Heliar Blog

Foto de um carro com o capô aberto e um homem mexendo no radiador para mostrar o que é.

Saiba o que é radiador e como prolongar sua vida útil

Se você é motorista, provavelmente já ouviu falar e sabe o que é radiador. Uma peça fundamental para o funcionamento do carro, sendo o principal responsável pelo sistema de refrigeração do motor


Antes da criação e do desenvolvimento do radiador, os veículos com motores a combustão funcionavam somente com a evaporação da água para refrigerar o sistema. Ou seja, para que esse processo acontecesse, era preciso parar o carro para preencher o reservatório de água de hora em hora, aproximadamente.


Além disso, antigamente, o radiador tinha um papel extra no estilo do carro também. Por ser muito utilizado na parte externa, mais especificamente, fundido no capô dos automóveis, ele tornava-se uma peça chamativa. 


Apesar de importante e essencial para todos os veículos, muitos proprietários ainda não sabem, exatamente, o que é radiador, como ele funciona, para que serve e em quais sinais ficar de olho para garantir que sua vida útil seja longa. 


Pensando em ajudá-los, separamos as principais informações sobre o radiador neste texto, acompanhe a seguir!

O que é e para que serve o radiador?

O radiador é uma peça fundamental para o sistema de arrefecimento do carro. O sistema de arrefecimento, também conhecido como o de refrigeração, é o responsável pelo controle de temperatura do veículo. 


O processo de troca do calor entre o ar e outra substância, resfriando os líquidos que circulam para o funcionamento do motor, é responsabilidade do radiador. Sua principal função é manter uma temperatura ideal para evitar prejuízos, como a corrosão do circuito interno ou derretimento de peças.


Um radiador em bom estado, com a manutenção preventiva em dia, garante uma maior eficiência do carro, evita despesas com consertos e traz segurança e conforto para o motorista e todos os outros passageiros

Como um radiador funciona?

Um carro com o capô aberto e um mecânico retirando o radiador para fazer sua manutenção.

Essa parte essencial do carro ajuda em seu resfriamento e ajuda a evitar o derretimento de peças.

Quando o radiador está funcionando em sua capacidade ideal, ele tem três principais responsabilidades para que o processo funcione perfeitamente: entrada do ar, resfriamento do sistema e a liberação do ar quente. De modo geral, ele troca o calor, mantendo a temperatura elevada do motor sob controle


Na prática, ele funciona da seguinte maneira:


O radiador realiza a troca de calor ao remover a alta temperatura do motor com a ajuda de um líquido de refrigeração. Esse líquido é, basicamente, água desmineralizada com aditivo anticongelante e anticorrosivo, chamado de etilenoglicol. 


O etilenoglicol auxilia na redução do ponto de fusão da água, tornando-se essencial no processo de arrefecimento dos motores dos veículos. Através da combinação do líquido com o ar, o calor gerado pela combustão é liberado, esfriando todo o sistema.


Além disso, também são utilizados outros recursos para auxiliar, como ventiladores próprios entre o motor e o radiador para otimizar o processo de resfriamento.

Como e quando fazer a manutenção do radiador?

Se o radiador do carro parar de funcionar e o motorista não perceber, o motor pode superaquecer e gerar diversos problemas relacionados a isso. Por isso, é muito importante saber identificar quando um radiador precisa de manutenção, quais são os principais sinais e cuidados para prolongar sua vida útil. 


Listamos algumas dicas que vão te ajudar a manter o bom funcionamento do radiador e de todo o sistema de arrefecimento, veja a seguir. 

Como identificar se o radiador está com problema?

