Heliar Blog

Close-up de motoqueiro ao lado de sua motocicleta vestindo calça jeans e segurando um capacete.

Qual a melhor bateria de moto? A Heliar te mostra!

Se você tem uma moto ou pilota motocicletas constantemente, sabe a importância que uma bateria de qualidade tem. Para evitar idas ao mecânico, consertos frequentes e uma vida útil mais longa, é essencial você conhecer qual a melhor bateria de moto que existe no mercado atualmente


Para decidir qual a melhor bateria para moto, é necessário checar a compatibilidade da peça seguindo as indicações e instruções do manual do fabricante. Mas, além disso, existem outros detalhes para se atentar, como a capacidade de fornecer energia de forma confiável e constante, independente das condições.


Em resumo, escolher a melhor bateria para moto é essencial para garantir a confiabilidade e segurança do veículo, e a Heliar se destaca por ser a marca que equipa 9 em cada 10 baterias 0km produzidas no Brasil, oferecendo produtos de alta qualidade, além de excelente suporte aos seus clientes.


Para te ajudar a entender qual a melhor bateria de moto, trouxemos um conteúdo completo sobre o tema. Acompanhe a seguir!

Por que saber qual a melhor bateria de moto?

Close-up de pessoa que sabe qual a melhor bateria de moto dando partida em uma motocicleta.


Saber qual a melhor bateria de moto garante a funcionalidade e a qualidade do seu veículo!


A bateria é um componente essencial em uma motocicleta, pois é responsável por fornecer energia elétrica para o motor de partida e para todos os sistemas elétricos do veículo, como faróis, lanternas, indicadores de direção, sistema de ignição, entre outros.


Conhecer quais aspectos considerar na hora de realizar a troca da bateria da sua moto e escolher uma bateria de qualidade garante um desempenho confiável e prolonga a vida útil de outros componentes elétricos da motocicleta também.


A escolha adequada faz com que a moto não passe por situações que seriam desagradáveis, como deixar o piloto na mão após longos períodos de inatividade. Além disso, uma bateria de qualidade pode ser menos propensa a vazamentos ou defeitos que podem causar danos mais graves.

Como escolher a melhor bateria de moto?

Escolher a melhor bateria para moto pode ser um desafio, considerando que existem muitas opções disponíveis no mercado. Para ajudá-lo nessa tarefa, nossa equipe reuniu neste artigo algumas dicas e sugestões que podem ser úteis na hora de escolher a bateria ideal para sua motocicleta.

Conheça os tipos de bateria para moto

O primeiro passo é ter consciência que existem diferentes tipos de bateria. Fizemos um resumo para você entender melhor:


  • Baterias de ácido-chumbo: as mais comuns e populares no mercado de baterias para motos. Elas funcionam através da reação química entre o ácido sulfúrico e o chumbo contido nas placas da bateria. Essas baterias são relativamente baratas e duráveis, porém exigem manutenção regular;


  • Baterias de íons de lítio: as mais modernas e avançadas disponíveis no mercado. Elas são mais leves, compactas e duráveis do que as baterias de ácido-chumbo, além de não exigirem manutenção. No entanto, elas são mais caras e podem não ser compatíveis com todos os modelos de motos;


  • Baterias de gel: são um tipo de bateria de ácido-chumbo que utiliza um gel espesso em vez de ácido líquido para armazenar a carga. Elas são seladas e não exigem manutenção, além de serem mais resistentes a vibrações e choques do que as baterias convencionais. No entanto, elas são mais caras do que as baterias de ácido-chumbo e podem não ser tão duráveis quanto as baterias de íons de lítio.

Baterias com tecnologia AGM

Além dos tipos de baterias citadas anteriormente, uma que está se tornando cada vez mais popular e confiável para muitos motociclistas, são as baterias com tecnologia AGM - que está presente em todas as baterias Heliar para motocicletas.


