Heliar Blog

Carro híbrido branco visto por trás.

O que é carro híbrido e como funciona essa tecnologia?

Os veículos movidos por dois motores estão se tornando tendência no Brasil, assim como em todo o mundo. Para aqueles que buscam mais sustentabilidade e economia, mas também querem um automóvel com ótimo custo-benefício, o carro híbrido pode ser o modelo ideal.


Com os modelos de carros 100% elétricos são pouco acessíveis ainda, o carro híbrido surge como outra opção um pouco mais econômica, e que vem se popularizando no setor automobilístico. Nele, o consumo de combustível deixa de ser a única fonte de energia, utilizando também um motor que funciona a partir da eletricidade. 


Entretanto, apesar de terem um custo abaixo dos automóveis elétricos, os carros híbridos também são considerados de alto padrão, deixando muitos compradores em dúvida se devem ou não fazer esse investimento. 


Pensando nisso, resolvemos trazer um guia completo sobre esse modelo! Continue a leitura para descobrir o que é carro híbrido, quais suas vantagens, como sua tecnologia funciona e quais os melhores itens para compô-lo.

O que é carro híbrido?

Foto de uma mangueira de gasolina e um plug de carregamento elétrico, um ao lado do outro para representar o que é carro híbrido e como é seu sistema com dois motores.

Em um carro híbrido, você tem um motor a combustão e um motor elétrico trabalhando em conjunto para o funcionamento do carro.

 

Um carro híbrido vem equipado com dois motores para o seu funcionamento, tanto o mais comum, que é o de combustão, como o elétrico. Por isso, ele recebe o nome "híbrido", que significa a combinação de dois ou mais tipos em um único objeto, ser ou produto.


Os veículos híbridos podem funcionar com combustíveis, como gasolina, etanol ou diesel, por exemplo, mas também possuem a tecnologia do propulsor elétrico. Atualmente, existem diferentes modelos que utilizam proporções diferentes de cada um dos motores durante o uso do carro, falaremos sobre isso mais para frente. 


Para entender melhor, vejamos como funciona a tecnologia por trás dos carros híbridos. 

Como funcionam os carros híbridos?

Em um automóvel híbrido, os motores podem funcionar de forma individual ou de maneira conjunta enquanto são gerenciados por um sistema próprio. Primeiro, entenda quais são as principais funções de cada um dos motores:

Motor a combustão

Os motores que são encontrados sozinhos na maioria dos carros, atualmente, são os a combustão. Eles funcionam através da queima de combustível, como gasolina, etanol e entre outros. Em carros híbridos, o motor a combustão é geralmente utilizado na maior parte do tempo e tem como responsabilidade fazer o carro andar em locais que exigem mais potência ou maiores distâncias de deslocamento. 

Elétrico 

Na maioria dos carros híbridos, o motor elétrico possui um papel mais auxiliar. Apesar de muito utilizado, suas principais responsabilidades estão mais relacionadas ao início do movimento. 


Essas características mudam conforme o modelo do carro híbrido, por isso, pesquise e fale com o fabricante antes de decidir sobre uma possível compra.  


De modo geral, existem dois propulsores, em que cada um deles cumpre suas principais funções conforme citadas acima. Para o motor elétrico, existem diferentes formas de receber a energia necessária para o seu funcionamento: através do carregamento por carga elétrica (tomadas, plug-ins) ou pela frenagem.


Ou seja, existem alguns carros híbridos que fazem o uso dos próprios sistemas para gerar energia elétrica, recarregando suas baterias com o movimento das frenagens do veículo.

Quais são os tipos de carros híbridos?

Para entender melhor sobre o funcionamento dos dois ou mais motores em um automóvel híbrido, vejamos quais são as opções disponíveis no mercado e suas características.

Carro híbrido leve

Os carros híbridos leves, também chamados de mild-hybrid, são aqueles constituídos por motores elétricos menores. Eles recebem essa nomeação pois possuem características menos potentes do que os híbridos convencionais, tendo 11kW com 15V, 30V ou 48V de tensão. 


Sendo assim, o motor elétrico desses carros funciona somente durante as partidas e as frenagens, tendo um papel mais complementar ao motor a combustão. Mas, ainda assim, o motorista consegue sentir uma boa diferença, principalmente na economia de combustível e na agilidade de arrancadas. 

Carro híbrido puro ou convencional

Os carros híbridos convencionais, também conhecidos como full-hybrid, são os mais comuns entre os modelos. A responsabilidade do motor elétrico já é bem maior para o sistema do veículo, funcionando durante a locomoção junto com o motor a combustão.


Entretanto, apesar de ter capacidades maiores do que os modelos leves, o carro híbrido convencional ainda não pode ser considerado totalmente independente. Devido a potência de sua bateria, ele ainda não consegue viajar longas distâncias sem a ajuda do combustível.

Carro híbrido plug-in

Carro híbrido branco está plugado em um poste elétrico carregando.

Os motores elétricos dos carros híbridos podem ser carregados através da frenagem do motor a combustão tradicional ou com um plug in em redes elétricas.

 

Os carros híbridos plug-in são os mais modernos e também os mais próximos dos automóveis 100% elétricos. Eles podem ser carregados através de tomadas ao invés de depender somente do motor de combustão e da frenagem. Por isso, são considerados uma porta de entrada para os motoristas que têm interesse nos veículos elétricos.


Seu sistema e sua bateria proporcionam a possibilidade do carro plug-in percorrer distâncias mais longas e em uma velocidade alta, de forma independente.

Vantagens do carro híbrido

Se você está se perguntando se vale a pena comprar um carro híbrido, a resposta é: depende. Eles, realmente, trazem benefícios, mas você precisa analisar a sua realidade. Para te ajudar, vejamos algumas das principais vantagens dos automóveis híbridos. 


A primeira vantagem - e talvez a mais chamativa - é a economia de combustível. Ter um carro que funciona, mesmo que parcialmente, através da eletricidade, faz o condutor economizar, pelo menos, 10% de combustível durante o uso


Além disso, existe o benefício ambiental e toda a sustentabilidade com a redução da emissão de gases poluentes


Os carros híbridos também são muito seguros e de alta qualidade, considerando que fazem parte dos modelos mais atuais da montadora, com tecnologias mais avançadas. 


Eles também são confortáveis e, em comparação com os veículos elétricos, possuem um custo-benefício melhor.

Qual a melhor bateria para carros híbridos?

Foto da entrada de uma loja da Heliar Service.

Para saber qual a bateria certa para seu carro híbrido, consulte um especialista na Heliar Service!

 

A bateria ideal para o seu veículo híbrido vai depender do modelo e do tipo, se é híbrido leve, convencional ou plug-in. Afinal, as potências e o modo de funcionamento são diferentes, exigindo especificações de cada uma das baterias.


Para saber mais detalhes sobre qual é a melhor opção para o seu automóvel, entre em contato com uma das unidades Heliar Service ou com um dos nossos revendedores em todo Brasil. É importante consultar um especialista sempre que o assunto for bateria. 


Agora que você já sabe o que é carro híbrido, como eles funcionam e suas vantagens, ficou ainda mais fácil encontrar o veículo que mais combina com você! E, para deixar sua experiência ainda melhor e com uma alta qualidade de serviços, conte com a ajuda das baterias Heliar.