Heliar Blog

Imagem vista de trás de um motorista dentro de carro apoiando as mãos no volante e satisfeito com a direção assistida.

O que é direção assistida e como ela funciona?

A direção assistida é um mecanismo desenvolvido para facilitar o esterçamento do automóvel, tornando-o mais leve e fácil de conduzir. Ela é considerada um sistema simplificado, que possui baixo custo considerando as vantagens que oferece e não afeta de forma expressiva o valor final dos veículos.


Esse recurso possibilita uma condução mais confortável e fácil para qualquer motorista. Há uma comunicação muito mais assertiva entre os sistemas e a própria direção, proporcionando um retorno maior quanto ao peso do carro e à tração das rodas.


Para entender melhor sobre sua importância, a Heliar separou as principais informações sobre o que é direção assistida, como ela funciona e quais são suas vantagens. Vamos lá!


O que é direção assistida?

Imagem em detalhes do sistema de direção assistida.


O sistema de direção assistida, apesar de muito similar, não é a mesma coisa de direção hidráulica.


A direção assistida, recurso criado para ajudar na redução de esforços do condutor, está presente em grande parte dos automóveis produzidos atualmente. No entanto, esse mecanismo existe desde a década de 1920, quando foi desenvolvido por dois americanos, Francis W. Davis e George Jessup.


O objetivo era criar algo para dar assistência aos condutores, facilitando manobras e diminuindo os desgastes físicos, principalmente durante a condução em baixas velocidades e ao estacionar. E, apesar de existir desde o começo do século XX, a direção assistida foi introduzida ao público somente em 1951.


Felizmente, essa tecnologia se expandiu e se popularizou, estando presente na maioria dos carros dos dias de hoje. Muitos motoristas não conseguem mais voltar atrás e dirigir sem o recurso, da mesma forma que existem condutores mais novos que nunca nem devem ter dirigido um automóvel sem o mecanismo. 

A direção assistida e a direção hidráulica são diferentes?

Sim. Diferente do que muitos pensam, a direção assistida não é exatamente a mesma coisa da direção hidráulica. Ela é somente um dos tipos de direção assistida. Especificaremos cada um deles mais para frente. 


Tipos de direção assistida e como cada um funciona

Existem três principais mecanismos de direção assistida: hidráulica, eletro-hidráulica e elétrica. Cada um deles funciona de uma maneira diferente, porém dentre todas as outras opções, são os que conseguem reduzir o esforço dos motoristas durante as manobras de direção da forma mais efetiva.


Os três possuem processos com o mesmo objetivo, que é fazer com que um mecanismo externo ao sistema de direção auxilie no trabalho de desempenho do volante, facilitando o esterçamento. Vejamos como cada uma das direções assistidas funcionam na prática.

Direção hidráulica

O mecanismo da direção hidráulica funciona através de uma bomba de água que é ativada pelo motor do automóvel e tem como função fazer com que o óleo circule na caixa de direção. Esta, por sua vez, é dividida em duas câmaras por um pistão que é movimentado pelo fluido hidráulico.


Assim que o condutor move o volante, uma válvula libera o óleo na caixa de direção, deixando o esterçamento mais leve e, consequentemente, diminuindo o esforço do motorista. Esse sistema pode deixar a direção até 80% mais leve do que uma direção sem essa tecnologia.

Direção eletro-hidráulica

O sistema de direção eletro-hidráulica funciona através de um motor elétrico ao invés do motor do próprio automóvel. Ela funciona de forma muito similar à hidráulica, mas não consome e nem compromete o motor do carro.


Diferente da direção hidráulica, como a eletro-hidráulica possui um motor próprio, o sistema funciona somente nos momentos em que estão sendo realizadas manobras. Ou seja, ele não fica o tempo todo ativo, o que reduz desgastes desnecessários do mecanismo. 


Afinal, esse sistema tem como desvantagem o seu preço, que pode chegar a custar até três vezes mais que o hidráulico. Então, quanto menos desgaste, melhor para o mecanismo e para o seu bolso. 

Direção elétrica

A direção elétrica é uma das mais implementadas nos automóveis modernos. Ela possui um sistema mais simplificado em comparação a direção eletro-hidráulica, pois ela utiliza de um sistema elétrico independente do motor. 


Da mesma forma que o anterior, o mecanismo elétrico não consome a potência do motor do veículo e só é ativado conforme necessidade. O motor elétrico é composto por sensores que identificam o movimento do volante. Assim que o motorista começa uma manobra, o alerta ativa o módulo eletrônico, auxiliando o condutor a manejar o carro.

Vantagens e desvantagens da direção assistida

Mulher jovem vista da janela do seu carro enquanto dirige feliz e está satisfeita com o sistema de direção assistida.


A direção assistida diminui os esforços do motorista ao conduzir o veículo.


A direção assistida, sem dúvidas, oferece vantagens quando comparada com a direção manual. Além disso, o motorista pode escolher entre os três principais tipos para selecionar a melhor direção e características de acordo com a sua realidade. 


No fim, o resultado será o mesmo: um esforço físico muito menor, um conforto maior e mais segurança devido a sensação de controle do volante, que é maior tanto em velocidades altas ou baixas.


As desvantagens são mais pontuais, como a direção hidráulica que exige do motor do próprio veículo, fazendo com que ele perca um pouco de sua potência. E, nos casos dos outros dois tipos que possuem motor elétrico próprio, mas seus custos acabam sendo maiores. 


E em todos os casos, os sistemas não podem ser instalados, pois são de fábrica. Ou seja, é necessário adquirir um novo veículo caso o condutor queira um dos mecanismos. Junto a isso, pelo fluido hidráulico, os sistemas que o utilizam precisam de manutenções mais frequentes. 


De modo geral, os veículos com direção assistida são preferência de qualquer motorista, por permitirem manobras com mais leveza e facilidade. Tanto que são poucos os carros produzidos hoje em dia que não possuem qualquer assistência à direção.


Se conforto e facilidade no volante forem prioridades, busque por opções de carro que ofereçam um desses mecanismos de direção assistida. Apesar de terem custo um pouco maior, os benefícios são valiosos, principalmente a longo prazo. 


Curtiu essas informações e novos conhecimentos sobre direção assistida? Se quiser ficar por dentro do mundo automotivo e saber todas as atualizações em primeira mão, acesse o blog Heliar


E se precisar de qualquer serviço de baterias e manutenção, confira nossas soluções no site Heliar!