Heliar Blog

Um motorista e uma mulher no banco de trás se preparando para viajar de carro.

Cuidados pré-férias: dicas para adotar antes de viajar de carro!

Viajar de carro é muito mais prático, não é mesmo? Você pode fazer o seu próprio horário e sua própria rota, além de não ter que se preocupar com a quantidade de malas e acessórios.


Apesar de toda essa praticidade, uma viagem de carro também exige cuidados essenciais para sua segurança. Afinal, diferente dos aviões ou ônibus, o seu automóvel não possui uma equipe de manutenção para analisar cada detalhe antes da viagem.


Pensando nisso, resolvemos listar as principais dicas de como cuidar do seu veículo durante o passeio e evitar que ele te deixe na mão. Acompanhe a seguir!

Cuidados essenciais antes de viajar de carro

A seguir, listamos alguns dos principais cuidados necessários com o seu veículo para um período de férias sem dores de cabeça. Boa leitura e boa viagem! 

1. Organize toda a burocracia 

A primeira coisa é garantir que todas as habilitações estão em dia e com as informações válidas. Por isso, verifique a data das CNHs (Carteira Nacional de Habilitação) de todos os motoristas da viagem e certifique-se de que estão dentro da validade.


Lembre-se também de conferir se o documento do carro está regularizado e com todas as taxas pagas. Se o seu veículo estiver com a documentação irregular ou com o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) atrasado, por exemplo, sua viagem dos sonhos pode se transformar em um verdadeiro pesadelo.

Um homem debruçado sobre o volante de um carro, demonstrando preocupação.

Não deixe para descobrir que a sua habilitação está vencida quando for parado na estrada.

2. Certifique-se de que a manutenção está em dia 

Um veículo em boas condições garante a segurança do motorista e de todos os passageiros. Isso porque pode evitar possíveis acidentes ou problemas mecânicos.


Revisões regulares e manutenções constantes já devem fazer parte da rotina de qualquer dono de um automóvel. No entanto, elas precisam ser reforçadas quando uma viagem mais longa ou por caminhos desconhecidos for planejada.


Portanto, uma inspeção detalhada antes de viajar pode identificar defeitos até então desconhecidos, permitindo o conserto. Assim que possível, leve o automóvel para uma manutenção preventiva, caso ele não tenha passado por uma recentemente.


Peça para o profissional verificar todos os pontos necessários de uma revisão, principalmente os seguintes: 

Pneus 

Calibre os pneus e verifique se todos eles estão em ótimo estado. Além de garantirem maior segurança, quando bem calibrados, os pneus também oferecem um rendimento maior da viagem e um gasto menor com combustível. Lembre-se de observar o estepe e suas condições. 

Óleo e outros fluidos 

Mesmo que a sua manutenção esteja em dia, é importante verificar o nível dos vários fluidos necessários para o bom funcionamento do veículo. Faça a checagem do óleo para não haver problemas de lubrificação e verifique também a água do radiador para que o motor mantenha-se frio.


O fluido de freio e o óleo da transmissão também devem estar dentro da data de validade e do prazo de troca.

Bateria 

A bateria é uma das partes mais importantes de um veículo e é imprescindível que ela seja sempre muito bem cuidada e da melhor qualidade. Antes de seguir viagem com o seu carro, verifique se a bateria está em boas condições, carregada e se precisa de alguma manutenção ou limpeza. 

Se o seu veículo possui uma bateria Heliar, fica ainda mais fácil garantir uma viagem tranquila. Basta entrar em contato com uma de nossas unidades da Heliar Service ou em um dos nossos revendedores autorizados para receber um atendimento especializado e revisão gratuita da sua bateria!

Um mecânico segurando uma chave de boca e olhando para o motor de um veículo.

A inspeção veicular é anual e obrigatória para todos os veículos.

 

3. Mantenha uma direção defensiva

Essa dica é válida para todo e qualquer momento em que você estiver dirigindo. Mas, no caso de viagens, em que as estradas têm uma dinâmica diferente dos centros urbanos, todo cuidado é pouco.


Por isso, mantenha sempre uma direção defensiva, prudente e seguindo todas as leis e práticas do trânsito.

4. Descanse bem

No dia anterior à viagem, é importante ter uma boa noite de sono. Dessa forma, você inicia a viagem totalmente descansado e pronto para aproveitar ao máximo.


Durante a viagem, é essencial realizar paradas periódicas a cada duas ou três horas. Assim, o motorista pode esticar um pouco as pernas antes de voltar para a estrada ou, mesmo, para trocar de motorista. Além disso, todos podem aproveitar essa pausa para ir ao banheiro e comer alguma coisa.

5. Planeje-se antes da viagem! 

Procure pesquisar o trajeto até seu destino com antecedência. Assim, você pode evitar estradas interditadas ou engarrafadas. O planejamento também pode contemplar horário de saída, prazos e um checklist completo com tudo o que você e sua família não podem esquecer.


Com um planejamento bem feito, você se previne contra situações inesperadas e ainda se prepara para férias inesquecíveis!

Duas pessoas e um cachorro dentro de um carro. A mulher, que está no volante, segura um mapa, enquanto o homem, que está no banco de trás, aponta para o mapa.

Você já se perdeu no meio do caminho? Um bom planejamento prévio pode evitar isso!

 


Sempre leve seu automóvel em estabelecimentos de confiança e utilize somente itens de qualidade, como as baterias automotivas Heliar, as melhores para o seu veículo!


Além disso, se precisar trocar a bateria, basta entrar em contato conosco, que nosso serviço da Heliar Express entrega e instala a bateria em até 1 hora, dependendo da sua região!


Viajar é bom, mas viajar preparado é melhor ainda! Seguindo as dicas do texto, pode ter certeza que suas próximas férias serão ainda mais gostosas! 


Gostou das dicas de como se preparar para viajar de carro nas próximas férias? Se quiser saber mais sobre o mundo automotivo e conhecer baterias com tecnologias de alta qualidade, acesse o blog Heliar ou fale com um de nossos especialistas!