Heliar Blog

Mecânico em uma oficina realizando a manutenção preventiva veicular.

Como realizar a manutenção preventiva veicular

Se você possui um automóvel, deve saber que ele precisa estar sempre em boas condições para garantir segurança e conforto. Analisar peças e sistemas antes que elas deem problema é essencial para assegurar a longevidade de um veículo e uma das melhores formas de fazer isso é com a manutenção preventiva veicular.


O funcionamento ideal de todas as partes de um carro não depende somente de trocas ou substituições quando algo aparenta estar irregular. Para economizar e evitar futuros problemas, é importante saber quais são os aspectos que devem ser revisados regularmente.


Neste texto, vamos explicar o que é a manutenção preventiva veicular, como ela acontece, suas vantagens e quais são os pontos principais que devem ser observados. Acompanhe a seguir.


O que é a manutenção preventiva veicular?

A manutenção preventiva veicular é o processo em que um carro passa por uma espécie de inspeção para que o motorista certifique-se de qualquer baixo desempenho de peças e equipamentos automotivos. Ela serve para manter o bom funcionamento do veículo, com sistemas conservados e mais seguros. 


O intuito é preservar partes mecânicas, mas também verificações mais simples e obrigatórias, como qualidade e vencimento de extintores, estepe, óleo, lanternas e outros itens fundamentais para uma direção protegida. Além do mais, proporciona descobrir possíveis falhas e evitar multas.


E, veja bem, é importante saber a diferença entre a manutenção preventiva e a corretiva. Esta segunda acontece quando algum problema já foi detectado e necessita de conserto. Ou seja, é um procedimento que não é focado na redução de possíveis danos, mas sim, na substituição ou restauração de algo.


Enquanto a preventiva auxilia na antecipação e a evitar problemas, a corretiva é considerada mais emergencial. Em outras palavras, a primeira ajuda o motorista a não precisar da segunda.


Quando fazer a manutenção preventiva? 

Mecânico olhando para um carro com o capô aberto e fazendo anotações, realizando a manutenção preventiva veicular.


A manutenção preventiva veicular é importante para a conferência da precisão de funcionamento das peças do veículo.


O recomendado pelas montadoras e especialistas é que a manutenção preventiva veicular seja realizada a cada seis meses ou por volta dos dez mil quilômetros rodados. Apesar da indicação, não existe um tempo exato, pois depende do ano do carro, das formas de uso e do modelo de cada um. 


O ideal é sempre ler o manual do veículo, onde vem descrito em quanto tempo você deverá fazer a manutenção. Caso seja um carro usado, converse sobre estes detalhes com o proprietário anterior, pergunte quais revisões foram realizadas e quando.


Vantagens de realizar uma manutenção preventiva veicular

Atentar-se à frequência da revisão e seus principais pontos garante maior segurança e menor dor de cabeça para qualquer pessoa. Vejamos quais são os benefícios em realizar uma manutenção preventiva para que você não ignore esse processo tão importante. 


Redução de gastos desnecessários

Uma manutenção preventiva, como o próprio nome diz, irá prevenir problemas que podem aparecer por desgastes ou falhas no sistema automotivo. De maneira geral, consertos de peças saem mais caro do que a análise e reforço dos itens.


Além disso, a revisão ajuda a alertar sobre faróis queimados ou extintores vencidos, evitando possíveis multas que podem sair bem caras.


Melhor funcionamento do veículo

Homem feliz dirigindo seu carro após realizar a manutenção preventiva veicular.


Não existe data correta, é recomenda-se que a manutenção preventiva veicular seja feita a cada seis meses.


Manter as peças e todos os sistemas, como o elétrico e mecânico, regulados, garante uma eficiência maior do veículo. Ele trabalhará em sua potência máxima e o desgaste será menor. Um bom funcionamento também pode auxiliar na economia de combustível a longo prazo. 


