  • Trocou os pneus ou realizou o rodízio recentemente.


Leve seu carro para realizar o balanceamento das rodas e certifique-se de que está tudo certo.


O que é alinhamento e por que é importante?

Homem dirigindo preocupado com o alinhamento e balanceamento de seu carro. Ele veste moletom rosa claro e apoia o braço na janela.


Se você estiver dirigindo seu veículo e sentir que o volante está “puxando” para o lado, significa que provavelmente seu veículo está precisando de um alinhamento.


O alinhamento da direção tem como objetivo centralizar o volante, evitando que o carro seja “puxado” para um dos lados. Ou seja, o profissional ajusta os ângulos das rodas para prevenir desgastes irregulares e deslocamento involuntário do veículo durante o seu uso. 


Andar com um automóvel desalinhado pode causar acidentes devido a sua instabilidade. Assim como origina um excesso de atrito entre rodas e as vias, exigindo mais do carro, consumindo mais combustível e diminuindo a vida útil dos componentes.


Quando fazer o alinhamento da direção?

Existem algumas formas práticas de saber quando alinhar a direção do carro. Uma delas, assim como no balanceamento, é quando é feita a troca de pneus por novos ou é feito o rodízio entre eles. Caso o seu veículo passe por algum destes processos, peça para o profissional alinhar e verificar a direção assim que possível. 


Outros sinais para observar são:


  • Se o carro estiver “puxando” para a direita ou esquerda durante o uso;


  • Desgaste fora do normal dos pneus;


  • Se o automóvel começou a demonstrar instabilidade na direção após passar por algum buraco ou local acidentado nas vias.


Mas, como saber se o carro está puxando para um dos lados?

Muitas das vezes é possível sentir enquanto dirige normalmente, pois o volante tenderá a girar automaticamente mesmo quando você estiver em linha reta. Uma outra forma para confirmar suas dúvidas é ir para um local vazio e espaçoso, acelerar minimamente o carro e, de maneira segura, soltar o volante por alguns segundos.


Se a direção puxar o carro para um dos lados, mesmo com o volante reto, procure um mecânico porque, provavelmente, o veículo está precisando de alinhamento. 


Qual é a diferença entre alinhamento e balanceamento?

Vimos que os dois serviços atendem necessidades diferentes e precisam ser realizados para garantir a segurança do motorista e passageiros. A principal diferença entre alinhar e balancear um veículo é que o primeiro é feito para ajustar os ângulos das rodas, evitando surpresas durante o uso


Enquanto o segundo faz parte da manutenção preventiva do veículo e está muito relacionado com o conforto também. O balanceamento garante que você utilize um veículo sem vibrações e barulhos excessivos e desconfortáveis, certificando que o peso esteja distribuído igualmente por todo o automóvel.


Apesar de sempre serem citados juntos, os processos de alinhamento e balanceamento não precisam ser realizados juntos. No entanto, sempre que fizer um deles, pergunte ao profissional se é necessário efetuar o outro também. Para mais informações sobre quando e como fazer, você pode verificar no manual do veículo. 


Quanto custa o alinhamento e o balanceamento do carro?

Dois mecânicos olhando para uma planilha e analisando o valor de um serviço. Ao fundo, um serviço de alinhamento e balanceamento sendo realizado em um carro.


O valor do alinhamento e balanceamento do seu veículo vai depender do local de atendimento.


Por último, mas não menos importante, temos a questão dos valores desses serviços indispensáveis. Tanto o alinhamento como o balanceamento são procedimentos mais comuns e simples, então os seus custos não afetam tanto o proprietário, principalmente considerando o conforto e segurança que trazem. 


Os valores podem variar entre R$50,00 e R$250,00 de acordo com o local, sendo realizados juntos ou separadamente. No entanto, sempre pesquise bem ou peça recomendações de amigos e colegas para garantir um trabalho eficiente e que tenha uma durabilidade longa. 


O alinhamento e balanceamento de um veículo são fundamentais para viagens mais tranquilas e econômicas. Por isso, não deixe de realizar a manutenção preventiva sempre que necessário e ficar de olho em qualquer sinal citado anteriormente. 


Se você gostou de saber mais sobre como cuidar do seu carro e como garantir segurança para você e toda sua família, acesse o blog Heliar para mais informações! Estamos sempre atualizando sobre os principais conhecimentos do mundo automobilístico! 


Aproveite e conheça nossas baterias Heliar, valorizando ainda mais o seu carro!