Heliar Blog

Imagem vista de cima de um mecânico usando luvas segurando e mostrando o que é embreagem sobre uma mesa de madeira. Em cima da mesa também há algumas ferramentas automotivas.

O que é embreagem? Entenda para que serve e como funciona!

Todo mundo que dirige conhece a embreagem, mas você realmente sabe para que ela serve e como funciona? Vamos agora conhecer um pouco mais sobre esse importante componente que é essencial para o funcionamento dos veículos.


O que é a embreagem?

A embreagem do carro é um componente importante do sistema de transmissão que permite que o motor seja conectado ou desconectado das rodas. Basicamente, a embreagem é um dispositivo mecânico que permite que o motor seja desacoplado da caixa de câmbio, o que permite que o motor funcione sem enviar energia para as rodas do veículo.


Quando você pressiona o pedal da embreagem, um disco de fricção é pressionado contra um disco de pressão no volante do motor. Isso faz com que a conexão entre o motor e a caixa de câmbio seja temporariamente desfeita, permitindo que o motor gire sem afetar a velocidade das rodas. 


Quando você solta o pedal da embreagem, os discos se unem novamente, permitindo que a energia do motor seja transferida para as rodas. A embreagem é essencial para trocar de marcha em um carro com transmissão manual, sem ela seria difícil ou impossível mudar de marcha sem danificar a transmissão ou o motor.

Componentes da embreagem

Mecânico em uma oficina em frente a uma mesa verificando peças do que é a embreagem.

Para formar o sistema de embreagem é necessário o conjunto de algumas peças.


A embreagem é um sistema mecânico complexo, composto por vários itens, os quais trabalham juntos para transferir a potência do motor para as rodas. Confira a lista dos principais componentes da embreagem:

Disco de embreagem

É um disco em forma de placa, geralmente feito de material cerâmico ou metálico, que fica entre o volante do motor e o platô da embreagem. 


Quando a embreagem está engatada, o disco de embreagem é pressionado contra o volante do motor, transmitindo a potência do motor para a transmissão. Ele é repleto de rupturas, para melhorar o atrito entre os componentes. 


Platô  

É um componente em forma de disco que fica entre o disco de embreagem e o volante do motor. 


O platô da embreagem é composto de uma mola ou diafragma que aplica pressão no disco de embreagem para que ele possa transferir a potência do motor para a transmissão. Fazendo com que a saída da inércia seja realizada de maneira suave. 


Rolamento 

É um rolamento que fica localizado entre o platô da embreagem e o eixo de entrada da transmissão. Ele ajuda a suportar a carga do disco de embreagem fazendo com que haja o afastamento das placas de pressão do disco de embreagem, reduzindo o atrito. 


Luva guia

É uma bucha que fica no eixo piloto da embreagem, e é responsável por manter o disco de embreagem alinhado com o volante do motor.


Garfo da embreagem

É uma peça que se move quando o pedal da embreagem é pressionado, e empurra o rolamento da embreagem para soltar o platô do disco de embreagem – são os principais componentes da embreagem de um veículo. 


Cada parte desempenha um papel importante no funcionamento dela e na condução de potência do motor para a transmissão do veículo.


A embreagem sempre existiu? 

Close-up de uma motorista trocando marcha manualmente enquanto dirige seu carro.

Saber o que é embreagem ajuda a entender como o movimento do veículo se mantém controlado.


Não, os carros antes da invenção da embreagem eram bem diferentes dos carros modernos. Na verdade, o primeiro automóvel foi inventado em 1885 por Karl Benz, mas ele não tinha uma embreagem como a conhecemos hoje.


Os primeiros carros eram movidos por um motor a combustão interna, que girava uma polia na extremidade do eixo do motor. A polia era, então, conectada a uma corrente ou cabo que acionava as rodas traseiras diretamente, sem passar por qualquer tipo de sistema de transmissão. 


Isso significava que, para iniciar o carro, o motorista precisava empurrá-lo para frente ou para trás, enquanto o motor era ligado. Uma vez que o motor estivesse funcionando, o carro começaria a se mover e o motorista teria que controlar a velocidade usando o acelerador e o freio.


Foi somente na década de 1920 que a embreagem começou a ser usada em carros. Ela permitiu que o motorista desconectasse o motor da transmissão e controlasse a velocidade do carro usando uma alavanca de marchas. Isso tornou a condução de carros muito mais fácil e eficiente.

Cuidados com a sua embreagem

Usar a embreagem corretamente é fundamental para garantir a durabilidade e o bom funcionamento do sistema de transmissão do veículo. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a usar a embreagem corretamente e evitar danos:


Não segure o pedal da embreagem pressionado por muito tempo

Segurar o pedal da embreagem pressionado enquanto o carro está parado ou engatado em uma marcha pode causar desgaste prematuro na embreagem. Sempre que possível, libere o pedal da embreagem completamente quando não precisar mais usá-lo.


Evite arrancar bruscamente

Ao arrancar o carro, solte o pedal da embreagem gradualmente enquanto acelera o veículo. Arrancar bruscamente pode causar deslizamento da embreagem, o que pode levar a desgaste prematuro.


Não descanse o pé no pedal da embreagem

Descansar o pé no pedal da embreagem enquanto dirige pode causar desgaste prematuro na embreagem e prejudicar o desempenho do carro. Mantenha o pé fora do pedal da embreagem sempre que possível.


Evite reduzir as marchas em alta velocidade

Reduzir as marchas em alta velocidade sem usar a embreagem pode causar desgaste excessivo na transmissão do carro. Sempre que possível, reduza as marchas gradualmente e use a embreagem corretamente.


Não use a embreagem para segurar o carro em uma subida

Segurar o carro em uma subida usando apenas a embreagem pode causar desgaste desnecessário. Use o freio de mão e solte-o gradualmente enquanto solta o pedal da embreagem para sair.

Quando trocar a embreagem? 

Close-up de uma motorista trocando marcha manualmente enquanto dirige seu carro.

O uso incorreto da embreagem pode resultar em seu desgaste excessivo. 


A embreagem é uma peça que sofre desgaste natural ao longo do tempo de uso e, eventualmente, precisará ser substituída. Aqui estão alguns sinais de que sua troca pode ser necessária:


Dificuldade em engatar as marchas

Caso você perceba que está tendo dificuldade em engatar as marchas, mesmo após ajustar a embreagem, pode ser um sinal de que ela está desgastada e precisa ser trocada. 


Patinação da embreagem

Se você notar que o motor está acelerando, mas o carro não está ganhando velocidade, isso pode indicar que a embreagem está patinando, o que significa que ela não está engatando completamente e precisa ser substituída.


Pedal da embreagem mole ou duro

Se o pedal da embreagem estiver muito macio ou duro, isso também pode indicar que ela está desgastada ou precisa de ajuste. Se a manutenção não resolver o problema, pode ser necessário substituir a embreagem.


Cheiro de queimado

Se um cheiro forte de queimado aparece enquanto dirige, isso pode indicar que a embreagem está patinando ou superaquecendo. Se isso acontecer com você, leve a um profissional para que ele analise e verifique a necessidade de troca.


Vibrações e ruídos

Vibrações no pedal e ruídos estranhos não são normais e isso pode indicar que a embreagem está desgastada e precisa ser trocada.


Em geral, é importante prestar atenção aos sinais de desgaste da embreagem e agir rapidamente para evitar problemas maiores. Uma manutenção preventiva é a melhor maneira de manter seu veículo sempre seguro. 


Gostou das dicas e quer ficar por dentro do mundo automobilístico? Continue acompanhando o blog Heliar!