Melhor confiabilidade e maior segurança

Seguir um calendário de revisão aumenta a segurança de todos os passageiros, principalmente para quem utiliza o carro constantemente. Certificar-se que não há desgastes excessivos é fundamental para evitar possíveis falhas ou acidentes no trânsito


Saber que o seu automóvel está com a manutenção preventiva em dia, ajuda o motorista a ficar mais tranquilo quanto a imprevistos. Ele poderá confiar mais em seu carro e garantir que oferecerá uma viagem mais segura para família e amigos. 


Valorização do carro 

A manutenção preventiva traz um melhor funcionamento do carro de maneira eficiente, como falamos anteriormente. E isso, consequentemente, aumenta o valor do carro no mercado, beneficiando o seu dono em momentos de trocas ou vendas.


Aumento da vida útil do veículo

Quando mantemos todos os recursos funcionando da melhor maneira, ele passa por desgastes menores, fazendo com que o carro tenha uma durabilidade maior em um ótimo estado. Preservar motores, baterias e itens essenciais de um automóvel gera economia a longo prazo também. 


Como fazer uma manutenção preventiva do carro?

Agora, confira quais são os pontos a serem analisados durante a manutenção preventiva do carro. 


Inspeção veicular quinzenal

Junto com a manutenção preventiva em si, é fundamental prestar atenção nos itens externos e obrigatórios também. A inspeção veicular é aquela que confirma o bom funcionamento de lanternas, filtros, freios, embreagem, pneus, ar-condicionado, para-brisa, extintor e entre outros itens básicos. 


Diferente da manutenção mesmo, a inspeção é mais uma “observação”, para ter certeza que tudo está devidamente regulado. 


Checklist da revisão: principais pontos de atenção

Motorista e mecânico fazendo um aperto de mãos após a realização da manutenção preventiva veicular.


Existem pontos específicos que devem ser examinados com uma atenção maior na manutenção preventiva veicular.


O que os profissionais precisam examinar durante uma manutenção preventiva veicular?


Suspensão dianteira

Frequentemente note se a direção está alinhada. Esse tópico é muito importante, mas também complicado, pois o seu desgaste é mais lento e o profissional precisa prestar bastante atenção para sentir a diferença e arrumar, caso necessário.


Pneus

Observe se eles não estão desgastados (“carecas”) ou se precisa ser realizado o rodízio entre eles. Também peça para analisar detalhadamente se não existem pregos, parafusos ou qualquer outro objeto preso no pneu. E, claro, mantê-los sempre calibrados


Óleo do motor 

Atente-se ao nível do óleo do motor, pois é essencial para evitar problemas mais graves futuramente. A falta desse processo pode levar a um motor fundido e gastos muito altos para o motorista. Além disso, também observe outros líquidos como do radiador e o nível da água.


Sistema de arrefecimento

Responsável por manter uma temperatura ideal para o bom funcionamento do carro, o sistema de arrefecimento precisa estar sempre limpo.


Filtros

Tanto o filtro de ar, como o de combustível, precisam ser trocados a fim de garantir a conservação do motor, afinal, são eles os responsáveis por manter a sujeira longe dos sistemas.


Fluido de freios

O fluido de freio seca ao longo tempo, e isso é muito perigoso, pois faz com que eles tornem-se ineficientes. Por isso, adicione este item para o checklist da manutenção preventiva e garanta que o sistema hidráulico de frenagem funcione corretamente.


Bateria

O primeiro passo para o bom funcionamento deste item, é que a bateria seja de ótima qualidade. Verifique suas condições e se há alguma corrosão, por exemplo. 


Na Heliar, você encontra baterias de alta qualidade e com a tecnologia de grades PowerFrame, tornando-as mais fortes e duráveis, por conta da maior resistência à corrosão, evitando a falha precoce.


Sempre que for realizar uma revisão de carro, faça uma lista para ter certeza de que tudo foi verificado. Para donos de veículos e motoristas, é extremamente importante conhecer esses processos e como eles funcionam, para ter mais conforto, segurança e economias! 


Procure no manual ou analise o tempo de carro e/ou quilometragem para saber se já está na hora de fazer sua manutenção preventiva veicular! Se gostou dessas dicas, acesse o blog Heliar para ficar por dentro das atualizações do mundo automotivo e muito mais!