Heliar Blog

A foto mostra uma mulher conduzindo um veículo e olhando para um cone posicionado na rua.

Como fazer baliza na prova de direção?

Conquistar a Carteira Nacional de Habilitação para começar a dirigir é o sonho de muitos no Brasil. Para isso, alguns passos são obrigatórios, como as aulas teóricas, a prova escrita, e, por fim, as aulas práticas de direção e o exame final. E, entre os desafios no caminho, há um que se destaca: aprender a como fazer a baliza


Para ajudar quem ainda tem um pé atrás com essa técnica, a Heliar trouxe um passo a passo, com instruções detalhadas de como fazer baliza, simplificando o processo de conquistar a tão sonhada carteira de motorista. Vamos lá?

O que é uma baliza

Uma baliza é uma técnica na qual um motorista manobra seu veículo para ocupar um espaço entre dois obstáculos, geralmente entre dois veículos já estacionados. Essa manobra é realizada com movimentos de ré e direção, exigindo precisão para evitar danos aos veículos ao redor. 


Aprender como fazer a baliza pode ser um processo complicado para os aspirantes à motoristas: é uma técnica que requer confiança, noção de espaço, agilidade e prática. No entanto, é uma habilidade crucial para os motoristas - confira abaixo o porquê dessa técnica ser tão essencial:

Imagem mostra um instrutor de autoescola e uma aluna, ambos dentro de um veículo. O instrutor está apontando para um mapa e explicando algo, enquanto a aluna observa.

Saber como fazer a baliza é essencial para ser aprovado na prova de direção

Por que precisamos aprender a fazer baliza?

Aprender a fazer a baliza é obrigatório para tirar a carteira de motorista. Mas você já se perguntou o motivo? Trata-se de uma manobra essencial por diversas razões - confira abaixo todos os motivos: 


  • Segurança: 

Aprender como fazer baliza é importante porque ajuda a evitar acidentes no estacionamento, sendo essencial para a direção defensiva. Quando você domina essa técnica, consegue posicionar o seu carro corretamente, reduzindo os riscos de danos ao seu veículo ou aos outros carros ao redor;

  • Eficiência: 

Agiliza o processo de estacionamento, economizando tempo e esforço do motorista;

  • Conveniência: 

Saber como fazer baliza torna mais fácil estacionar em espaços apertados e manobrar o carro com mais precisão, o que agiliza todo o processo de estacionamento;

  • Confiança: 

Ao dominar a técnica da baliza, o motorista se sente mais confiante ao lidar com diversas situações de estacionamento, contribuindo para uma condução mais segura e tranquila.

Passo a passo: como fazer baliza?

Imagem mostra uma mulher dirigindo um carro, dando ré em direção a um cone. Indicando a baliza na prova de direção.

Confira abaixo o passo a passo completo de como fazer baliza


O aprendizado de como fazer baliza vai além da noção de espaço: também é preciso ter um bom controle dos pedais do carro, além de saber quando e o quanto se deve virar o volante.


Por isso, além da prática, é bom conhecer algumas das melhores dicas e truques que ajudam a facilitar o aprendizado. Ter conhecimento de cada uma dessas técnicas é essencial para quem está se preparando para a prova prática de direção.


A seguir, vamos detalhar um passo a passo que simplifica o processo de fazer baliza - venha dar uma olhada!

  1. Escolha a vaga corretamente

Na prova de direção, o espaço para realizar a baliza já é pré-definido com cones, mas lembre-se que, no dia a dia, é imprescindível escolher a vaga corretamente. Por isso, nunca se esqueça: é preciso analisar o espaço da vaga com bastante atenção, para ter certeza de que ele é maior que o seu carro.

  1. Sinalize que irá estacionar 

A sinalização é uma das mais importantes dicas de segurança. Por isso, lembre-se: na prova de direção, se você não sinalizar sua intenção de estacionar antes de começar a fazer a baliza, o instrutor provavelmente irá reduzir pontos de sua nota final


Indicar a intenção de estacionar é essencial, pois além de demonstrar um comportamento responsável e conforme as regras de trânsito, serve como alerta para os motoristas ao redor sobre suas intenções.

  1. Posicione o carro

Avance pelos cones e pare o veículo após eles, mantendo a direção em linha reta. Uma dica valiosa para uma situação real é alinhar o seu carro paralelamente com o veículo da frente


Aqui, há duas recomendações que podem ajudar no posicionamento. Primeiro, lembre-se de prestar atenção em um dos principais itens de segurança de um veículo: o retrovisor. Isso porque, para alinhar o carro, você deve manter seu retrovisor um pouco à frente do outro veículo. 


