Heliar Blog

Mulher sorridente dirigindo um carro, mostrando como perder o medo de dirigir.

Como perder o medo de dirigir: confira 10 dicas!

Está com a CNH em mãos, mas ainda bate aquele nervosismo na hora de pegar o carro? A Heliar separou algumas das principais dicas de como perder o medo de dirigir! 


É muito comum as pessoas não se sentirem seguras atrás do volante e as causas são diversas. Inclusive, de acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET) em 2018, quase 2 milhões de brasileiros possuem algum receio em conduzir algum veículo. 


Por isso, não se preocupe, essa aversão é muito comum entre pessoas habilitadas e você não está só! Separamos algumas informações do que pode vir a causar essa sensação e dicas práticas de como perder o medo de dirigir. Vamos lá? 


Por que temos medo de dirigir?

Mulher dirigindo seu carro em uma estrada, mostrando como perder o medo de dirigir.


A insegurança e o medo de dirigir são muito comuns, mesmo em motoristas já habilitados.


O medo de dirigir é muito comum, principalmente quando se está iniciando a jornada como motorista. Entretanto, existem muitas razões do porquê algumas pessoas carregam esse receio com elas, vejamos as principais. 


Falta de prática 

Um dos motivos mais recorrentes é a falta de prática, principalmente porque muitas pessoas que tiram a CNH, não possuem um carro para treinar suas novas habilidades logo de cara. 


Insegurança 

A insegurança atrapalha muitos aspectos da vida cotidiana e, dentre eles, a condução de um veículo. Pessoas, mesmo aptas a dirigir, com documento em mãos, podem sentir vergonha de serem observadas por terceiros, medo de fazer algo errado ou até de atrapalhar o trânsito. 


Estes pontos são grandes vilões de quem está buscando perder o medo de conduzir um veículo em locais movimentados. A sensação de ser o responsável pelo comando do automóvel pode gerar ansiedade e pressão em muitos motoristas.


Traumas 

Pessoas que passaram por traumas envolvendo o trânsito possuem mais chances de ter uma insegurança ainda maior. Pode ter sido pela perda de entes queridos, de acidentes que ela mesma passou ou por ter testemunhado cenas fortes no passado. Nestes casos, o ideal é conversar com profissionais da saúde para compreender e analisar a situação. 


Situações de risco

Ter consciência das possibilidades de acidentes aumenta o medo de muitos motoristas. A incerteza de que alguém pode bater em seu carro ou o receio de simplesmente colocar a vida dos passageiros em risco, são fatores muito comuns para quem tem medo de dirigir


Mesmo conhecendo e respeitando as regras de trânsito, quem carrega o receio de causar algum dano para o veículo ou para as pessoas, sabe que acidentes acontecem e não dependem somente deles mesmos. 


Amaxofobia (medo de dirigir)

A realidade de não conseguir dirigir por medo pode ser patológica também. A fobia de dirigir ou de apenas estar dentro de um carro, chamada de amaxofobia, pode se manifestar de diversas formas, como tremores, ansiedade excessiva, paralisação das musculaturas, falta de ar, ataques de pânico, dor de barriga ou no estômago e entre outros.  


Busque informações com especialistas para certificar se este pode ser o seu caso. 


Como perder o medo de dirigir? 

Homem mostrando como perder o medo de dirigir ao conduzir um veículo com as duas mãos no volante.


Se o medo de dirigir te afeta, é importante procurar a ajuda de um profissional.


Apesar de existirem todos esses possíveis motivos, a boa notícia é que com vontade e confiança, dá para superar o medo de conduzir um veículo! Listamos algumas dicas práticas para te ajudar nesse processo e se tornar um motorista pronto para qualquer desafio. 


Descubra e analise o seu medo

A primeira coisa é tentar observar quais são os principais motivos de insegurança na hora de dirigir. Isso facilitará o processo de perder o medo, pois cada um consegue trabalhar diretamente na base do problema. 


