Heliar Blog

Carro mostrando o que é aquaplanagem dirigindo ao ar livre em pista molhada.

O que é aquaplanagem e como evitá-la?

Desde motoristas recém habilitados até os mais experientes precisam saber o que é aquaplanagem e o que fazer para evitá-la. Esse fenômeno ocorre ao dirigir em pistas molhadas em alta velocidade e pode ocasionar problemas como a perda do controle da direção e dificuldade na frenagem. 


Ninguém gosta de dirigir em dias chuvosos, mas algumas vezes não há escolha. Por isso, todo cuidado é pouco, pois acidentes no trânsito podem ocorrer sempre, mas as chances são maiores em estradas molhadas. 


Saber evitar a aquaplanagem é um dos fatores da direção defensiva. Neste artigo, trouxemos informações importantes sobre o que é aquaplanagem, quais são os seus efeitos, como evitá-las e o que fazer caso você passe por essa situação. Continue a leitura para saber mais!


O que é aquaplanagem? 

Close-up da parte inferior de um carro, sendo dirigido e pista molhada com os faróis ligados.

A perda de contato do pneu com a estrada molhada é conhecida como aquaplanagem.


A aquaplanagem, também conhecida como hidroplanagem, é um fenômeno que ocorre quando o carro perde contato com o asfalto devido a água. Ao trafegar por estradas em dias chuvosos, ou após chuvas fortes, a camada de água que fica na pista faz com que o atrito entre o pneu e o veículo seja menor. 


A água é o principal causador, mas acidentes envolvendo a hidroplanagem também podem acontecer em locais com muita lama.


Quando esse atrito é perdido, principalmente se o condutor estiver em alta velocidade, o carro chega a flutuar pela pista, impossibilitando a frenagem, a aceleração e o controle. 


Quais são as principais causas da aquaplanagem?

Além das chuvas fortes, esse fenômeno também pode acontecer em casos de estradas com muitas poças d’água causadas por buracos e desnivelamentos, alta velocidade e irresponsabilidade do motorista e a falta de manutenção dos pneus. Vejamos as principais causas da aquaplanagem.


Pneus em más condições

Pneus sem manutenção e/ou desgastados aumentam as chances de um carro aquaplanar. O alto atrito entre pneu e asfalto faz com que eles se desgastem e percam a aderência com o tempo, afetando diretamente os freios do carro também. 


Qualidade das pistas 

Quando as pistas estão muito esburacadas ou em algum local em que alagamentos ocorrem com mais facilidade, as chances de aquaplanagem também aumentam. Isso porque além das poças serem maiores e a área coberta por água ser mais extensa, a água pode continuar nessas estradas por um tempo maior após chuvas.


Velocidade do veículo

Quanto maior a velocidade de um veículo, menor é o seu atrito com o solo. Motoristas que não possuem esse conhecimento e andam na mesma velocidade em estradas secas e molhadas, aumentam as chances de acidente por aquaplanagem.


Capacidade dos freios

A capacidade dos freios pode ser afetada por diferentes causas, mas é fundamental que a revisão do sistema de frenagem esteja em dia. 


O que fazer em caso de aquaplanagem? 

Imagem vista de trás do banco do motorista de um homem dirigindo um carro em dia chuvoso. Ele também usa cinto de segurança.

Ao entender o que é aquaplanagem, é importante estar atento para sempre manter total controle do veículo nessas condições.


Se você passar por uma situação de aquaplanagem com o carro, não entre em desespero e siga as dicas que separamos. Primeiro, é essencial saber que não adianta acelerar mais ou tentar frear, pois o veículo não estará em contato direto com o chão, então o condutor não tem controle total sobre a direção. 


Por isso, nos casos de aquaplanagem:


  • Mantenha a calma, e assim que sentir que o carro está escorregando na pista, retire o pé do acelerador imediatamente e também não pise no pedal do freio repentinamente;


  • Não solte o volante, mantenha as mãos firmes na direção para, pelo menos, manter as rodas sempre retas;


  • Assim que sentir que a tração foi recuperada e o automóvel está em contato novamente com o solo, mexa o volante levemente para sentir sentir que, realmente, há aderência;


  • Somente se houver algum risco de acidente ou colisão, acione o freio de emergência imediatamente;


  • Caso o veículo tenha freios ABS, aplique uma leve força no pedal e mantenha pressionado até que o carro volte ao seu controle completo.


Como evitar aquaplanagem?

Imagem vista de dentro de um veículo de dois carros sendo dirigidos em dia chuvoso e em estrada molhada, mostrando o que é aquaplanagem.

Respeitar os limites de velocidade é um dos principais passos de como evitar aquaplanagem.


Para diminuir as chances de passar por uma situação perigosa como a aquaplanagem nas estradas, você pode seguir algumas dicas que a Heliar separou, garantindo a segurança para todos os envolvidos.


Reduza a velocidade

Não é recomendado andar em alta velocidade em qualquer situação, porém em dias de chuva ou em estradas com poças e alagamentos, você deve redobrar a atenção quanto a velocidade do carro. Correr na chuva faz com que a água entre com mais facilidade entre o pneu e o asfalto, aumentando as chances de aquaplanagem e a falta de controle do volante. 


Estude os trechos e evite passar por locais alagados

Se vai sair de casa em época de muita chuva, pesquise e conheça as ruas do trajeto. Trechos que alagam facilmente ou que demoram para escoar a água do asfalto devem ser evitados. Além de aumentar a chance de aquaplanagem, pode causar falhas no sistema de frenagem devido aos componentes molhados.


Faça revisão e manutenção dos pneus

Os pneus precisam sempre estar em ótima condição para garantir segurança para você e para sua família. No entanto, naturalmente, ele passa por um desgaste significativo conforme o uso do veículo. Por isso, é fundamental manter a manutenção preventiva e a revisão dos pneus em dia. 


Pneus com grande desgaste, com os sulcos rasos, sem espaço para que a água entre solo e pneu seja escoada, podem fazer com que o carro perca atrito facilmente. 


Sem a calibragem ideal, além de comprometer os pneus e o próprio veículo, aumenta a superfície de contato entre roda e pista molhada, aumentando os riscos de aquaplanagem.


Por isso, mantenha as rodas calibradas conforme informações no manual do proprietário e revise os pneus. Sempre que necessário, realize um rodízio periódico e certifique-se de fazer a manutenção preventiva com profissionais qualificados.


Agora que você entendeu melhor o que é aquaplanagem e como evitá-la, ficou ainda mais simples de praticar a direção defensiva. Se precisar de outros componentes de qualidade e essenciais para seu veículo, conheça as baterias Heliar e todas as nossas soluções! 


Se gostou das dicas deste texto e quer continuar acompanhando as novidades e informações do mundo automotivo, acesse o blog Heliar ou nos siga nas redes sociais @bateriasheliar e fique por dentro de tudo!