Heliar Blog

Homem parado em frente ao seu carro em estrada e tendo problemas com superaquecimento do motor. Ao fundo, um vasto gramado.

Superaquecimento do motor: entenda as principais causas!

Quando a temperatura do motor se eleva a níveis extremos, também conhecido como superaquecimento do motor, podem ocorrer muitos prejuízos, e eles vão além de danificar a própria peça. Por isso, conhecer sobre esse problema é crucial para evitar piores dores de cabeça no futuro.


Diferentes motivos podem fazer com que o motor atinja níveis de calor que ele não foi projetado a suportar, desde problemas no sistema de arrefecimento até a falta de óleo. Independente da causa, lidar com o superaquecimento do motor é um dos pontos mais importantes a se dar atenção em um automóvel.


Além dos custos de conserto do próprio motor, como sua retífica, há chances dele ter que ser substituído por completo, gerando ainda mais gastos para o motorista. Essas consequências são geradas por derretimento das peças, pelo motor fundido e podem causar, inclusive, danos ao propulsor.


Para evitar passar por esse aborrecimento, a Heliar trouxe informações importantes sobre o que é, quais são as causas e como evitar o superaquecimento do motor. Também falaremos sobre o que fazer caso isso aconteça com você. Acompanhe a seguir! 

O que é superaquecimento do motor?

Homem parado na estrada com o capô do carro aberto enquanto fala no celular para resolver o problema do superaquecimento do motor.


Quanto mais cedo conseguir identificar os sinais de superaquecimento do motor, mais rápido poderá evitar este problema.


Chamamos de superaquecimento do motor quando a temperatura interna dos sistemas do carro chega a níveis acima do projetado. Junto ao motor, existem algumas peças fundamentais para manter e controlar o calor causado pela combustão, as quais fazem parte do sistema de arrefecimento. 


Se forem encontrados problemas no processo de arrefecimento ou em qualquer parte de seu sistema, as chances de ocorrer um superaquecimento são altas.

Quais são os sinais de superaquecimento?

É extremamente importante conhecer os sinais do superaquecimento do motor, pois quanto antes conseguir detectá-los, melhor. Assim que observar qualquer um dos sinais abaixo, é recomendado levar o automóvel para um mecânico e tomar providências o mais rápido possível para evitar maiores danos no carro e no seu bolso.


Fique de olho em:

  • Fumaças ou vapor subindo diretamente do capô do carro;

  • Luz do painel acesa no marcador de temperatura;

  • Barulho alto de ventoinha com muita frequência ou por muito tempo;

  • Ar do ar-condicionado quente (quando estiver programado para refrigerar);

  • Vazamento de água com tom de azul ou vermelho no chão.

O que causa o superaquecimento do motor?

Existem diversas coisas que podem superaquecer o motor. Listamos algumas das principais a seguir. 

Baixo nível do líquido de arrefecimento

Conforme citado anteriormente, o sistema de arrefecimento é responsável por manter a temperatura ideal do carro. Para que ele possa cumprir sua função, ele conta com uma solução química chamada etilenoglicol, um anticongelante automotivo. 


Quando este líquido encontra-se abaixo do nível necessário, o sistema não faz seu papel de forma efetiva, aquecendo o motor e deixando o calor tomar conta de todo o capô. Além disso, a falta do aditivo pode gerar corrosão no próprio sistema de arrefecimento. 

Problemas na ventoinha

A ventoinha do radiador é fundamental para otimizar o fluxo de ar. É ela que força a ventilação do ar para que este chegue no radiador, realizando a troca térmica. Se ela não estiver em seu funcionamento ideal, problemas com a temperatura do motor, com certeza, irão aparecer. 

Defeitos nas válvulas termostáticas e na bomba d’água

A válvula termostática é o componente responsável por fazer o motor funcionar sob uma temperatura constante, ou seja, sua função é manter o calor em um nível adequado de acordo com o que foi projetado para as peças suportarem. 


Se ela estiver com defeito ou mal funcionamento, a válvula poderá fazer a leitura incorreta da temperatura, enviar informações erradas e, por exemplo, fechar e impedir o fluxo da água fria no sistema. 


Já a bomba d’água, um dos principais itens do sistema de arrefecimento, é que faz o líquido refrigerante circular por todo motor. Se ela apresentar vazamentos ou qualquer defeito técnico, o aditivo não irá circular efetivamente, aumentando as chances do superaquecimento do motor.

