Heliar Blog

Close-up de mecânico com as mãos nos freios do carro.

Freios do carro: tudo que você precisa saber!

Os freios do carro e todo seu sistema de frenagem são um dos mecanismos mais importantes, pois afetam diretamente a segurança do motorista e passageiros. Compreender como eles funcionam e acompanhar suas atualizações constantes é fundamental para manter o veículo sempre em ordem e seguro.


O automóvel é composto por dezenas de sistemas indispensáveis para o seu bom funcionamento, porém o de frenagem, necessita de uma atenção reforçada. Isso porque além de evitar quaisquer problemas maiores para o veículo em si, se os freios do carro não estiverem exercendo bem suas funções, acidentes muito graves podem ocorrer.


Proprietário ou não, a grande maioria das pessoas sabem o que é um freio, mas poucos conhecem os componentes de seu sistema, quais são os tipos que existem e as recomendações necessárias para garantir segurança para todos os envolvidos. 


Pensando nisso, a Heliar trouxe informações sobre tudo o que você precisa saber sobre os freios do carro. Vamos lá? 

O que são os freios do carro e como funcionam?

Mecânico com ferramenta ajustando os freios do carro em uma oficina.


O perfeito funcionamento dos freios do carro são essenciais para a segurança de motoristas, passageiros e pedestres.


O sistema de freios de um carro, na verdade, é composto por alguns componentes essenciais. O seu objetivo é garantir uma condução segura para o motorista, pois são eles que permitem desacelerar a velocidade até a parada do veículo. 


De modo resumido, para que ele funcione, o motorista pisa no pedal, ativando todo o sistema que fará a conversão da pressão mecânica em hidráulica. Entretanto, para que isso ocorra, todos os componentes trabalham em conjunto, mas cada um possui funções distintas e essenciais.


Vejamos quais são os principais componentes de um sistema de freios:

Pedal de freio e alavanca do freio de mão

A única peça do sistema, além da alavanca do freio de mão, que o motorista faz contato durante o acionamento. Ao pressionar o pedal, a velocidade do veículo diminui até a parada total.


A alavanca do freio de mão, diferente do pedal, assim que acionada, bloqueia somente as rodas traseiras do carro e, por isso, é utilizada somente para manter um automóvel parado e não para reduzir a velocidade durante a locomoção. Além disso, ela não transforma a energia mecânica em hidráulica, ela aciona o sistema de freio através de um cabo de aço direto. 

Pastilhas

Elas são uma das principais responsáveis por criar atrito com o objetivo de desacelerar um automóvel. Elas, geralmente, ficam nas rodas da frente e entram em contato com o disco de freio para parar o carro. 


Devem ser trocadas periodicamente conforme o manual do proprietário para não perderem o poder de frenagem.

Disco de freio

O disco de freio recebe esse nome porque parece um disco de CD. Ele se mantém conectado às rodas e, junto com as pastilhas, gera atrito para desacelerar o veículo. 

Pinça de freio

A pinça de freio é presente nos sistema de freio a disco e é responsável pela proteção e suporte das pastilhas. Ela nada mais é do que um cilindro atuador, em que recebe a pressão do fluido, atuando sobre um pistão e pressionando-se contra o disco de freio.

Pistão

O pistão é o principal responsável por empurrar as pastilhas contra o disco de freio. 

Servo freio

Também conhecido como multiplicador de forças, a função do servo freio é distribuir a força exercida pelo pedal em todo o sistema de freios. Ele faz proveito do vácuo gerado pelo motor para trabalhar.

Cilindro mestre

O cilindro mestre é o que transforma a pressão mecânica gerada pelo pedal em pressão hidráulica, assim o sistema de frenagem é abastecido com o fluido do reservatório.

Fluido ou óleo de freio

Close-up do tanque de óleo para freios do carro.


É importante ficar atento aos cuidados dos freios do carro e realizar a manutenção preventiva frequentemente.


É o líquido principal do sistema de freio, responsável pela transmissão da pressão através da tubulação, acionando todo o processo.

Tipos de freios de carro

Existem dois tipos principais de freio: o freio a disco e o freio a tambor. Conheça um pouco mais sobre cada um deles para decidir qual é a melhor opção para você. 

