Heliar Blog

Close-up de mecânico mostrando como testar bateria de carro com um multímetro.

Como testar bateria de carro: confira o passo a passo!

Para evitar ser pego de surpresa, é preciso verificar e testar o sistema elétrico e a bateria do veículo com frequência. Hoje, falaremos sobre uma das partes mais importantes de qualquer veículo, trazendo informações importantes e dicas de como testar bateria de carro antes que o problema apareça. 

 

A bateria pode começar a apresentar sinais de fraqueza ao fim da sua vida útil. No entanto, conhecendo as práticas básicas e certificando-se de realizar testes, com certeza não vai ficar na mão. 


A falta de análise e revisão podem fazer o seu automóvel te deixar na mão, principalmente se a bateria estiver descarregada. Afinal, você pode tentar dar partida, mas o veículo não vai ligar. Então, para que isso não aconteça com você, vamos aprender sobre um passo a passo de como testar o sistema elétrico do veículo e a bateria do carro. Boa leitura!


O que é um teste de bateria de carro e por que ela é importante? 

O teste de bateria pode ser realizado por qualquer pessoa, mas por motivo de segurança recomendamos que este seja realizado por profissionais capacitados em locais autorizados.


Através desse procedimento torna-se possível avaliar o funcionamento da bateria, evitando que haja falhas repentinas no sistema elétrico. 


Realizar os testes também ajuda na economia com as manutenções ou trocas de equipamentos do carro. Uma bateria saudável mantém uma segurança maior, impedindo surpresas desagradáveis e diminuindo dores de cabeça.

O que é uma bateria automotiva fraca?

Mulher dirigindo seu carro preocupada porque não sabe como testar bateria de carro.

Quando estiver na dúvida de que sua bateria não está nas melhores condições, é importante saber como testar bateria de carro.

Antes de entrarmos no passo a passo de como testar a bateria automotiva, é preciso entender o que indica que ela está fraca e precisando de atenção. 


Se você tiver um multímetro em casa, você mesmo consegue verificar a voltagem. Basta colocá-lo no medidor e analisar o número com o automóvel desligado.


Volts | % de carga | Saúde da bateria

Você pode usar essa relação que trazemos abaixo, por exemplo: se o multímetro estiver mostrando 12,80 volts, sua bateria está em 100% de carga e com a saúde completamente carregada.


12,80 | 100% | A bateria está completamente carregada 

12.3 - 12. 5 | 60-80% | Bateria carregada 

12 - 12.1 | 40-50% | Bateria com carga limitada, importante verificar

11.9 | 20-30% | Bateria necessita ser recarregada o quanto antes

11.6 > | 0% | Recarregar a bateria antes de qualquer uso


Importante notar que se o motor estiver funcionando, a voltagem será maior, variando entre 13.5 até 14.5. 

Como testar a bateria sem multímetro?

Se você não possui um multímetro em casa, você pode levar o carro em uma loja especializada ou observar alguns outros sinais que a bateria fraca dá. Se estiver em dúvidas ou desconfiado que há algo errado, considere a primeira opção como prioridade para não piorar a situação ou prejudicar ainda mais o sistema.


Se quiser realizar testes em casa mesmo sem o aparelho, preste atenção em todo sistema elétrico, principalmente se o motor está virando pesado.


Como testar a bateria do carro: confira o passo a passo!

Mecânico em uma oficina mostrando como testar bateria de carro usando um multímetro.

É muito importante garantir que sua bateria de carro não vai parar de funcionar de repente, por isso, realize manutenções periódicas.

Listamos alguns passos práticos para você verificar a saúde da sua bateria e o que fazer para que ela não traga problemas futuros. 

Defina datas para realizar os testes 

O primeiro passo é saber quando realizar os testes periódicos. O ideal é efetuá-los, pelo menos, uma vez por ano. 


Essa frequência também depende da forma de uso por parte dos motoristas. Lembre-se de colocar no checklist da revisão ou já marcar uma data para um teste com profissionais. 

Utilize o carro e depois deixe-o parado

Para realizar os testes em casa e garantir resultados assertivos, primeiro dê uma volta com o carro em regiões que, geralmente, você passa. Ande por, mais ou menos meia hora ou 40 minutos e depois, deixe o automóvel desligado e parado por um tempo similar antes de medir sua voltagem. 


Use o multímetro de forma correta 

Como falamos anteriormente, o multímetro é o aparelho que vai te ajudar no teste de bateria. Com ele, é possível verificar a tensão e a carga correta. No entanto, siga protocolos de segurança, utilizando luvas de borracha caso tenha e tomando cuidado para conectar o aparelho no local certo.


Retire a chave do contato, levante os vidros, analise a posição da pista de prova quais pólos devem ser conectados e mantenha o multímetro em escala de corrente contínua. Nesse momento é importante não ter pressa para evitar qualquer acidente com equipamentos elétricos. 

Realize os teste com o motor ligado 

Você também pode e deve realizar os testes com o motor ligado. Solicite ajuda e peça para alguém dar a partida no carro para você analisar o valor no multímetro em corrente contínua. 


Verifique se a carga não apresenta nenhuma queda de voltagem menor que 9.6V. Caso isso ocorra, é necessário uma análise mais detalhada para saber a necessidade de realizar a troca da bateria. É necessário solicitar a troca da bateria devido às suas baixas condições de funcionamento.


Por outro lado, caso o aparelho apresente um valor superior a 15V ou 0,24 amperes, provavelmente há alguma falha no alternador. Existem alternadores inteligentes pilotados que trabalham com tensão superior a 15V e estes não estão com defeitos.

Procure por locais autorizados 

Caso haja algum indício de que a bateria precisa ser carregada ou ela apresenta alguma falha, o recomendado é buscar por estabelecimentos com profissionais autorizados e capacitados para a realização dos testes. Estes técnicos poderão trabalhar seguindo procedimentos mais adequados e seguros.  


A Heliar Service oferece uma rede completa de lojas franqueadas, espalhadas em todo o Brasil. Nela, você encontra todas as soluções em baterias em um só lugar, inclusive revisão gratuita da bateria e atendimento realizado por especialistas! 


Dica extra: Use baterias adequadas para o seu carro

Mecânico em uma oficina apertando a mão de um homem cliente após mostrar como testar bateria de carro.

As baterias Heliar são as mais duradouras do mercado!

Você sabia que cada tipo de carro possui recomendações específicas para a bateria? Na Heliar você encontra todas as baterias automotivas que precisar! 


Certifique-se de que você utiliza recursos de alta qualidade e adequados para o seu tipo de veículo. Nós oferecemos baterias para veículos convencionais, com sistema start-stop e muito mais! 


Além disso, nossas peças contam com a tecnologia de grades PowerFrame, capaz de garantir maior durabilidade das baterias automotivas e trazer tranquilidade aos motoristas. Ela garante que o processo de corrosão ocorra de forma muito mais lenta, aumentando significativamente sua vida útil.


Se você gostou das dicas de como testar a bateria do carro, acesse o nosso blog para receber ainda mais informações sobre o mundo automotivo! Estamos sempre dando dicas e informações para ajudar motoristas de todo o Brasil!