Heliar Blog

Especialista executando um software de tecnologia automotiva em um computador avançado.

7 principais inovações na tecnologia automotiva

Os veículos modernos possuem mais tecnologia do que nunca. Funcionalidades como direção autônoma, Inteligência Artificial (IA) e frenagem automática estão aí para provar que o futuro chegou rápido para a indústria automotiva.


Com o intuito de promover a segurança e a sustentabilidade, a tecnologia automotiva vem imprimindo grandes avanços em acessórios, peças e nos próprios carros.


Mesmo que a expectativa dos carros voadores não seja uma realidade (ainda), muitos avanços atuais parecem ter saído diretamente de um filme de ficção científica.


A seguir, confira algumas das inovações que estão sendo desenvolvidas e que prometem conquistar o mundo automobilístico nos próximos anos!

O que é tecnologia automotiva?

Câmbio de marcha de um carro automático.


A tecnologia automobilística é resultado de novas invenções, instrumentos e técnicas que buscam facilitar cada vez mais a vida dos motoristas.


A tecnologia automotiva é um termo utilizado para descrever inovações consequentes das transformações tecnológicas mais atuais. Ela considera todos os avanços que visam facilitar e auxiliar o motorista durante a condução.


As marcas estão trabalhando em pesquisas e testes para aproveitar a inserção dos sistemas elétricos em todos os veículos. Assim, espera-se conseguir oferecer mais segurança e usabilidade para os consumidores automotivos.

Por que a tecnologia automotiva é importante?

Utilizar recursos tecnológicos avançados traz benefícios para as marcas, para os consumidores e para o mundo como um todo. As inovações favorecem desde comodidade até ações mais sustentáveis para o meio ambiente.


Além disso, a experiência do consumidor torna-se cada vez mais chamativa e imersiva. Existem diversos projetos de inteligência artificial em desenvolvimento, para fazer com que o carro conheça os gostos e os costumes do motorista.


Empresas que buscam se manter nesse mercado competitivo vêm investindo cada vez mais nessa corrida tecnológica. Como em outros setores, as mudanças são rápidas e, quem não acompanhar as novas descobertas, vai ficar para trás. 

7 principais inovações da tecnologia automotiva

No interior de um carro black Tesla, um painel GPS, sinônimo de tecnologia automotiva.


O sistema GPS, que funciona por meio de satélites, é um dos principais exemplos de tecnologia automotiva.


Listamos algumas das mais novas invenções e projetos em desenvolvimento do setor automobilístico que estão se destacando. Como a grande maioria delas garante segurança e traz autonomia, é importante ficar por dentro!

Carros elétricos e híbridos

Um dos modelos mais avançados dentre as novas tecnologias, os carros elétricos já estão conquistando espaço entre os motoristas. Mesmo sendo antigo, o conceito de carro elétrico só conseguiu ser consolidado recentemente.


Hoje, temos uma grande disponibilidade de modelos que utilizam a eletricidade como combustível, de forma integral ou híbrida. Este último junta o tradicional motor a combustão com uma unidade movida a eletricidade, possibilitando maior eficiência enquanto emite menos poluentes.

Implementação da inteligência artificial

A inteligência artificial já faz parte de muitos processos rotineiros da nossa vida e está começando a construir sua jornada no mundo automobilístico. A partir das tecnologias mais avançadas, aplicando a IA, a comunicação dos automóveis com seus motoristas vai ficar cada vez mais eficiente


Os carros começarão a compreender a rotina e os costumes dos consumidores por meio da análise de dados. Assim, fica mais fácil identificar padrões de localização, permitindo a criação de melhores rotas, por exemplo, ou a observação e a melhoria dos consumos de combustível.

Carros autônomos

A nova geração de veículos autônomos faz muito mais do que acelerar ou estacionar sozinho com a ajuda de sensores. A tecnologia vem sendo estudada para criar automóveis capazes de dirigirem sozinhos, em que os motoristas apenas colocam o endereço desejado e não se preocupam com mais nada. 


A ideia principal, além da praticidade e do conforto, é trazer uma segurança maior, pois as máquinas podem ser mais ágeis que seres humanos na tomada de decisão em situações de risco. A proposta é utilizar um maior reflexo proporcionado pela tecnologia, evitando acidentes de trânsito. 


Para-sol inteligente

Pensando em maior segurança e conforto, uma empresa alemã de engenharia e eletrônica criou um para-sol capaz de identificar as necessidades dos motoristas. O Virtual Visor elimina os riscos do para-sol diminuir o campo de visão do condutor enquanto bloqueia o sol. 


Trata-se de uma tela LCD com uma câmera voltada para o rosto do motorista, munida de inteligência artificial. Sempre que o dispositivo percebe que os olhos estão se cerrando devido à luz direta, a tecnologia identifica o momento exato para bloquear o sol, mas sem atrapalhar a visão de quem está dirigindo.

Banco antissono

Uma grande fabricante de carrocerias de ônibus, junto com o Centro Multidisciplinar de Sonolência e Acidentes (CEMSA) e a Woodbridge, criou uma tecnologia que veio para mudar o cenário automobilístico: uma ferramenta que impede que motoristas durmam ao volante.


O banco antissono emite vibrações eletromecânicas e altera temperaturas com as tecnologias de aquecimento e refrigeração para gerar estresse térmico, aumentando o estado de alerta dos condutores e, consequentemente, diminuindo o sono. Eles também são equipados com alto-falantes que podem ser acionados por aplicativos de celular. 

Outras formas de combustíveis: hidrogênio e energia solar

Exemplo de posto solar utilizado para abastecer carros elétricos e híbridos.


Uma das inovações que mais recebem investimentos, e novas pesquisas, é a busca por novas formas de combustíveis para automóveis.

Carros movidos a hidrogênio

Montadoras já estão investindo alto em automóveis movidos a hidrogênio. O objetivo é oferecer uma autonomia ainda maior do que os carros elétricos que já estão em circulação. Os Fuel Cell Vehicle (FCV), como são chamados, armazenam hidrogênio em tanques que aguentam temperaturas mais baixas do motor.


Uma de suas maiores vantagens é o rápido tempo de carga, que pode chegar a três minutos. O movimento provém da reação do hidrogênio com o ar, liberando vapor de água e criando uma corrente elétrica através do choque. Ou seja, mesmo com outras fontes, eles ainda utilizam a tecnologia dos motores elétricos

Carros movidos a energia solar 

Automóveis alimentados pela energia solar já estão sendo testados na Europa. A proposta é utilizar painéis solares em grande parte da superfície do carro, possibilitando uma autonomia de até 250 quilômetros. Os estudos ainda estão em fase de testes, principalmente, devido ao alto custo e às exigências de manutenção. 

Como se adaptar às mais novas inovações na tecnologia automotiva?

Conhecer as novidades da tecnologia automobilística garante que você esteja sempre atento às atualizações do mercado


E lembre-se que, para que todas essas tecnologias funcionem e tenham a melhor performance, é preciso também que as baterias sejam cada vez mais inteligentes e robustas. Por isso, conte com as baterias Heliar!


Com os nossos serviços, seu automóvel estará equipado com as melhores tecnologias e com uma qualidade ainda maior. Para encontrar o modelo ideal de bateria para o seu veículo, acesse o site Heliar.


E para ficar antenado com todas as novidades, continue lendo sobre tecnologias do mundo automotivo em nosso blog!