Heliar Blog

Casal está em uma concessionária para escolher o carro ideal. Eles estão sentados em uma mesa, há um carro vermelho ao fundo e de costas, um vendedor entregando uma chave para eles.

Como escolher um carro ideal? Confira o passo a passo!

Quando chega o momento de trocar ou comprar um automóvel, a grande dúvida é como escolher um carro ideal. São muitos modelos e uma série de requisitos a serem considerados. Afinal, o veículo precisa cumprir seus objetivos, estar dentro do orçamento, cobrir as necessidades de condução e muito mais. 


Para quem está buscando um veículo para comprar, é preciso muita atenção em detalhes antes de fechar negócio. Devem ser considerados o perfil do comprador e as reais necessidades de uso para afunilar as opções e tornar a escolha mais fácil. 


Uma pesquisa bem feita é extremamente importante, pois adquirir um automóvel não é barato e é um bem que se mantém por alguns anos com o motorista. Pensando nisso, nós, da Heliar, preparamos um passo a passo sobre como escolher um carro com tudo o que você deve analisar antes da compra! Acompanhe, a seguir: 

Os tipos de carro

Conhecer os tipos de carro que existem ajudará na escolha do seu próximo veículo! 

Hatch

Os modelos hatch ou hatchback, geralmente, são os mais simples e acessíveis. As montadoras os consideram como carros de entrada. É uma opção recomendada para quem dirige bastante dentro das cidades devido ao tamanho e à economia


Esses veículos podem ser subclassificados em modelos hatch compacto ou premium. As principais diferenças entre ambos são os motores e os próprios modelos ofertados. 


Os modelos hatch compacto, normalmente, são encontrados em versões 1.0 e 1.2 e alguns exemplos são o Chevrolet Onix, o Fiat Argo e o Hyundai HB20. Enquanto os premium são vendidos por um preço maior e motorização 1.4 para cima. Nessa categoria estão o Ford Focus, Chevrolet Cruze e Mercedes-Benz A250. 

Sedan

Os modelos sedan são maiores, com grandes porta-malas e mais recomendados para famílias que buscam conforto. Assim como os hatchs, existem carros sedãs compactos,  mais luxuosos, em variadas potências de motor. 


Alguns exemplos são: Toyota Corolla, Hyundai HB20S, Ford Ka Sedan, Honda City e Volkswagen Jetta. 

SUV

Sigla para Sport Utility Vehicle (Veículo Utilitário Esportivo). Esse tipo possui uma direção mais alta, e oferece mais espaço e segurança. É mais versátil, recomendado para uso em cidades, rodovias, estradas e trilhas de terra, devido ao motor mais potente. 


No entanto, acaba sendo menos econômico. Mas, ainda assim, é um dos modelos mais amados pelos brasileiros. Alguns exemplos são: Jeep Renegade, Nissan Kicks, Hyundai Creta e Volkswagen T-Cross.

Passo a passo de como escolher um carro ideal

Uma mulher de blusa branca está sentada em frente a uma mesa de cadeira, escrevendo em uma agenda e segurando alguns papéis, representando o planejamento de como escolher um carro.

Na hora de escolher um carro, é preciso tomar alguns cuidados e se planejar com atenção!


Agora que você já conhece algumas das principais categorias de carro, é importante passar por um checklist de requisitos para escolher o veículo que mais combina com você e com a sua rotina. 

Organize-se financeiramente

Não adianta, se você quer escolher o melhor carro para a sua realidade, você precisa fazer contas. Afinal, é preciso considerar muitos outros tópicos, além dos valores da parcela, caso opte por parcelar a compra. 

Orçamento atual 

O primeiro passo é saber quanto você está disposto e tem condições de pagar. Faça projeções dos valores, considerando a entrada e as parcelas. O importante é você se manter fiel à sua posição, sem se deixar levar por itens supérfluos que encarecem o veículo como sistemas multimídia, bancos inteligentes, etc. 

Considere gastos mensais e anuais

Depois de analisar qual é o investimento que você está disposto a fazer, é de extrema importância levar em consideração todos os gastos que vão aparecer com a compra de um veículo. Por isso, para se organizar de maneira consciente, acrescente aos seus custos: 


  • Combustível;

  • IPVA e seguro;

  • Revisão;

  • Pedágio;

  • Impostos;

  • Licenciamentos, DPVAT;

  • Manutenção periódica;

  • Lavagem. 


