Heliar Blog

Close-up de um carro muito tempo parado em frente a uma garagem.

Como evitar problemas com o carro muito tempo parado

Deixar o carro muito tempo parado precisa de tantos cuidados quanto um automóvel em uso constante. Seja por conta de uma viagem longa, mudança de rotina ou qualquer outro motivo, se você pretende não usar o carro nos próximos dias, semanas ou meses, precisa estar atento para evitar possíveis problemas.


Um veículo parado acarreta em desgastes também, por isso, é fundamental atentar-se nos sistemas e peças que precisam de manutenção e revisão durante esse tempo. São passos essenciais para garantir que ele não tenha problemas ou falhas quando voltar a ser utilizado normalmente.


Para entender o que fazer antes de deixar o carro parado por muito tempo, quais cuidados tomar durante e o que fazer antes de usá-lo novamente, confira o texto a seguir. Boa leitura!

O que fazer antes de deixar o carro muito tempo parado?

Se estiver planejando deixar o carro parado por um tempo, existem alguns passos para ajudar com os cuidados necessários, evitando maiores desgastes a longo prazo. 


O primeiro é tomar cuidado com o nível do combustível no tanque. Se você sabe por quanto tempo pretende ficar com o carro parado, lembre-se que a validade média da gasolina, por exemplo, é de três meses. 


Então, caso pretenda não usar o carro por um período maior que este, faça a troca do combustível no tanque para que não se criem borras, evitando entupir os bicos injetores e a bomba.


Também é recomendado deixar uma quantidade suficiente de combustível no tanque mesmo com o automóvel parado para possíveis casos de emergência.


Outro passo importante é a higienização do automóvel para não formar mofo e evitar bichos e insetos. Então, verifique e retire restos de alimentos, garrafas, copos ou qualquer outro item que possa ser jogado fora. 

Quais cuidados ter com um carro muito tempo parado? 

Homem tendo cuidado com carro muito tempo parado ao limpar ele com um pano.


Seu automóvel exige cuidados especiais, mesmo que esteja com o carro muito tempo parado.


Se o seu carro ficar parado por mais de 20 dias, existem alguns cuidados muito importantes para que os seus sistemas e componentes mantenham-se em bom funcionamento quando ele voltar a ser usado. 


Caso o automóvel fique parado por uma ou duas semanas e esteja com a manutenção preventiva em dia, os efeitos do tempo serão bem menores, mas vale sempre seguir as dicas de atenção! Veja a seguir. 

Óleo lubrificante

O óleo lubrificante possui uma validade de, aproximadamente, seis meses. Por isso, verifique quando foi realizada a última troca e, caso o carro fique parado por um tempo maior que o prazo, troque novamente. 


Sem esse cuidado, o atrito entre as peças do motor pode aumentar, causando problemas e desgastes excessivos quando o proprietário voltar a dirigir o veículo. 

Freio

Depois de um período longo parado, o carro com freio de mão acionado pode ter suas lonas de freio coladas aos tambores. Se o veículo está estacionado em um local plano, é possível evitar que isso ocorra por meio de uma medida preventiva. 


Então, para carros em superfícies planas, você pode deixá-los com uma marcha engrenada, sem acionar o freio de estacionamento e colocar algum calço em todas as rodas para certificar-se de que não irá ocorrer nenhum acidente. 


Pneus

Close-up de um homem calibrando o pneu de um carro muito tempo parado.


Para evitar problemas com o carro muito tempo parado, cuide de seus componentes e evite futuros prejuízos.


Os pneus são os principais responsáveis pela sustentação do carro, ele funcionando ou não. Por essa razão, eles sentem o peso, murcham e sofrem deformação conforme o tempo passa. E como sua estrutura é composta pela borracha no exterior e uma cinta de metal no interior, se os pneus não estiverem calibrados adequadamente podem perder o formato, tornando-se inutilizáveis.


Para evitar essa dor de cabeça e não ter que trocar todos os pneus quando for dirigir o automóvel novamente, é recomendado sempre calibrá-los. Uma opção que também ajuda bastante é calibrar com uma pressão de 20% a 25% acima do descrito no manual do proprietário.

Ar-condicionado

Se o seu carro possui o sistema de ar-condicionado, você precisa tomar alguns cuidados essenciais. A falta de circulação de ar pode gerar mofo devido à umidade e, consequentemente, odores desagradáveis. 


Então, sempre que possível, ligue o ar-condicionado e deixe o ar circulando por aproximadamente 10 minutos, e depois por mais alguns minutos na ventilação quente para secagem do sistema.

Limpadores de para-brisa

Levante as palhetas dos limpadores de para-brisa do vidro porque se elas ficarem apoiadas por muito tempo podem danificar tanto sua eficiência quanto o para-brisa. Esse passo pode ser feito antes mesmo de deixar o automóvel parado por muito tempo, como prevenção.

Priorize estacionar em locais cobertos

Para preservar o exterior do carro, como a pintura e os vidros, busque lugares cobertos. Assim, você evitará as mudanças de tempo como chuvas e sol forte, e também protegerá de fezes de passarinhos, poeira, folhas e entre outros. Caso não encontre um local coberto, utilize uma capa apropriada.

Bateria

Mecânico trocando bateria de carro muito tempo parado.


Para garantir que seu carro está em dia com a bateria, solicite os serviços Heliar!


É aqui que você precisa ter uma atenção redobrada! Afinal, a bateria é o primeiro componente a sentir a ação do tempo quando o carro está em desuso. Isso ocorre, principalmente porque, mesmo parado, os carros possuem alguns sistemas que consomem energia por estarem em stand-by ou por serem sinalizadores de alerta.


Além disso, se o automóvel ficar parado, a solução ácida da bateria pode ficar concentrada na base e gerar corrosão. Por isso, é fundamental que o carro seja movimentado para frente e para trás, levemente, somente para movimentar o fluido.


Se o carro for ficar parado porque o motorista não precisa utilizá-lo na rotina, o recomendado é ligar o veículo com certa frequência para que a bateria mantenha-se em bom estado. Aproveite e dê uma volta com o carro para recarregar a bateria.


No entanto, se o condutor viajar por um período longo e não tiver como realizar o processo de ligar o carro de vez em quando, o ideal é desconectar o cabo negativo da bateria, interrompendo o consumo completo de eletricidade dos sistemas, inclusive do alarme. Porém, é importante saber que, ao fazer isso, toda programação será apagada.


Então, para garantir que não causará problemas maiores no futuro, converse com especialistas e consulte o manual do proprietário. Se quiser falar com profissionais especializados em bateria, você pode contar com a Heliar

O carro está parado há muito tempo, o que fazer antes de usá-lo novamente?

Antes de circular com o carro por aí, é importante analisar os componentes, mesmo que você tenha seguido as dicas acima durante o tempo dele parado. Leve o carro para fazer uma revisão e garantir que ele está seguro e em boas condições para voltar para a estrada. 


Se precisar de ajuda com a bateria ou se quiser garantir boas condições para ela e para o seu automóvel, solicite os serviços da Heliar Service, que nossos especialistas fazem a revisão completa da sua bateria! 


E se necessário, você tem a facilidade de comprar as baterias de melhor qualidade pelo telefone ou WhatsApp. E nós entregamos e instalamos gratuitamente! 


Gostou do conteúdo? Confira mais dicas como esta sobre o mundo automotivo no blog da Heliar!