Heliar Blog

Foto tirada por trás das costas de uma mulher de negócios praticando direção defensiva.

O que é direção defensiva e qual sua importância?

Todo motorista precisa conhecer o que é direção defensiva. Algumas pessoas não conhecem este termo, mas de forma resumida, trata-se de práticas e técnicas mais seguras e prudentes ao dirigir. Afinal, todo cuidado no trânsito é indispensável para evitar quaisquer acidentes, garantindo a segurança de todos. 


Segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), 64% das causas de acidentes estão relacionadas aos problemas com o condutor, já 30% aos problemas mecânicos e somente 6% aos problemas com as vias. Dentre as questões relacionadas com os motoristas, estão:


  • Imprudência quanto a velocidade;

  • Imprudência ao dirigir sob efeito de álcool ou outras substâncias entorpecentes;

  • Inexperiência ou falta de conhecimento do local;

  • Negligência por falta de atenção e falha de observação. 


A adoção da direção defensiva pode diminuir os acidentes e prevenir danos mais graves tanto para as pessoas, quanto para os veículos. Levando essas informações em consideração, neste texto, explicaremos o que é direção defensiva, sua importância e listamos algumas dicas para os condutores.


O que é direção defensiva?

O condutor que adota a direção defensiva dirige sempre atento e pensando em formas de evitar acidentes. A direção defensiva consiste em técnicas e precauções para reconhecer possíveis situações de perigo com certa antecedência, a fim de garantir segurança para o próprio condutor, passageiros e pedestres.


Ela é tão importante que, desde 2004, tornou-se obrigatória na formação de condutores, assim como na renovação de carteira, conforme a resolução nº 168 do Contran


Os tipos de direção defensiva

A direção defensiva pode ser dividida em duas principais frentes: preventiva e corretiva.


Direção preventiva

Quando os condutores, tanto de carros como de motos, dirigem prestando atenção e antecipando qualquer tipo de risco, é chamado de direção preventiva. Eles devem se certificar de que suas situações mentais e físicas estão aptas para enfrentar o trânsito. 


Assim como precisam verificar se os seus veículos estão em condições ideais para tráfego, como itens de segurança, espelhos, bancos, pneus e sistemas gerais. Os motoristas que praticam esse tipo de direção estão sempre conscientes dos cenários internos e externos.


Direção corretiva

Imagem de um acidente de carro, em que um veículo prata bateu na traseira de um veículo vermelho. Dois homens estão parados em frente aos carros.

Para evitar acidentes de trânsito, é preciso praticar a direção defensiva, mais especificamente a corretiva, em que você atua diante imprevistos.


Por outro lado, a direção defensiva corretiva é aquela praticada em imprevistos. Ou seja, quando os condutores precisam pensar e agir de maneira rápida a fim de evitar situações de risco. 


Também é considerada direção corretiva quando os motoristas ajudam na sinalização ou reparação de alguns cenários, como: 


  • Sinalizar local quando há veículo parado ou acidente;

  • Prestar socorro e contatar autoridades e serviços médicos;

  • Orientar outros motoristas.


Em ambos os tipos de direção defensiva é imprescindível muito foco e habilidades motoras. Caso o motorista saia no “piloto automático” ou dirija com imprudência, a direção torna-se agressiva, colocando a própria vida e a segurança de terceiros em risco. 


Práticas para aderir uma direção defensiva

A verdade é que todos que se colocam na posição de conduzir qualquer veículo precisam compreender a importância de uma direção defensiva. E, existem algumas práticas e dicas que aumentam a segurança no trânsito, então vejamos quais são elas. 


Conhecimentos básicos 

Não é à toa que para uma pessoa poder dirigir, ela precisa passar por exames clínicos, aulas teóricas e práticas e, por fim, uma avaliação. Todo motorista precisa respeitar as sinalizações, conhecer e seguir as leis de trânsito e compreender todas as implicações que sua quebra traz.


Além disso, é essencial buscar informações sobre como agir em situações fora do comum, como durante um acidente na pista e em dias de chuva, por exemplo. Assim como conhecer as rotas pelas quais vai passar.