Esses valores mudam conforme modelo do carro, por isso, pesquise bem antes de tomar a decisão, ok? 

Entenda todas as formas de pagamento

Essa etapa é importante porque para um bom planejamento financeiro, é necessário conhecer todas as opções de compra. O ideal é conseguir negociar com o seu vendedor a partir das formas de pagamento disponíveis. 


Verifique se algum desconto é possível, caso você pague uma entrada maior, por exemplo, ou se existem possibilidades de financiamento ou consórcio, qual é o máximo de parcelas sem juros, ou se tem juros, realize cálculos… O essencial é ler todos os documentos, regras e contratos antes de fechar negócio. 

Defina as características básicas de um carro ideal 

Depois de analisar cada detalhe financeiro para planejar a compra do próximo veículo, chegou o momento de definir quais requisitos são necessários que ele possua. Assim como alguns carros não se encaixam no seu orçamento, algumas características também não podem ficar de fora. Coisas a se considerar:


  • Principal finalidade do automóvel. Afinal, ele pode ser somente um carro de passeio ou para trabalho, e isso deve ser levado em consideração, pois, às vezes, o espaço precisa ser maior, com porta-malas grande, um consumo menor de gasolina, etc. 


  • Quantidade de pessoas que serão transportadas. Não há como comprar um carro compacto de dois lugares para uma família de cinco pessoas, por exemplo. 


  • Em que ambiente será mais utilizado. Estradas de terra, rodovias, dentro da cidade?


  • Condições climáticas da cidade. Apesar de ser considerado luxo por alguns, para moradores de locais muito quentes e abafados, o ar-condicionado significa qualidade de vida.


  • Espaço para estacionar. É preciso considerar altura, largura e comprimento da sua garagem e de outros estacionamentos que utilize com frequência. 


Antes de comprar o carro, observe sua rotina e faça uma lista de tudo que ele precisa ter para cumprir todos os seus compromissos. Não se esqueça de levar em conta os gastos citados anteriormente e o seu gosto pessoal, claro. 

Realize test-drives

Um homem negro está sentado dentro de um carro, mexendo no painel, e uma mulher negra está na janela conversando com ele em um test drive de como escolher um carro.

Sair para um test drive é um passo essencial de como escolher um carro. Assim, você consegue sentir se o automóvel é realmente o que você espera.


Nada melhor do que testar um carro para entender se você, realmente, vai se adaptar. Depois de chegar aos “finalistas” do automóvel ideal, marque um horário na concessionária para realizar um test drive ou combine uma volta com o atual proprietário.


Use como base de avaliação todos os pontos desse passo a passo de como escolher um carro. Verifique os itens necessários, como ele se porta em diferentes tipos de chão, recursos e componentes de segurança.

Priorize qualidade e segurança

E o último item dessa lista não poderia ser outro senão a atenção que o comprador deve ter com a qualidade do automóvel e de suas principais peças. Muitas vezes, o modelo mais compacto ou de entrada, por ser de um valor mais em conta, possui materiais mais econômicos em seus complementos. 


Pensando nisso, o importante é avaliar se a falta de algum componente compensa o valor investido. Pergunte ao vendedor todos os detalhes, como marca da bateria, pneus e suas respectivas garantias. 


Por exemplo, as baterias Heliar, além de serem de ótima qualidade, possuem uma garantia de 24 meses, na maioria dos produtos! 


A durabilidade de certas peças essenciais precisa entrar no momento de comparação entre veículos. As baterias Heliar são todas projetadas com a tecnologia PowerFrame, com grades mais resistentes, capazes de garantir uma maior vida útil das baterias automotivas e trazer tranquilidade aos motoristas.


Junto com a qualidade, a segurança deve ser prioridade no momento da compra. Certifique-se de que o carro escolhido tenha todas as peças obrigatórias, como airbags frontais e freios ABS.


Agora que você já sabe as principais dicas sobre como escolher um carro, ficou mais fácil ir atrás do seu sonho! Lembre-se sempre de ser fiel ao seu orçamento e nunca deixar de lado componentes de qualidade e itens de segurança. 


Se quiser seguir mais dicas sobre o mundo automobilístico, acesse o Blog Heliar!