Heliar Blog
Na imagem, vemos uma motorista em frente a um caminhão branco, sorrindo e de braços cruzados, com uma pose confiante.

Quais são as categorias da CNH?

Já sabemos que para conduzir um veículo é obrigatório possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). No entanto, é importante compreender que esse documento não é universal, pois varia conforme as diferentes categorias da CNH, que se adequam aos diferentes tipos e tamanhos de meio de transporte. 


Além de servir como documento oficial de identificação, a CNH atesta a capacidade de alguém para operar determinado veículo, sendo assim fundamental para quem deseja conduzir legalmente.


Diante da importância de compreender as categorias da CNH e suas respectivas aplicações, a Heliar elaborou um guia detalhado abordando todas as categorias, suas exigências e os tipos de veículos associados a cada uma delas. Veja só!

Requisitos para tirar a CNH

Antes de decidir quais são os tipos de carteira de motorista que você quer tirar, é necessário atender a certos pré-requisitos básicos, que servem para todas as categorias da CNH:


  • Ter 18 anos ou mais;

  • Possuir habilidade de leitura e escrita;

  • Apresentar um documento de identificação válido;

  • Possuir Cadastro de Pessoa Física (CPF);

  • Comprovar residência.


O processo de obtenção da habilitação deve ser concluído dentro de até 12 meses e inclui:


  • Exames psicológico, médico e de visão para avaliar a aptidão mental e física. Em algumas categorias, também é exigido o teste toxicológico;

  • Prova teórica de 30 questões, requerendo no mínimo 70% de acertos;

  • Cumprimento de 45 horas de aulas teóricas e 20 horas de aulas práticas.


Após a conclusão dessas etapas, o candidato precisa ser aprovado em uma prova prática para receber a habilitação temporária, válida por um ano. Este processo básico é aplicável a todas as categorias da CNH.

Categorias da CNH

Vamos adentrar nas categorias da CNH, que vão desde a letra A até a E, cada uma representando diferentes tipos de veículos e níveis de complexidade na condução. Além delas, também abordaremos a ACC, autorização especial destinada à condução de ciclomotores. Acompanhe a seguir!

ACC da CNH

A ACC, ou Autorização para Conduzir Ciclomotor da CNH, é uma autorização especial que permite a condução de ciclomotores, tais como bicicletas motorizadas e cinquentinhas. 


Para obter essa permissão, é obrigatório ser habilitado nas categorias da CNH A, B, C, D ou E, e o documento precisa estar em situação regular, ou seja, sem estar suspenso ou cassado.


Esta categoria é destinada a veículos de duas ou três rodas, equipados com motores de combustão interna com cilindrada não superior a 50 centímetros cúbicos e velocidade máxima de fabricação não excedendo 50 km/h.

Como conseguir ACC para a CNH?

Para adquirir a ACC, o interessado deve passar por um processo que envolve a participação em pelo menos 5 horas de aula teórica, além de realizar aulas práticas. Ele pode ser realizado on-line ou no DETRAN, lembrando que o órgão de cada estado pode trazer especificações diferentes.

Categoria A da CNH

A Categoria A da CNH é destinada aos condutores de veículos motorizados de duas ou três rodas, incluindo motos, motonetas e triciclos, desde que possuam mais de 50 cilindradas. 

Como tirar a CNH categoria A?

Para obter essa habilitação, é necessário passar por um processo que inclui 20 horas de aulas teóricas abordando diversos temas, como meio ambiente, noções de mecânica e primeiros socorros, além de legislação de trânsito e dicas de segurança.


Além das aulas teóricas, são necessárias 5 horas de aulas práticas, sendo que uma delas deve ser realizada no período noturno. 

Categoria B da CNH

Podemos ver, na imagem, uma mulher feliz sentada no banco do motorista, comemorando.

A categoria B é uma das categorias da CNH mais populares. Veja mais!

Essa é a categoria mais popular entre os motoristas, pois abrange uma variedade de veículos, como automóveis, picapes, utilitários e vans. Ela permite a condução de veículos motorizados com peso bruto total menor de 3.500 kg e a lotação máxima de até 8 lugares, excluindo o motorista. 


Além disso, os condutores habilitados na Categoria B têm permissão para acoplar reboques e semirreboques, desde que dentro dos limites de peso e lotação estabelecidos, mas o acoplamento de trailers não é permitido.


Também é importante ressaltar que os motorhomes, ou motocasas, podem ser conduzidos por quem possui essa categoria na CNH, desde que não excedam 6 toneladas e mantenham o limite de 8 passageiros. 