Falta de lubrificação ou má lubrificação

A falta de óleo no motor é uma das principais causas do superaquecimento. Além dele ser um lubrificante essencial para as peças, o óleo possui propriedades que esfriam o motor do carro. O que acontece é que a lubrificação evita atritos entre as partes do sistema, não aquecendo o motor por excesso de contato.


Além das possíveis causas citadas anteriormente, existem algumas outras probabilidades para o condutor ficar de olho. Se as mangueiras do sistema de refrigeração estiverem com vazamentos, se o radiador estiver danificado, problemas na correia dentada ou possíveis defeitos e falhas no sistema de injeção eletrônica. 

Como evitar o superaquecimento do motor?

Close-up de mecânico em frente a um carro com capô aberto se preparando para consertar superaquecimento do motor enquanto limpa as mãos com um pano.


O superaquecimento do motor pode resultar em prejuízos econômicos, visto que o motor e outras peças provavelmente precisarão ser substituídas.

 

A principal forma de evitar o superaquecimento do motor é manter a frequência recomendada de manutenções preventivas. Ela não só ajuda com o motor em si, mas é essencial para evitar quaisquer outros problemas relacionados ao seu carro ou moto.


Outras formas são:


  • Mantenha-se atento aos barulhos, como da ventoinha, se eles estão muito frequentes ou muito altos;


  • Observe se o carro fica com uma temperatura muito alta mesmo depois de algum tempo parado;


  • Verifique o nível do líquido do sistema de arrefecimento, pelo menos uma vez por semana. Se não souber como fazer, leve a um mecânico e peça ajuda;


  • Utilizar o aditivo próprio para o sistema, evitando defeitos e falhas por produtos de má qualidade ou não ideais;


  • Durante a manutenção preventiva, certificar-se de que foram analisadas a válvula termostática, as mangueiras e todos os itens do sistema de arrefecimento;


  • Inspecione a bomba d’água;


  • Mantenha o motor sempre lubrificado, ou seja, sempre com o nível ideal de óleo.

O motor superaqueceu: o que devo fazer?

Antes de te explicar o que fazer caso o seu motor superaqueça, vamos te informar o que NÃO fazer. Muitas vezes, quando o condutor não tem conhecimento sobre essas situações, ele pode agir no impulso e causar problemas ainda maiores, não somente para o carro, mas para a própria segurança. 


Por isso, em caso de superaquecimento do motor ou em caso de dúvidas, não abra o radiador logo depois de desligar o carro. Ele estará com a água muito quente e com uma alta pressão, ou seja, a água provavelmente irá espirrar para todo lado, machucando quem estiver por perto. 


Além disso, não jogue água no motor com a intenção de abaixar sua temperatura. O contato da água fria com o motor superaquecido pode causar choque térmico, tendo chance de rachar um bloco do motor.


Mas, então o que fazer?


O primeiro passo é identificar o que causou o superaquecimento para que a resolução do problema seja diretamente no componente. Então, o recomendado é parar o carro em um local seguro (se for na rodovia, utilizar todos os itens de segurança, como o triângulo) e esperar o motor esfriar. Seja paciente.


Depois, com o motor frio, observe o nível de água do radiador. Se ela estiver abaixo do necessário, complete com água limpa normal, mas encaminhe-se diretamente para uma oficina. Caso esse não seja o problema e você não conseguir identificá-lo, solicite ajuda de profissionais e evite dar continuidade na viagem. 


Se você estiver passando por isso e verificar que há condição de chegar a um mecânico próximo, continue observando o painel de luzes de emergência para garantir que ele não emita nenhum alerta. 

Atenção para a bateria também!

Close-up de mecânico posicionando bateria Heliar para o funcionamento de um carro. Ele veste uniforme verde com a marca Heliar estampada no bolso da camisa.

Também é importante manter-se atento a um dos principais componentes de um veículo: a bateria!

 

Para certificar-se de que o carro estará fazendo todas as leituras de temperatura e as sinalizações corretas quanto ao calor, sua bateria precisa estar em boas condições de funcionamento. A bateria é quem alimenta todo e qualquer sistema eletrônico do veículo, inclusive, os alertas de temperatura dos sistemas. 


Por isso, mantenha a manutenção preventiva da bateria sempre em dia também e adquira uma bateria de alta qualidade como as Baterias Heliar, que proporcionam maior condutividade e durabilidade, sendo mais resistente à corrosão. 


Agora que você já sabe o que é o superaquecimento do motor, como evitá-lo e o que fazer nessas situações, fica ainda mais fácil oferecer o melhor cuidado e as melhores peças para o seu carro!


Se gostou dessas dicas e quiser ficar por dentro do mundo automotivo, acesse nosso blog!