Comece com passas pequenos 

Comece pegando o carro para dar voltas mais curtas pelo bairro ou em ruas com pouco movimento. Treine a troca de marcha, se for manual, busque por rampas, descidas e curvas mais abertas para praticar aos poucos. 


Pratique estacionar o carro em locais permitidos e em sua garagem, por exemplo. Os pequenos passos devem ser os primeiros para pegar confiança e aumentar a experiência. 


Faça aulas extras de direção 

Para se sentir ainda mais seguro, contrate aulas de direção para pessoas já habilitadas. Busque por profissionais que te tragam segurança e realize quantas forem necessárias para perder o medo de dirigir aos poucos e em todas as situações.


Conheça bem o carro

Seja o seu próprio carro ou de outra pessoa, antes de dar partida, certifique-se de que conhece todos os macetes


Entenda como funciona a ré, arrume os retrovisores, o banco e todos os recursos para deixá-lo o mais confortável possível. Também é muito importante verificar qual é a profundidade dos pedais, para garantir que você conseguirá dirigi-lo sem nenhum imprevisto por falta de conhecimento. 


Procure profissionais da saúde mental 

Se você desconfia que o medo de dirigir é proveniente de algum trauma ou da amaxofobia, busque ajuda. Converse com psicólogos para entender e trabalhar em cima desta causa, assim perdendo o medo de dirigir. 


Peça ajuda para as pessoas certas 

Quando for sair para dar uma volta e treinar sua condução e quiser uma companhia, escolha bem o passageiro. Afinal, uma pessoa mais experiente pode ser de grande ajuda, dando dicas essenciais para diminuir a insegurança. 


No entanto, evite chamar pessoas que fiquem ansiosas junto com você ou que não saibam se comunicar de maneira calma, pois isso pode acabar te deixando ainda mais pressionado e nervoso.


Faça um seguro para o carro 

Uma das inseguranças dos motoristas pode ser o medo de danificar o veículo, ao bater ou arranhar. Por isso, buscar por um seguro automotivo adequado é uma maneira eficaz de diminuir essa insegurança.


Conheça e respeite as leis de trânsito

Parece óbvio, mas depois de algum tempo com a CNH, é possível que esqueçamos a legislação, principalmente se você não praticou durante esse tempo. Seguindo as leis corretamente, as chances de se acidentar ou levar multas são muito menores, visto que foram criadas para manter a segurança de motoristas e pedestres.


Assuma uma direção defensiva

Essa dica é valiosa tanto para motoristas experientes e destemidos, como para pessoas que estão aprendendo a como perder o medo de dirigir. Assumir uma direção defensiva nada mais é do que dirigir com atenção e dentro das normas. Mantenha a calma, não ultrapasse limites de velocidade e também não dirija muito abaixo da velocidade média.


Se bater um nervoso enquanto estiver na direção, procure algum lugar permitido e seguro para estacionar e respirar fundo antes de continuar. Esses detalhes diminuem o risco de qualquer inconveniente, ajudando no foco do motorista.


Certifique-se que o carro está em boas condições

Para garantir a tranquilidade do condutor, é importante que o veículo esteja em boas condições e com todas as partes funcionando perfeitamente. Por isso, é importante que as revisões preventivas sejam realizadas com frequência.


Além disso, escolher uma bateria compatível com o seu carro é uma das melhores opções para aumentar a vida útil do seu carro.


Por isso, faça a melhor escolha e vá de baterias automotivas Heliar! Além de serem produzidas com matérias de alta qualidade, possuem grades com a tecnologia PowerFrame, desenvolvidas para oferecer mais resistência e durabilidade.


Essas foram algumas dicas práticas possíveis de serem aplicadas no seu dia a dia até que o medo vá embora. E, lembre-se, não precisa ter vergonha de admitir que essa insegurança existe, pois ela afeta muitas pessoas. 


As causas são inúmeras, basta analisar quais são os seus motivos e aceitá-los, para assim, buscar ajuda em como perder o medo de dirigir. Para receber mais dicas sobre o mundo automotivo e se tornar um motorista ainda mais experiente, acesse o blog Heliar para ficar atualizado sempre!