Como tirar a CNH categoria B?

Para obtenção da CNH na categoria B, a exigência de aulas práticas aumenta um pouco, sendo solicitado pelo DETRAN que o condutor realize pelo menos 20 horas/aula de prática.


É muito comum as pessoas tirarem as categorias da CNH A e B simultaneamente, mas para saber mais sobre taxas e funcionalidade, recomendamos acessar o DETRAN do seu estado e verificar as regras específicas.

Categoria C da CNH

A categoria C da CNH destina-se a condutores de veículos abrangidos pela categoria B e de veículos motorizados utilizados no transporte de carga, cujo peso bruto total exceda 3.500 kg. Isso inclui caminhões, caminhonetes e vans de carga. 


Para conduzir esses veículos, é necessário que o condutor tenha experiência prévia e não tenha cometido infrações graves ou gravíssimas nos 12 meses anteriores ao pedido da nova CNH.

Como tirar a CNH categoria C?

Com algumas exigências extras, para obter a habilitação na categoria C, o condutor deve possuir a CNH na categoria B por pelo menos 1 ano e não ter cometido infrações médias de forma reincidente. 


Também é importante destacar que o exame toxicológico é obrigatório para todos os motoristas das categorias C, D e E que precisam renovar ou obter a licença. 

Categoria D da CNH

Podemos ver, na imagem, uma motorista dirigindo um ônibus, uniformizada e refletida pelo vidro dianteiro do veículo.

A categoria D da CNH engloba a direção de veículos para transporte de passageiros.

A categoria D da CNH é destinada a veículos motorizados utilizados no transporte de passageiros, com capacidade para mais de 8 lugares, excluindo o do motorista, como ônibus, micro-ônibus e vans de passageiros. Essa categoria permite que o condutor dirija os veículos das categorias B e C.

Como tirar a CNH categoria D?

Para obter a habilitação na categoria D, algumas regras são alteradas em relação às anteriores. A idade mínima para obtê-la é de 21 anos, e o condutor não pode ter cometido infrações médias reincidentes, infrações graves ou gravíssimas nos 12 meses anteriores ao pedido da nova CNH. 


É necessário que o motorista já possua carteira de habilitação do tipo B há 2 anos ou do tipo C há 1 ano. Essas medidas visam assegurar que os condutores estejam devidamente preparados para operar veículos de maior porte e que transportam vários passageiros.

Categoria E da CNH

A categoria E da CNH é destinada a condutores de combinações de veículos, onde a unidade tratora pertence às categorias B, C ou D, e a unidade acoplada, como reboque, semirreboque, trailer ou articulada, tem um peso bruto total de 6.000 kg ou mais, ou uma lotação excedendo a 8 lugares. 


Quem possui a categoria E na CNH pode dirigir automóveis tracionando trailers, caminhões com duas carretas e ônibus articulados.

Como tirar a CNH categoria E?

Similar à carteira D, para obter a CNH na categoria E, o candidato precisa ter no mínimo 21 anos e pelo menos 1 ano de habilitação nas categorias C ou D.

Como alterar a categoria da CNH?

Na imagem, vemos um homem feliz segurando a chave de um carro e comemorando em um fundo amarelo.

Você sabia que é possível alterar a categoria da sua CNH? Descubra mais!

Para alterar uma das categorias da CNH, além de cumprir os pré-requisitos mencionados, o condutor deve garantir que seu documento atual esteja dentro do prazo de validade e regularizado. É essencial que não haja infrações graves ou gravíssimas nos 12 meses antes da mudança.


O condutor precisará passar novamente por exames médicos e pelo exame psicotécnico que fez para tirar as outras categorias da CNH. Também são necessárias aulas práticas e teóricas específicas para a nova categoria, juntamente com exames. 


É importante ressaltar que taxas serão cobradas, cujos valores podem variar conforme o estado.


A solicitação para a mudança de uma das categorias da CNH pode ser realizada pelo próprio motorista, seja pela internet, no site do DETRAN do seu estado, ou pessoalmente em uma unidade física do departamento de trânsito.


Compreender as diferenças entre as categorias da CNH é fundamental não apenas para garantir a segurança no trânsito, mas também para planejar futuras mudanças.


Continue acompanhando o blog Heliar para mais informações relevantes sobre o mundo automobilístico, como as diferentes categorias da CNH, e se precisar de produtos de qualidade e serviços especializados em baterias, lembre-se de que pode contar com a Heliar!