O primeiro passo é entender como analisar se o seu radiador está com algum problema e descobrir qual é a sua causa. Existem diferentes formas de verificar o desempenho do componente:

No painel de instrumentos é possível ver a temperatura do motor. Se o símbolo da alta temperatura acender na cor vermelha, quer dizer que existe alguma falha no radiador ou que está faltando água no reservatório. Se o ponteiro indicar acima de 90ºC com frequência, também é necessário verificar se há algum problema com o radiador; 


  • Observe e ouça a ventoinha:

Assim que desligar o veículo, ainda com o motor quente, preste atenção no barulho da ventoinha - seu som precisa estar uniforme e sem ruídos estranhos. Se ficar em dúvidas sobre algum barulho, leve o carro para algum profissional verificar o motor e o sistema de arrefecimento; 

  • Verifique o nível de fluido no reservatório: 

Quando o motor estiver frio, verifique o nível do fluido no reservatório do carro. Faça comparações para analisar se ele baixa rapidamente, pois se isso estiver acontecendo, pode indicar vazamentos.

Saiba quando trocar o radiador do carro

Depois de aprender a analisar os possíveis problemas do radiador, o proprietário do veículo precisa estar consciente sobre quando ele deverá trocá-lo. 


Dentre os sinais, veja se há ferrugens externas, se as presilhas ou o suporte do sistema estão danificadas, se há vazamentos ou se o líquido está diminuindo com muita frequência.


Se você verificar alguns destes sinais, leve seu automóvel para o mecânico e peça para os profissionais analisarem se é necessária a troca ou não. Além disso, é recomendado fazer a troca do radiador do carro com certa periodicidade, independente se há sinais, devido aos desgastes naturais de peças.

Mantenha a manutenção preventiva em dia

A manutenção preventiva veicular é o que vai garantir que todos os sistemas e componentes do carro funcionem em suas melhores condições. De tempos em tempos, leve o automóvel para uma inspeção e análise de todos os equipamentos e recursos mecânicos.


Através da manutenção preventiva e das revisões, problemas podem ser detectados com antecedência, evitando futuras dores de cabeça e garantindo segurança para você e todos os passageiros. É recomendado realizá-la a cada seis meses ou a cada dez mil quilômetros rodados, aproximadamente.

Conheça as principais práticas para prolongar a vida útil do radiador

Um mecânico está despejando o líquido de refrigeração rosa em um radiador de carro.

Para cuidar do radiador e, consequentemente, do seu carro, é preciso ficar de olho no volume de água ou do líquido de refrigeração que vão nesse componente.

Seguindo alguns cuidados simples, é possível manter o funcionamento do radiador em seu máximo potencial e também aumentar a vida útil do componente. 

  • Utilize líquidos de refrigeração próprios para o sistema de arrefecimento: 

Apesar de muitos utilizarem água para encher o reservatório, o líquido específico auxilia na limpeza e funcionamento dos componentes, evitando ferrugem e vazamentos;

  • Realize a troca na frequência recomendada: 

Faça a troca do líquido de arrefecimento sempre que necessário. Geralmente, o tempo recomendado é a cada um ano, mas você pode verificar o tempo para o seu veículo no manual do proprietário;

  • Peça ajuda de profissionais: 

Se você verificar qualquer sinal de defeito no radiador ou no sistema de arrefecimento, evite andar com o carro antes de levá-lo em um mecânico. O ideal é chamar um guincho para não fazer com que o motor trabalhe e superaqueça durante o deslocamento;

  • Deixe todo o sistema o mais limpo possível: 

Mantenha a colmeia do radiador o mais limpa possível para não obstruir a passagem de ar. Principalmente após alguma viagem em estradas de terra ou lama.  


Agora que você já conhece um pouco melhor sobre o radiador e sua importância, ficou ainda mais fácil entender todos os cuidados que é preciso ter com o sistema de arrefecimento, no geral!


Se você gostou de saber mais sobre o seu automóvel e receber dicas de como aumentar a vida útil de seus componentes, acesse o blog Heliar e fique por dentro de todas as informações do mundo automotivo! 


E lembre-se que você pode contar com as baterias Heliar e nossos serviços para garantir segurança e qualidade para o seu automóvel!