A bateria AGM (Absorbent Glass Mat) é um tipo de bateria selada de ácido-chumbo, em que as placas são separadas por um material de fibra de vidro absorvente, que mantém o eletrólito em contato com as placas, mas evita vazamentos ou derramamentos. 


Essa tecnologia garante maior segurança e durabilidade, além de permitir que a bateria seja instalada em diversas posições, sem risco de derramamento de ácido.


Ela também é mais resistente a vibrações e choques do que as baterias de ácido-chumbo convencionais, o que pode aumentar a sua vida útil e garantir um desempenho mais estável em diferentes condições de uso.

Atente-se ao manual do proprietário

É fundamental seguir as especificações na hora de trocar a bateria da sua moto! Todos os mínimos detalhes técnicos, como amperagem e voltagem, devem ser mantidas para garantir que a nova bateria proporcione partidas adequadas e vida útil longa para outros componentes da moto.

Confira o CCA da bateria para motos

Outro critério que deve ser levado em consideração ao escolher qual a melhor bateria de moto é o CCA (Cold Cranking Ampere) ou Corrente de Arranque a Frio. Essa informação vem descrita em números no adesivo de toda bateria e indica a corrente máxima que a bateria pode fornecer na partida.


Por isso, é importante prestar atenção no valor do CCA e escolher uma bateria com um número mais alto, permitindo que a moto tenha partidas mais fortes sem “se afogar”.

Verifique o tamanho exato da bateria

Existem baterias de diferentes tamanhos, por isso, leia atentamente o manual do proprietário antes de realizar a compra. Principalmente se a compra for feita na internet ou sem análise do especialista que irá realizar a troca.

A bateria ideal para cada tipo de moto

Imagem de duas mulheres que sabem qual a melhor bateria de moto andando em uma motocicleta em uma estrada durante o dia. Elas vestem capacete e têm expressão feliz.


Para assegurar a melhor bateria para sua moto, opte por baterias Heliar!


O ideal, conforme falado anteriormente, é seguir as especificações do manual do proprietário, observar o valor do CCA e escolher uma bateria de uma marca conhecida e com boa reputação no mercado para garantir um desempenho mais confiável e duradouro.


Além disso, para saber qual é a melhor bateria para a sua moto, também considere as informações sobre cilindradas e se ela possui baixa, média ou alta demanda elétrica. Todos esses dados também constam no manual do proprietário. 


No site das baterias Heliar para motocicletas, nós temos um filtro em que você coloca o ano em que a moto foi fabricada, a marca e o modelo. Automaticamente, nós selecionamos qual a melhor bateria considerando todos os detalhes, inclusive tamanho e cilindradas. 

Baterias Heliar: porque nós somos a melhor bateria de moto

A Heliar é uma marca de bateria automotiva muito recomendada pelos especialistas do setor, especialmente para motocicletas que são usadas diariamente. Nossas baterias são encontradas em 9 a cada 10 motos fabricadas no Brasil atualmente.


Todas elas são equipadas com a tecnologia AGM, garantindo uma durabilidade maior, e livres de manutenção, evitando o manuseio de ácido. Além disso, nossos produtos são ideais para quem precisa de partidas rápidas e possui um custo-benefício excelente em comparação com outros modelos do mercado.


Em resumo, escolher uma bateria de qualidade para a sua motocicleta é fundamental para garantir uma partida rápida e eficiente, bem como um desempenho adequado. 


Priorizar recursos de qualidade, como as baterias de moto Heliar, também pode evitar problemas de manutenção a longo prazo, possíveis falhas elétricas ou curtos-circuitos.


Se você estava se questionando qual a melhor bateria de moto, os seus problemas acabaram! Considerando a marca, a capacidade de carga, a resistência à vibração e à temperatura, as tecnologias envolvidas e a garantia do produto, ficou ainda mais fácil decidir sua próxima bateria de moto!


Conheça os produtos Heliar e nossos serviços especializados, permitindo que você desfrute de uma condução mais segura e confiável, bem como uma vida útil mais longa da bateria!