A outra ação que pode ajudar no posicionamento do carro é alinhar os para-choques traseiros de ambos os veículos, de modo que os dois fiquem em paralelo.

  1. Acerte o volante 

Após alinhar o seu veículo conforme as orientações anteriores, é hora de girar o volante na direção da vaga. O próximo passo vai depender da direção na qual você irá estacionar:


  • Se estiver estacionando do lado direito, vire o volante completamente para a direita;

  • Se estiver estacionando do lado esquerdo, vire o volante completamente para a esquerda.


Essa etapa é crucial: iniciar a baliza com precisão e segurança garante mais facilidade para finalizar a manobra.

  1. Engate a ré e manobre o carro

Com o volante acertado, engate a marcha ré e movimente o carro lentamente, de modo a direcionar a traseira para dentro da área dos cones. Na prova prática, siga as indicações fornecidas pelos cones e sinalizadores para determinar o momento adequado de parar. 


Quando estiver em uma situação real, olhe para o retrovisor oposto à vaga e verifique se consegue enxergar o farol dianteiro do veículo que está atrás.

  1. Vire o volante para o lado oposto para concluir a manobra

Manobre o volante completamente virado para o lado oposto - como se fosse sair - e avance até o meio-fio mantendo a marcha ré, permitindo que o carro se encaixe na vaga. 

  1. Finalize sua baliza!

Ok, agora é hora de concluir a manobra! Assim que o carro estiver alinhado com o meio-fio, desvire o volante para manter as rodas retas - o movimento deve ser de, aproximadamente, 1 volta e meia com o volante. Se precisar, engate a 1º marcha e mova o veículo para frente ou para trás levemente, ajustando assim o carro dentro dos cones. 


Não se esqueça de um detalhe essencial: certifique-se de que o veículo está a menos de 50 centímetros do meio-fio - essa é a distância mínima exigida para concluir a baliza com precisão.

Como fazer a baliza na prova do Detran?

A imagem mostra uma pessoa em um carro, segurando uma prancheta e fazendo anotações com uma caneta.

Fica mais fácil aprender como fazer a baliza quando se dirige com calma e atenção


Preste atenção: é essencial lembrar dos principais truques que facilitam muito a baliza na prova do Detran. Confira abaixo cada um deles:

Faça o básico e na ordem certa

Lembre-se das etapas básicas e a ordem em que se deve fazer cada um dos movimentos:


  1. Alinhe o carro;

  2. Vire o volante 

  3. Entre na vaga

  4. Desvire o volante;

  5. Acerte o carro na vaga;

Vá devagar

Ter calma é essencial – para a prova, é mais importante acertar a técnica do que executá-la com velocidade.

O truque do retrovisor

Quando estiver com os dois veículos alinhados, verifique se é possível enxergar o farol direito ou esquerdo do veículo de trás com o seu retrovisor.

Voltas no volante

Lembre-se: após alinhar o carro, é preciso dar uma volta completa no volante em direção ao lado da calçada. Já na finalização da manobra, também deve-se fazer uma volta completa, mas para o lado oposto.


Seguindo esses passos, a sua prática na baliza vai se tornar mais simples! E não se esqueça: o importante é sempre manter a calma e fazer os movimentos sem pressa e sem muita intensidade, movendo o veículo devagar e constantemente.


Quando se trata de como fazer baliza em situações reais - entre dois carros - lembre-se sempre de usar os espelhos e olhar para trás com frequência para garantir que a manobra seja realizada com segurança. Além disso, observe o ambiente ao redor para evitar colisões e garantir que nenhum pedestre ou veículo seja colocado em risco durante a manobra. 


Outra coisa importante de se colocar na cabeça é que é perfeitamente normal cometer erros na primeira tentativa. Então, se isso acontecer, não se preocupe! Mantenha a calma, posicione o carro novamente conforme o primeiro passo e tente de novo. 


Por isso, continue praticando até se sentir confiante na execução da manobra, e lembre-se de que cada tentativa é uma oportunidade de aprender e melhorar. 


Agora que você aprendeu algumas dicas extras de como fazer baliza, pode ter certeza de que estará mais preparado para enfrentar a prova de direção com confiança e habilidade.


Desejamos boa sorte na sua prova e estamos torcendo pelo seu sucesso! E lembre-se, sempre que precisar de mais dicas sobre o mundo automotivo, não esqueça de acompanhar a Heliar! Estamos sempre trazendo novidades em nosso blog e informações importantes para todos os motoristas.