Itens de segurança 

Um entregador está em uma moto praticando direção defensiva usando capacete e roupas adequadas.

Para praticar a direção defensiva é preciso que o motorista se atente aos itens de segurança e acessórios do veículo, como o capacete para motociclistas.


Conforme falado anteriormente, a direção defensiva também tem como foco o próprio condutor. Por isso, antes de ligar o motor, verifique se todos os itens de segurança e recursos do carro estão sendo utilizados corretamente


No carro, verifique se todos estão com os cintos de segurança, ajuste o retrovisor e os espelhos, regule o banco e certifique-se de que os pneus estão em condições apropriadas para uso. Em motos, sempre utilizar capacetes, roupas mais adequadas e, claro, verificar os pneus também. 


Habilidades e confiança 

Estar confiante durante a condução de qualquer automóvel é muito importante para evitar acidentes. Se achar que ainda não possui segurança o suficiente para enfrentar muito trânsito ou vias mais conturbadas, pratique sua direção em locais mais calmos primeiro para garantir que sua insegurança não atrapalhe em momentos cruciais.


Faça aulas extras, peça ajuda para motoristas mais experientes e conheça o carro que irá conduzir - afinal, habilidade pode ser desenvolvida constantemente. Se você tiver medo de dirigir, leia bastante sobre o assunto e entenda o que pode fazer para superar! Boas habilidades e confiança são alguns dos principais pilares de uma direção defensiva


Foco e atenção

Sempre que dirigir, o condutor precisa estar atento a tudo, seja em suas atitudes, como também nos comportamentos de outros veículos e dos pedestres. Observe com atenção e mantenha uma velocidade ideal para ter uma maior controle dos acontecimentos externos. 


Previsibilidade

A capacidade de prever situações de perigo no trânsito é um dos resumos do que é direção defensiva. Desenvolver a habilidade de antever possíveis acidentes ou garantir que suas ações antecipem qualquer imprevisto é fundamental para oferecer segurança. 


Por isso, mantenha uma distância segura do veículo da frente em todos os tempos, observe bem se a rua em que está passando possui muitos pedestres ou crianças brincando, respeite radares e pesquise as rotas. Entenda quais serão as previsões climáticas também e as condições das vias pelas quais irá conduzir um veículo. 


Cursos de direção defensiva

Existem inúmeros cursos específicos sobre direção defensiva, inclusive online. Neles, são tratados temas como o que é, como passar por e evitar situações de risco, conceitos teóricos sobre a condução de motocicletas com passageiro ou cargas, equipamentos de segurança, estados físicos e mentais dos condutores e muito mais.


Pesquise por uma instituição de confiança e garanta seu certificado no curso de direção defensiva!


Boas condições do veículo

Foto de um carro com o capô aberto, em foco vemos uma mulher de esmalte amarelo checando o nível de óleo.

Garantir que o veículo esteja em boas condições para transitar nas ruas e estradas é parte fundamental da direção defensiva.

 

Essa prática é obrigatória para qualquer motorista. Garantir que o seu veículo está em ótimas condições para circular é fundamental para manter a segurança do condutor, dos passageiros e dos pedestres. Realize manutenções preventivas periodicamente, seguindo um calendário. 


No entanto, se sentir que há alguma falha no motor, na bateria ou em qualquer outro item do automóvel, leve para uma manutenção corretiva o mais rápido possível. Também é essencial verificar as condições de todos os faróis, dos pneus, vidros, óleos, água e dos sistemas internos


Leve seu carro para revisões frequentes em estabelecimentos de confiança para garantir segurança e qualidade nos serviços. 


Por exemplo, ao possuir os produtos Heliar, você pode contatar uma das unidades da Heliar Service pelo telefone ou até WhatsApp, para buscar atendimento com especialistas e, inclusive, receber revisões gratuitas da bateria. Uma bateria saudável também faz parte do que é uma direção defensiva


E agora que você sabe mais sobre o tópico, ficou convencido da necessidade de adotar uma direção defensiva, não é? Siga nossas dicas e preste muita atenção quando sair para dirigir, isso te trará muito mais segurança!


E se gostou das informações deste texto, atualize-se ainda mais com nossos artigos no blog Heliar!