Heliar Blog

Close-up das luzes do painel de um carro.

Saiba como identificar o problema das luzes do painel de carro

Todo motorista precisa conhecer os detalhes de seus veículos para garantir mais segurança para todos os passageiros e para ele mesmo. E uma das principais formas de compreender se o automóvel está emitindo algum alerta, é através das luzes do painel do carro 


Além de entender que há diferentes cores de luzes, é preciso saber identificar quais são os problemas que elas relatam. Afinal, apesar dos sinais ilustrativos, o painel do carro ainda é um enigma que precisa ser solucionado para muitas pessoas.


Neste texto, explicaremos o que são as luzes do painel do carro, seus significados e informações para certificar que todos estejam dirigindo em máxima segurança. Boa leitura!

O que é o painel do carro?

O painel do carro é extremamente importante por ser o principal meio de comunicação entre o automóvel e o motorista. 


Nele, são encontrados indicadores essenciais para o bom funcionamento de um veículo, como o ponteiro de velocidade, nível de combustível, temperatura do motor, rotações por segundo do motor e alertas que necessitam atenção.


Através das luzes do painel do carro, o condutor consegue compreender o desempenho do veículo e quais são as condições dos sistemas mecânicos e elétricos. 


Suas características, como cores e símbolos, foram projetadas para transmitir informações assertivas e relevantes para todos os motoristas.


Pensando nisso, é fundamental que todos tenham um conhecimento completo sobre o significado de grande parte dos elementos presentes no painel do carro. 

Qual é o significado das luzes do painel do carro?

Homem dirigindo com as duas mãos no volante e observando as luzes do painel de carro.


As luzes do painel de carro geralmente são fáceis de serem decifradas, mas é comum gerarem dúvidas!


Antes de entrarmos nos detalhes para você aprender o que significa cada um dos símbolos do painel, vamos explicar rapidamente o que as cores das luzes querem informar. 

Diferença das cores de luz

As cores das luzes de um painel indicam o grau dos problemas, ou seja, quanto mais grave o alerta, mais rápido ele precisa ser solucionado. Ter uma noção básica do que o carro está tentando te informar, pode te ajudar muito nas economias e evitar que problemas pequenos se tornem grandes.

Luzes laranjas ou vermelhas

Se o símbolo do painel acender com tom mais avermelhado, o motorista precisa parar o funcionamento do carro imediatamente para evitar danos maiores ao motor ou outro sistema. Se isso acontecer com você, entre em contato com a oficina o mais rápido possível e seja transportado com a ajuda de um guincho. 

Luzes amarelas

Se as luzes que se acendem forem amarelas, elas estão comunicando alguma advertência. O símbolo em questão representa algum item que precisa ser analisado assim que possível. 


O condutor pode andar por mais alguns quilômetros com seu carro caso as luzes amarelas se acendam, mas ele precisa se encaminhar para um mecânico o quanto antes para passar por uma verificação. 

Luzes verdes ou azuis

Símbolos do painel que aparecem com a cor azul ou verde estão somente informando o motorista sobre sua situação atual, se ele está acionado ou não. Por exemplo, caso o farol alto seja ligado, o painel acenderá, avisando o condutor.


É importante saber que antes da partida, quando a chave é virada na ignição, todas as luzes do painel devem acender. Esse passo ajuda a descobrir se alguma das luzes estão queimadas, garantindo o bom funcionamento dos avisos também. 


Elas se apagam por completo depois da partida, por isso, observe se nenhuma delas continua acesa mesmo após o sistema elétrico ligar por completo. 

Como identificar o problema de acordo com as luzes do painel do carro?

Mulher vestindo camisa amarela enquanto dirige seu veículo e observa as luzes do painel de carro.


É importante estar atento às variações de cores das luzes do painel de carro.


As luzes do painel de um carro podem variar conforme os modelos e as marcas, no entanto, alguns dos mais comuns são padronizados e devem ser conhecidos por todos os proprietários. Listamos alguns dos principais itens e como identificar os problemas de acordo com as luzes do painel!

Bateria

A bateria possui luz vermelha e deve se apagar por completo após a partida do veículo. Caso contrário, ela está informando que há uma falha no sistema elétrico e não necessariamente na bateria.


O mau funcionamento pode ser na correia, nos fios, no alternador e em outras partes. Se a luz da bateria acender, busque ajuda de profissionais o quanto antes.

Combustível

A luz do combustível indica o nível do tanque do automóvel. Geralmente o símbolo fica no próprio indicador de abastecimento e tem sua luz acionada quando o carro chega na reserva. 


Alguns veículos também possuem a tecnologia de avisar sobre a necessidade de completar o tanque de gasolina para partidas a frio. 

Freio de mão

Símbolo que indica quando o freio de mão está acionado, avisando ao motorista para soltá-la antes de dirigir, evitando qualquer dano para o sistema.

Motor ou Injeção eletrônica

A luz que aparece no símbolo do motor é acionada sempre que o carro é ligado, mas ela deve se apagar após a partida completa. 


Essa luz indica que existe uma falha no sistema de injeção eletrônica, ou seja, há problemas com o seu motor. Por isso, caso o símbolo fique piscando ou aceso, procure um mecânico assim que possível


Continuar andando por muito tempo com essa advertência pode levar a um gasto maior de combustível, dificuldades na partida, perda da potência do automóvel e danificar outras partes do carro.

Alta temperatura

A luz que indica uma alta temperatura do líquido de arrefecimento acenderá no tom vermelho caso esteja faltando água ou haja alguma falha no radiador


Ambas as possibilidades superaquecem o motor do carro, e o problema precisa ser analisado e consertado imediatamente.

Pré-aquecimento das velas

O símbolo que avisa sobre a necessidade de troca das velas é amarelo. Se ele continuar aceso mesmo após o carro ser ligado, procure um mecânico para realizar a análise e possível substituição.

Controle de tração 

Os automóveis que possuem tração 4x4 são avisados através de um símbolo no painel sempre que acionam o sistema. Quando ligado, haverá uma distribuição melhor da força do motor, garantindo mais estabilidade. 

Portas abertas 

Caso alguma das portas esteja fechada de forma incorreta ou meio aberta, o painel avisará o motorista, evitando possíveis acidentes. 

Sistema de freio ABS

Se a luz do sistema de freio ABS acender, pode significar uma necessidade de troca das pastilhas ou o uso incorreto do sistema em si. Assim que essa luz se mostrar presente, leve seu veículo para um profissional realizar a revisão. 

Transmissão automática 

Para veículos automáticos, essa luz é muito importante. Se o símbolo acender no painel, busque ajuda de profissionais, pois ela indica que existe alguma falha ou erro no módulo eletrônico do veículo.

Óleo do motor

A luz que se acende é da cor vermelha, indicando problemas mais graves no seu carro. Caso o ícone de pressão do óleo do motor seja acionado, indica que a quantidade de óleo está abaixo do necessário ou que há algum problema no sistema de lubrificação.


Se essa luz acender, procure ajuda o mais rápido possível e evite continuar rodando com o carro para evitar problemas maiores, como um motor fundido.


Essas são algumas das luzes do painel de carro que todo motorista precisa conhecer para garantir uma maior segurança e economia. 


No entanto, como cada modelo oferece diferentes aspectos e regras, é recomendado ler o manual do seu veículo. Lá você encontra detalhes sobre as luzes e muito mais!


Se você gostou de saber mais sobre as luzes do painel do carro e seus significados, venha ler o blog Heliar e fique ainda mais antenado sobre o seu veículo!