Freio a disco 

O sistema mais comum entre os carros atuais, o freio a disco é composto pelos itens citados anteriormente. 


Assim que o motorista pisar no pedal, o fluido de freio do cilindro é bombeado para as outras partes do sistema, fazendo com que as pastilhas entrem em atrito com o disco, reduzindo o giro das rodas e, consequentemente, a velocidade do carro. 


O freio a disco é o mais popular dentre os sistemas, equipando desde automóveis mais populares, até carros de luxo e superesportivos. É considerado muito eficiente e seguro. 

Freio a tambor

Neste tipo, o sistema de freios fica no eixo traseiro dos veículos. Diferente dos freios a disco, ele é composto por elementos como o tambor, sapatas, pistões e molas de retorno. Para o seu funcionamento, são utilizados tambores acoplados às rodas ao invés dos discos de freio


O freio a tambor ainda é muito utilizado em carros, mas possui um sistema mais simples, estando presente em carros de passeio e em veículos de carga, como caminhões e carretas.

Freios de carro e a tecnologia

Além dos dois sistemas mais utilizados pelos motoristas, existem outras tecnologias que estão crescendo cada vez mais no conceito dos proprietários. As inovações tecnológicas estão fazendo com que os veículos se tornem cada vez mais desenvolvidos e seguros para todos. Vejamos algumas delas:


  • ABS: Anti-lock Braking System, chamada de sistema de freio antitravamento e tem como objetivo evitar possíveis derrapagens. Uma ótima solução para prevenção de acidentes causados por aquaplanagem, pois possibilita manobras mais rápidas e certeiras quando necessário. Desde 2014, o sistema ABS é obrigatório em todos os carros produzidos e vendidos no Brasil.


  • EBD: Electronic Brake Distribution, em português, Distribuição Eletrônica da Força de Frenagem. Ele trabalha junto com o ABS e sua função é equilibrar e dosar a potência de frenagem entre os eixos. Ou seja, ele utiliza a análise de dados, como a rotação das rodas, os ângulos e a tração para frear da forma mais eficiente possível. 


  • ESC: Electronic Stability Control, em português, Controle de Estabilidade Eletrônica. Ele auxilia na estabilidade do veículo em situações emergenciais, como frenagens repentinas, desvios ou curvas. Seu funcionamento se dá a partir de alguns sensores, evitando acidentes.

Recomendações e dicas quanto aos freios do carro

Close-up dos pés de um homem pisando nos freios do carro.


Existem algumas maneiras de saber que os freios do carro não estão funcionando perfeitamente, por isso, fique atento aos sinais.


Seja qual for o tipo de freio do seu carro ou quais sistemas ele possui, existem alguns cuidados fundamentais para garantir sua segurança e a dos passageiros. Assim como também é importante ficar de olho nos principais sinais de que o freio do carro precisa de atenção. 

Sinais de que pode haver algo errado com sistema de frenagem:

  • Pedal duro demais ou suave demais;

  • Barulhos e sons estranhos quando apertar o pedal;

  • Pedal trepidando;

  • Alerta no painel de luzes do carro.

Cuidados e recomendações:

  • Mantenha a manutenção preventiva em dia;

  • Caso sinta algum dos sinais citados acima, procure ajuda de um mecânico e faça revisão do seu veículo;

  • Realize manutenção dos discos ou tambores, e pastilhas a cada 10 mil quilômetros rodados;

  • O fluido de freio deve ser trocado, pelo menos, uma vez por ano. 


Se você tiver dúvidas sobre a frequência de trocas ou como o sistema do seu veículo funciona, no manual do proprietário eles descrevem com detalhes sobre o sistema de frenagem.  


Agora que você conhece mais sobre os freios do carro e como eles funcionam, ficou ainda mais claro que é um sistema que precisa de atenção, principalmente, para garantir segurança para você, para os passageiros e pedestres. 


Gostou do conteúdo do artigo? Se quiser conhecer mais sobre o seu veículo e descobrir como cuidar de maneira efetiva, não deixe de nos acompanhar no blog Heliar! Assim você fica por dentro de todas as inovações e informações sobre o universo automotivo.